Banco de Portugal está neste momento a recrutar

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa.


Foi fundado em 19 de Novembro de 1846, em Lisboa, onde é a sua sede. Surgiu da fusão do Banco de Lisboa e da Companhia Confiança Nacional. Fundado com o estatuto de sociedade anónima, até à sua nacionalização, em 1974, era maioritariamente privado.  O Banco tem duas missões essenciais: a manutenção da estabilidade dos preços e a promoção da estabilidade do sistema financeiro.

É o banco emissor de notas denominadas na moeda nacional - o real até 1911, o escudo de 1911 até 1998 e o euro desde 1999. Integra o Sistema Europeu de Bancos Centrais, que foi fundado em junho de 1998. De acordo com a sua Lei Orgânica, o Banco de Portugal prossegue os objectivos e participa no desempenho das atribuições cometidas ao SEBC.

Compete ao Banco a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras.

O Banco emite notas de euro e põe em circulação as moedas metálicas, embora o BCE detenha o direito exclusivo de autorizar a sua emissão.

Compete-lhe ainda regular, fiscalizar e promover o bom funcionamento dos sistemas de pagamentos, gerir as disponibilidades externas do País e agir como intermediário das relações monetárias internacionais do Estado, bem como aconselhar o Governo nos domínios económico e financeiro. Cabe ao Banco a recolha e elaboração das estatísticas monetárias, financeiras, cambiais e da balança de pagamentos.

A 23 de novembro de 1946 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Poderá encontrar mais informação acerca da vaga em aberto aqui.


PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES
  • Apoiar a implementação de iniciativas de formação financeira do Banco de Portugal;
  • Apoiar a intervenção do Banco de Portugal no Plano Nacional de Formação Financeira e a implementação de projetos neste âmbito;
  • Elaborar materiais de formação financeira dirigidos a diversos públicos-alvo e participar em ações de formação financeira;
  • Participar na redação de relatórios e outros documentos sobre as iniciativas de formação financeira do Banco de Portugal e do Plano Nacional de Formação Financeira;
  • Apoiar a gestão do Portal do Cliente Bancário, avaliando a sua permanente atualização e propondo a introdução de novos conteúdos;
  • Apoiar a gestão do portal “Todos Contam” e de outras plataformas do Plano Nacional de Formação Financeira, avaliando a sua permanente atualização e propondo a introdução de novos conteúdos;
  • Apoiar a participação em grupos de trabalho internacionais no âmbito da literacia financeira.
 
 

PERFIL REQUERIDO
  • Licenciatura pré‐Bolonha, ou licenciatura pós‐Bolonha com parte escolar de mestrado concluída, em Economia, Finanças ou áreas de conhecimento conexas, com classificação final igual ou superior a 14 valores;
  • Experiência profissional relevante mínima de dois anos;
  • Conhecimentos sobre produtos e serviços bancários (condição preferencial);
  • Capacidade de análise crítica e de redação de textos em linguagem clara, simples e concisa;
  • Facilidade de comunicação, de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa;
  • Autonomia e espírito de iniciativa;
  • Capacidade de organização do trabalho, de gestão do tempo e de adaptação à mudança;
  • Elevado sentido de responsabilidade, rigor e exigência;
  • Domínio da língua inglesa (oral e escrito);
  • Conhecimentos sólidos de informática na ótica do utilizador.


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