Santa Casa da Misericórdia está a recrutar em várias áreas e todos podem concorrer

A Santa Casa da Misericórdia foi fundada em 1498, e tem como objetivos a melhoria do bem-estar da pessoa no seu todo, prioritariamente dos mais desprotegidos.


A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa MHIH é uma organização secular católica portuguesa sem fins lucrativos. Ela tem o direito para manter e operar lotarias e apostas em todo o território português. É normalmente atribuída sua fundação ao dia 15 de agosto de 1498 (520 anos), sendo a primeira das Santas Casas de Misericórdia de Portugal. Nessa data a Rainha D. Leonor instituiu a Irmandade de Invocação a Nossa Senhora da Misericórdia, na Sé de Lisboa. Com uma obra e experiência ímpares, adquiridas ao longo de séculos, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é hoje uma instituição de referência na sociedade portuguesa.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) é uma pessoa coletiva de direito privado e utilidade pública administrativa, nos termos dos respetivos Estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 235/2008, de 3 de dezembro.

Mesmo com as outras Misericórdias portuguesas sendo classificadas como “Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS)” após Estatuto aprovado em 1979(artigo 61º do Decreto-Lei n.º 519 - G2 / 79, de 29 de Dezembro) a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa continuou em regime especial, sendo então chamada de “Instituto público”.

A tutela da SCML é exercida pelo membro do Governo que superintende a área da Segurança Social. Abrange, além dos poderes previstos nos Estatutos, a definição das orientações gerais de gestão, a fiscalização da atividade da Misericórdia de Lisboa e a sua coordenação com os organismos do Estado ou dele dependentes.

É conhecida pela sua Ação Social e por assegurar a exploração dos Jogos Sociais do Estado em Portugal, mas desenvolve também um importante trabalho nas áreas da Saúde, Educação e Ensino, Cultura e Promoção da Qualidade de Vida. Para veres todas as vagas disponíveis e fazeres a tua candidatura consulta a página de recrutamento.

Também pode interessar: