Finanças com novos concursos procura pessoal do 12º ano ao ensino superior - Última Hora

Vários concursos agora em aberto nas Finanças.


O Ministério das Finanças é o órgão responsável pela formulação e implementação das políticas financeiras do país. É liderado pelo Ministro das Finanças e tem como principal missão assegurar a sustentabilidade das contas públicas, promover o crescimento económico e garantir a estabilidade financeira.

Uma das principais funções do Ministério das Finanças é a gestão do Orçamento do Estado, que define as receitas e despesas do governo para um determinado período. O orçamento é elaborado com base nas necessidades e prioridades do país e submetido ao Parlamento para aprovação. Através do orçamento, o governo financia os serviços públicos, investimentos em infraestruturas, programas sociais e outras despesas essenciais.


Descrição do Cargo em alguns concursos (para Licenciatura):
  • Prestar apoio administrativo direto, com vertente secretariado a titular de cargo de direção superior;
  • Proceder ao atendimento, assegurando a transmissão da comunicação entre unidades orgânicas, serviços e clientes particulares, garantindo a prestação de informações, orientação e encaminhamento necessário;
  • Garantir o registo, classificação e arquivo de expediente e outras formas de comunicação;
  • Garantir a organização de arquivo digital e documental;
  • Assegurar trabalhos de processamento de texto, produção de ofícios e tratamento de informação, recolhendo e efetuando tratamentos estatísticos elementares para a elaboração de mapas e quadros;

O sistema financeiro português também é regulado pelo Banco de Portugal, que atua como o banco central do país e é o responsável pela supervisão. Além da gestão do orçamento, o Ministério das Finanças é responsável pela cobrança de impostos e taxas, incluindo o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) e o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC). A receita fiscal é uma fonte importante de financiamento para o governo e é utilizada para cobrir as despesas públicas e reduzir o défice orçamental. Poderá consultar concursos em aberto na BEP, ou alternativamente consultar os mais pertinentes aqui.





Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.