4 Objectos escondidos que podem envenenar o seu lar

Objectos que pensa serem inofensivos, podem ser prejudiciais para a sua saúde.


Para que haja saúde e bem estar, uma casa limpa e arrumada deveria ser o bastante para que a mesma estivesse livre de quaisquer perigos escondidos para a saúde. Esta afirmação até poderia estar correta, mas na realidade não é bem assim.

Efetivamente pode haver certo tipo de substâncias e objectos que são prejudiciais à nossa saúde, e que no nosso dia a dia nem nos apercebemos da sua existência. Pensamos serem inócuos, e essas substân-
cias poderão estar a "envenenar" o nosso lar.

4 Objectos aparentemente inofensivos mas perigosos 


1. MADEIRAS PRENSADAS

Muito usadas nos dias de hoje, as madeiras prensadas ou painéis de fibras de média densidade, são utilizadas em mobiliário, pelo que o seu uso é muito comum, pela sua practicidade e custo reduzido.

Possivelmente terá deste tipo de mobiliário no seu lar, devido a serem mais fáceis de instalar e montar do que os de madeira maciça, pelo que o seu uso é bastante frequente, prático e cómodo, para além de serem mais leves de transportar.

Tudo isto estaria muito certo, se não fossem os problemas graves de saúde que podem causar a longo prazo, devido ao modo como são fabricados. Incluem produtos químicos prejudicias para a nossa saúde, que estão diretamente ligados com problemas do trato respiratório e até de cancro, citando apenas alguns.

2. AMBIENTADORES DO AR

Ambientadores do ar, que perfumam e deixam um aroma fresco, deveriam ser inócuos para a saúde, mas não são tão amigos do ambiente nem da saúde, como seria de esperar. São particularmente prejudiciais, quando combinados com o dióxido de carbono e com substâncias toxicas e poluentes, quando usados excessivamente em espaços diminutos e com pouca ventilação. São pois tóxicos para a saúde.

Para poder usar estes aromatizadores de ar, deverá deixar o ar circular nesses espaços pequenos, ainda que apenas borrife uma ou duas vezes. Para não correr quaisquer riscos, melhor mesmo será abrir as janelas e deixar o ar fresco entrar livremente.

3. BOLAS DE NAFTALINA  E/OU ANTI-TRAÇA

A OMS (Organização Mundial de Saúde), desaconcelhou o seu uso, devido aos problemas de saúde associados, como cancro e outras doenças. Ainda que alguns de nós, principalmente os mais velhos, continuem a usar as bolas de naftalina, que se caracterizam pelo seu cheiro muito ativo, constituem um imenso perigo para a nossa saúde. Compostas por produtos tóxicos, não é de todo aconselhável a sua utilização, ainda que sejam um veneno eficaz no combate às traças.

4. TALHERES, GARRAFAS E OUTROS UTENSILIOS DE PLÁSTICO

As loiças, as garrafas e outros utensílios de plástico reutilizáveis, contêm BPA, um difenol (Os fenóis são substâncias formadas a partir do anel benzênico, com  hidroxila (s) ligada (s) diretamente  ao (s) carbono (s) desse anel. Portanto existem, monofenóis, difenóis, trifenóis, e assim por diante, geralmente são sólidos, cristalinos, tóxicos, cáusticos e pouco solúveis em água, sendo solúveis em álcool e éter).
Assim este composto químico é muito perigoso para a saúde, tendo sido até proibido em alguns países a sua utilização. Sempre que desejar utilizar utensílios de plástico, certifique-se que não contêm o BPA (leia os rótulos).
A sua saúde em 1º lugar!

FIQUE ATENTO - O PERIGO ESTÁ EM QUALQUER LUGAR

Para o bem da sua saúde e de todos quantos o rodeiam, melhor mesmo é evitar o seu uso. O perigo pode estar à espreita onde menos se espera. Estes 4 produtos são apenas alguns dos objectos "inofensivos" que nos rodeiam no nosso dia a dia. EVITE O SEU USO, ESTEJA ATENTO!


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.