IGCP - Procedimento concursal em aberto e o salário é acima da média

O Ministério das Finanças (MF) é o departamento do Governo de Portugal que tem por missão definir e conduzir a política financeira do Estado e as políticas para a Administração Pública.


A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP, E.P.E. é a entidade pública a quem compete, nos termos do Decreto-Lei n.º 200/2012 de 27  de agosto, gerir, de forma integrada, a tesouraria, o financiamento e a dívida pública direta do Estado, a dívida das entidades do setor público empresarial cujo financiamento seja assegurado através do Orçamento do Estado e ainda coordenar o financiamento dos fundos e serviços dotados de autonomia administrativa e financeira.

O Ministério das Finanças tem a sua origem nas vedorias da Fazenda criadas no século XIV para gerirem os assuntos financeiros do Estado. A partir 1584, as vedorias são substituídas pelo Conselho do Tribunal da Fazenda. Em 1761, é criado o Erário Régio que se transforma no departamento central de finanças do Estado, sendo extinto o Conselho da Fazenda.

Em 1788, é criado o moderno Ministério das Finanças, sendo então denominado Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda. A partir de 1849 passa a designar-se Ministério dos Negócios da Fazenda ou simplesmente Ministério da Fazenda.


Caracterização do Posto de Trabalho:

-Analisar a evolução dos mercados financeiros, nomeadamente o desempenho de emissões públicas, os seus intervenientes e os principais indicadores económicos;

-Acompanhar a elaboração e execução do programa de financiamento através da realização de leilões de colocação de OT e BT, de operações de troca de dívida e de leilões de recompra;

-Promover contatos com as contrapartes de forma a permitir a colocação de dívida, a contratação atempada e eficiente de operações de gestão ativa, bem como a gestão de excedentes de tesouraria.

-Negociar e avaliar instrumentos financeiros, nomeadamente nos mercados monetários, cambial e de derivados;

-Colaborar na definição de estratégias de financiamento.

 

Outros Requisitos:

-Experiência mínima de 5 anos em funções similares;

-Conhecimentos avançados de ferramentas MS Office, nomeadamente Excel, VBA e Access;

-Conhecimento adequado de técnicas de programação (preferencialmente Python);

-Fluência em inglês (falado e escrito);

-Dinamismo, espírito de iniciativa e sentido de responsabilidade;

-Capacidade analítica, rigor e exigência;

-Flexibilidade e capacidade de trabalho em equipa


Candidaturas:

  • Todas as restantes informações e métodos de candidatura poderão ser consultadas na Bolsa de Emprego Público. 



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.