Segurança Social está a procurar pessoal com o 12º ano para integrar os seus quadros na função pública.

Novos concursos agora em aberto no Instituto da Segurança Social.


A Segurança Social em Portugal é uma das instituições mais importantes do país, desempenhando um papel crucial no suporte ao bem-estar social e económico dos cidadãos. Criada para garantir a proteção social dos trabalhadores e das suas famílias, a Segurança Social cobre uma ampla gama de serviços e prestações, desde pensões de reforma a subsídios de desemprego, passando por apoios à maternidade, paternidade e adoção.

A principal função da Segurança Social é assegurar que todos os cidadãos tenham acesso a um conjunto mínimo de condições de vida dignas. Este sistema é financiado principalmente através das contribuições dos trabalhadores e empregadores, complementadas por transferências do Orçamento do Estado. A gestão eficiente e a sustentabilidade financeira deste sistema são essenciais para garantir a continuidade e a eficácia dos apoios prestados.



Descrição do Cargo em alguns concursos geralmente encontrados na área (Apanhado gera sumário de vários concursos geralmente encontrados na área):
  • Preparar os elementos fundamentais para o processamento dos salários, efetuando o cálculo de subsídios e registando-os no Sistema de Informação de Gestão de Recursos Humanos (SGP).
  • Elaborar e emitir documentos e guias de pagamento referentes aos descontos obrigatórios nos salários, tais como Segurança Social, Caixa Geral de Aposentações, ADSE, penhoras e pensões de alimentos.

Entre as principais prestações da Segurança Social, destacam-se as pensões de reforma, que garantem um rendimento aos trabalhadores após a cessação da vida ativa. As pensões de invalidez e sobrevivência também são fundamentais, oferecendo suporte financeiro em caso de incapacidade permanente para o trabalho ou falecimento do beneficiário, respetivamente.

Os subsídios de desemprego são outra componente vital, proporcionando um rendimento temporário aos trabalhadores que se encontram involuntariamente desempregados. Este apoio é crucial para assegurar a subsistência dos indivíduos e das famílias durante o período de procura de emprego. Poderá consultar os concursos na BEP, ou alternativamente aqui.






Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.