Como funciona a Chave Móvel Digital? - Útil a milhares de portugueses!

Hoje em dia, e cada vez mais, o acesso aos serviços públicos são feitos online de forma a facilitar a vida dos cidadãos.

Esta prática é mais rápida, simples e eficaz no tratamento de diversos assuntos, sem ter que sair de casa, podendo permanecer no cómodo da sua casa, poupando tempo e dinheiro.

A chave móvel digital surgiu como um meio alternativo para aceder a serviços em portais e sítios na Internet de entidades públicas e privadas. Aderir é simples e pode ser feito de duas formas: Online, se é cidadão português e tiver em casa um leitor de Cartão de Cidadão; ou Presencialmente, se é português ou estrangeiro, com o seu documento de identificação, num Espaço Cidadão. 

Podem pedir a chave móvel digital pessoas com idade igual ou superior a 16 anos. A partir daí, com essa chave, passam a poder aceder a vários portais, entre os quais:
  • Portal das finanças;
  • Segurança social direta;
  • Portal do serviço nacional de saúde;
  • entre outros...
Tudo isto usando apenas o número de telemóvel e um PIN de 4 dígitos.

O login passa a ser igual em todo o lado, evitando erros e esquecimentos. Assim, deixam de ser necessários vários códigos de utilizador, palavras passe e outros dados pessoais diferentes para aceder a cada portal. 

Desta forma, entregar a declaração do IRS, validar faturas, pedir o registo criminal, marcar uma consulta ou alterar a morada, fica muito mais simples. A partir do início do próximo ano, a Chave Móvel Digital permitirá também a assinatura de documentos. Fazer um contrato de água ou da luz sem sair de casa, passará a ser uma realidade. 

Espera-se que, até 2019, o número de utilizadores da Chave móvel Digital chegue a um milhão.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.