Novo Banco está a procurar colaboradores em várias áreas

 
Novo Banco é um banco português, estabelecido a 4 de agosto de 2014.


O Novo Banco foi capitalizado em 4900 milhões de euros pelo Fundo de Resolução, criado pelo Estado português juntamente com o setor financeiro que contribuiu para fazer os montantes necessários para a capitalização do Novo Banco. O Novo Banco foi assim capitalizado com recursos da linha da Troika. Usaram-se também os 380 milhões que já estavam no fundo. O restante foi colocado pelos bancos privados em Portugal, somando 635 milhões de euros. Este fundo, que tem três administradores, é o único acionista do Novo Banco, até à realização de uma operação de venda. O Fundo de Resolução é uma estrutura criada em 2012 e que resulta de contribuições dos bancos e institutos financeiros em Portugal e da contribuição especial imposta ao sector financeiro. É auditado pelo Banco de Portugal e fiscalizado pelo Tribunal de Contas.

Vítor Bento, anterior presidente do Conselho de Administração da SIBS mudou-se para o Novo Banco. Um mês e meio depois de ter entrado em funções, Bento abandonou a liderança do Novo Banco e foi substituído em setembro de 2014 por Eduardo Stock da Cunha.

O Novo Banco incorporou todos os trabalhadores, as agências, os depósitos, os clientes de crédito e os detentores de obrigações seniores do Banco Espírito Santo.

Em agosto de 2014 foi lançada a primeira campanha de comunicação do Novo Banco, para dar início à mudança da imagem da instituição. A partir da campanha, que teve como símbolo uma borboleta, a 22 de setembro o banco estreou a sua nova identidade, que incorporou as asas do animal em formato de potência matemática, pretendendo simbolizar o compromisso “de voltar a ocupar a posição de liderança que o mercado sempre lhe reconheceu”. A mudança da marca foi feita de forma progressiva, iniciando-se pela substituição das fachadas dos balcões da instituição.

No dia 3 de dezembro de 2014, o Novo Banco divulgou o seu balanço de abertura, registando ativos na ordem dos 72,4 mil milhões de euros. O rácio de solvabilidade situou-se nos 9,2%, acima dos 7% exigidos pelo Banco de Portugal e dos 8% impostos pelo Banco Central Europeu. Os recursos de clientes superaram os 27,2 mil milhões de euros e o crédito concedido os 38,5 mil milhões, dos quais 70% foram dirigidos a empresas.

Em 2016, foi nomeado Presidente do Novo Banco António Ramalho, auferindo um ordenado de 23 542 €.

Em março de 2017, o Banco de Portugal anunciou que o fundo americano Lone Star Funds passará a deter 75% do capital social do Novo Banco, ficando o Fundo de Resolução do mesmo com os restantes 25%.[1 Em outubro de 2017 o fundo americano Lone Star Funds fechou com o Banco de Portugal o acordo de compra, tendo passado a controlar 75% do Novo Banco.

No início de Abril de 2020, o Fundo de Resolução pediu às Finanças que disponibilizassem mais 850 milhões de euros dos contribuintes portugueses para injectar a tempo de o Novo Banco fechar as suas contas referentes a 2019 com os rácios de solidez nos níveis exigidos pelas autoridades. O dinheiro foi transferido no início de Maio, sem aguardar os resulatdos da auditoria.

Apesar de apresentar enormes prejuízos, - 1059 milhoes de euros em 2019 - o Novo Banco continua a garantir aumentos de remunerações e prémios dos seus gestores. O jornal Público registou as palavras do coordenador do grupo de deputados socialistas, que considera que tal política "gera uma grande incompreensão na opinião pública”. O Novo Banco contratou um novo administrador financeiro em 2019, o irlandês Mark Bourke, e “para o conseguir atrair, pagou 320 mil euros como bónus”. Este valor acresce aos cerca de 2,3 milhões de euros atribuídos ao conselho de administração do banco em 2019, segundo aponta o relatório e contas de 2019. Poderá consultar as vagas no site oficial desta empresa.


Principais Atividades a Desempenhar em algumas das vagas:
  • Participação nos exercícios de apetite de risco e de orçamentação
  • Determinação e seguimento das métricas de apetite de risco
  • Monitorização do perfil de risco dos diferentes segmentos de crédito
  • Analises ad-hoc e revisões deep-dive periódicas de avaliação dos portfolios
  • Apoio na elaboração de reportes regulatórios
  • Suporte as áreas comerciais no apoio ao negócio e no esclarecimento de dúvidas
 

Perfil requisitado em algumas das vagas:
  • Licenciatura/Mestrado em Gestão de Empresas, Economia ou Informática de Gestão
  • Bom domínio da língua inglesa (oral e escrita)
  • Conhecimentos de programação em SAS ou SQL
  • Bons conhecimentos de Excel e de Powerpoint
  • Boa capacidade de comunicação (oral e escrita)
  • Excelente capacidade de trabalho em equipa
  • Empatia e bom relacionamento interpessoal
  • Polivalência e disponibilidade
  • Proatividade, rigor e sentido de responsabilidade na execução das suas tarefas
  • Capacidade de organização e bom planeamento
  • Curiosidade e gosto por uma aprendizagem permanente



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.