Governo anunciou a procura de mais de 2900 novos colaboradores, saiba agora como concorrer - Última Hora

O Governo português anunciou um ambicioso plano de recrutamento, visando integrar mais de 3.700 novos colaboradores na Função Pública ainda este ano. 


Esta iniciativa, aprovada por Mariana Vieira da Silva e Fernando Medina, corresponde ao plano anual de recrutamento autorizado para 2024, refletindo o compromisso do Executivo em rejuvenescer e valorizar os serviços públicos.

O despacho conjunto dos ministros da Presidência e das Finanças baseia-se em dados estatísticos detalhados sobre emprego público, saídas anteriores e previsões futuras. Este plano estratégico pretende responder às crescentes necessidades dos órgãos e serviços públicos, garantindo que estes continuem a operar de forma eficiente e eficaz. O preenchimento dos cargos será realizado através de reservas de recrutamento centralizadas ou concursos comuns, assegurando um processo de seleção transparente e rigoroso.

Apesar de se focar principalmente em carreiras de grau de complexidade funcional 3, o Governo sublinha que poderá haver recrutamentos adicionais conforme necessário. Esta flexibilidade é essencial para adaptar-se às dinâmicas e exigências do setor público, garantindo que os serviços possam continuar a ser prestados com qualidade e agilidade.


Requisitos para algumas vagas que geralmente podem ser encontradas na função pública (Apanhado Geral):

  • Demonstrar dedicação e responsabilidade para com o serviço público.
  • Focar-se na realização de objetivos e atingir metas.
  • Priorizar a segurança em todas as tarefas.
  • Capacidade para cooperar de forma ativa com outros.


Para concorrer quando estas vagas abrirem, utilize a Bolsa de Emprego Público (BEP). Registe-se na plataforma, configure alertas personalizados e pesquise vagas usando filtros como área de atuação e localização. Leia atentamente os avisos de abertura para garantir que cumpre os requisitos. Prepare e submeta a candidatura online, incluindo documentos como currículo e certificados. Alguns concursos podem exigir provas escritas ou entrevistas. Preparar-se adequadamente, através de estudo, aumentará a sua probabilidade de sucesso na obtenção de uma posição na Administração Pública. Alternativamente, poderá consultar os procedimentos concursais mais pertinentes de momento em aberto aqui.








Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.