Banco de Portugal procura pessoal em várias áreas para o seu setor bancário - Última Hora

Várias ofertas agora em aberto no Banco de Portugal para fazer parte do seu setor bancário.


Entre as oportunidades disponíveis, destacam-se várias vagas para técnicos juristas em diferentes departamentos, incluindo o Departamento de Supervisão Comportamental e a Área de Regulação e Assuntos Europeus. Estas funções requerem conhecimentos especializados em direito e regulação financeira, bem como capacidade analítica e habilidades de comunicação eficazes para lidar com questões jurídicas complexas.

Além disso, o Banco de Portugal está a recrutar técnicos superiores de Engenharia do Ambiente para integrarem o Departamento de Sistemas Ambientais. Esta posição envolve a participação na elaboração e implementação de políticas ambientais, bem como o desenvolvimento de estratégias para promover a sustentabilidade e a proteção do ambiente no setor financeiro.



Responsabilidades em algumas das vagas (Apanhado Geral Sumário de algumas oportunidades encontradas):
  • Acompanhar o mercado de TI no que respeita a princípios e políticas de contratação e utilização de serviços requeridos pelo Banco de Portugal, incluindo de software, hardware ou cloud, nomeadamente de fornecedores como a Microsoft e a SAP;
  • Colaborar com as equipas de desenvolvimento e engenharia na conceção e implementação de novas soluções, promovendo uma adoção mais eficaz e económica das tecnologias;
  • Identificar oportunidades de otimização de custos, propondo ações de consolidação/alternativas às tecnologias e serviços adotados;
  • Negociar com os fornecedores de TI, garantindo uma visão centralizada, e monitorizar o cumprimento dos níveis de serviço e das obrigações contratualizadas;
  • Dinamizar a preparação das especificações técnicas para cadernos encargos nas várias áreas de TI;
  • Gerir o consumo de serviços e bens de TI, principalmente para a área da cloud, maximizando o seu valor comercial, e produzindo informação que permita a tomada de decisões financeiras em colaboração com as equipas de TI;
  • Estruturar, implementar e gerir os processos e instrumentos que suportem a análise de tendências de custos e a identificação de situações anómalas no universo das TI;
  • Contribuir para a instrução dos procedimentos de aquisição, em articulação com a Área de Compras, com vista à celebração dos contratos.


Perfil para algumas das vagas (Apanhado Geral Sumário de algumas oportunidades encontradas):
  • Licenciatura pré-Bolonha ou licenciatura pós-Bolonha, preferencialmente com parte escolar de mestrado concluída, em informática de gestão (preferencial) ou outras áreas;
  • Experiência profissional mínima de dois anos na área de TI no âmbito de gestão financeira, planeamento e controlo, aquisições de serviços e de bens (incluindo cloud) e negociação com fornecedores;
  • Forte conhecimento das principais soluções de hospedagem em cloud e outras tecnologias dos principais fornecedores de TI (Microsoft; SAP; Google Cloud Platform, Amazon Web Services);
  • Capacidade de análise, sistematização e pró-atividade na resolução de problemas;
  • Excelente capacidade de comunicação e de negociação, bem como elevado grau de autonomia;
  • Facilidade de relacionamento interpessoal e de integração em equipas de trabalho;
  • Capacidade de adaptação à mudança;
  • Domínio da língua inglesa (oral e escrito).


Outra oportunidade em aberto é para a função de Business Relationship Manager, que requer habilidades de gestão de relacionamento e capacidade para estabelecer e manter parcerias estratégicas com diversas entidades do setor financeiro.

Além disso, estão disponíveis vagas para IT Procurement & Controller, onde os profissionais serão responsáveis pela gestão eficiente dos recursos de tecnologia da informação e pelo controlo dos processos de aquisição de equipamentos e serviços de TI.




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