Novos concursos na Função Pública abertos já em Março (Com ou sem experiência na área até 1432e/mês ou mais).

Dezenas de concursos agora abertos na Função Pública na BEP.


A função pública em Portugal desempenha um papel crucial na prestação de serviços essenciais aos cidadãos e na administração do Estado. Os concursos públicos constituem uma das principais formas de recrutamento para os diversos organismos e entidades que compõem a administração pública, desde os ministérios e secretarias de Estado até aos serviços descentralizados e autarquias locais. Estes concursos visam selecionar os candidatos mais qualificados e competentes para ocupar as diferentes posições e funções na função pública, assegurando assim a eficiência, a transparência e a igualdade de oportunidades no acesso ao emprego público.

Os concursos públicos abrangem uma ampla variedade de áreas e setores, desde a saúde e a educação até à justiça, segurança e administração. Cada concurso define os requisitos e critérios específicos de seleção, incluindo habilitações académicas, experiência profissional e competências técnicas, bem como os procedimentos e fases do processo de recrutamento.

Um dos principais princípios que norteia os concursos públicos é o da igualdade de oportunidades, garantindo que todos os candidatos sejam tratados de forma justa e imparcial ao longo do processo de seleção. Para isso, os concursos são regidos por critérios objetivos e transparentes, evitando-se assim discriminações ou favorecimentos injustificados.

Os concursos públicos também têm como objetivo promover a renovação e rejuvenescimento dos quadros da função pública, permitindo a entrada de novos talentos e competências, bem como a promoção da mobilidade e progressão na carreira dos funcionários públicos. Desta forma, contribuem para a melhoria da qualidade dos serviços prestados e para a modernização e inovação da administração pública.

Algumas das funções geralmente encontradas para exercer na área pública - Apanhado Geral:

  • Garantir a eficácia na prestação dos serviços públicos.
  • Coordenar o atendimento telefónico e supervisionar o fluxo de entrada e saída.
  • Desenvolver várias tarefas de apoio administrativo, incluindo o tratamento da correspondência.
  • Gerir a caixa de correio eletrónico e executar procedimentos administrativos.
  • Assegurar o abastecimento de materiais necessários ao funcionamento dos serviços.
  • Organizar e manter atualizados os arquivos e registros.
  • Apoiar na realização de procedimentos contabilísticos e de gestão de recursos humanos.


Requisitos para algumas vagas que geralmente podem ser encontradas na função pública (Apanhado Geral):

  • Demonstrar compromisso e responsabilidade com o serviço público.
  • Alcançar resultados e ter foco na sua concretização.
  • Priorizar a segurança em todas as atividades realizadas.


Os concursos públicos são um instrumento fundamental para assegurar a transparência e a integridade na gestão dos recursos humanos do Estado, combatendo o nepotismo, o clientelismo e outras formas de favoritismo ou corrupção. Ao estabelecerem regras claras e objetivas para a seleção de candidatos, os concursos públicos garantem a idoneidade e a credibilidade do processo de recrutamento na função pública.

No entanto, os concursos públicos também enfrentam desafios e críticas, nomeadamente no que diz respeito à morosidade e complexidade dos procedimentos, à burocracia excessiva e à falta de flexibilidade e adaptabilidade às necessidades do mercado de trabalho e da sociedade em geral. Nesse sentido, tem havido um esforço de modernização e simplificação dos concursos públicos, com vista a torná-los mais ágeis, eficientes e acessíveis para todos os interessados. Poderá consultar todos os concursos na BEP.


A Bolsa de Emprego Público (BEP) é uma plataforma digital criada pelo Governo Português para facilitar o recrutamento de trabalhadores para a função pública. Este instrumento online permite a divulgação de ofertas de emprego público, bem como a submissão de candidaturas por parte dos interessados em integrar a administração pública.

A BEP agrega oportunidades de emprego em diversos organismos e entidades públicas, desde ministérios e autarquias locais até institutos e serviços descentralizados. Através desta plataforma, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, filtrar os resultados por área profissional e localização geográfica, e submeter as suas candidaturas de forma rápida e simples.

Uma das principais vantagens da BEP é a centralização e sistematização das ofertas de emprego público, o que facilita o acesso dos candidatos a informações sobre as oportunidades de trabalho na administração pública. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades que permitem aos candidatos registar o seu perfil profissional, criar alertas de emprego e acompanhar o estado das suas candidaturas.

Para os organismos e entidades empregadoras, a BEP representa uma ferramenta eficaz para a divulgação das suas necessidades de recrutamento e a seleção de candidatos qualificados. Através desta plataforma, as entidades públicas podem publicar as suas ofertas de emprego de forma gratuita e gerir todo o processo de recrutamento de forma eletrónica, desde a receção e análise das candidaturas até à seleção dos candidatos a entrevistar.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.