Anunciada a procura de mais de 2900 novos colaboradores para a função pública, saiba agora como concorrer - Última Hora

O Governo português anunciou um ambicioso plano de recrutamento, visando integrar mais de 3.700 novos colaboradores na Função Pública ainda este ano. 


Esta iniciativa, aprovada por Mariana Vieira da Silva e Fernando Medina, corresponde ao plano anual de recrutamento autorizado para 2024, refletindo o compromisso do Executivo em rejuvenescer e valorizar os serviços públicos.

O despacho conjunto dos ministros da Presidência e das Finanças baseia-se em dados estatísticos detalhados sobre emprego público, saídas anteriores e previsões futuras. Este plano estratégico pretende responder às crescentes necessidades dos órgãos e serviços públicos, garantindo que estes continuem a operar de forma eficiente e eficaz. O preenchimento dos cargos será realizado através de reservas de recrutamento centralizadas ou concursos comuns, assegurando um processo de seleção transparente e rigoroso.

Apesar de se focar principalmente em carreiras de grau de complexidade funcional 3, o Governo sublinha que poderá haver recrutamentos adicionais conforme necessário. Esta flexibilidade é essencial para adaptar-se às dinâmicas e exigências do setor público, garantindo que os serviços possam continuar a ser prestados com qualidade e agilidade.


Requisitos para algumas vagas que geralmente podem ser encontradas na função pública (Apanhado Geral):

  • Demonstrar dedicação e responsabilidade para com o serviço público.
  • Focar-se na realização de objetivos e atingir metas.
  • Priorizar a segurança em todas as tarefas.
  • Capacidade para cooperar de forma ativa com outros.


Para concorrer quando estas vagas abrirem, utilize a Bolsa de Emprego Público (BEP). Registe-se na plataforma, configure alertas personalizados e pesquise vagas usando filtros como área de atuação e localização. Leia atentamente os avisos de abertura para garantir que cumpre os requisitos. Prepare e submeta a candidatura online, incluindo documentos como currículo e certificados. Alguns concursos podem exigir provas escritas ou entrevistas. Preparar-se adequadamente, através de estudo, aumentará a sua probabilidade de sucesso na obtenção de uma posição na Administração Pública. 






Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.