ACT abriu recrutamento de Assistentes Técnicos

Recrutamento por mobilidade de assistentes técnicos para a Divisão de Formação e de Recursos Humanos.   


A Autoridade para as Condições do Trabalho, cuja sigla é ACT é um organismo de Portugal sob a orientação da administração pública, sendo tutelada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Esta entidade objetiva vistoriar as relações laborais no setor privado, para averiguar eventuais irregularidades no que concerne aos contratos de trabalho, assim como às questões de higiene e segurança no trabalho, quer no setor público, quer no setor privado. A ACT surgiu das antigas Inspeção Geral do Trabalho e do Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. A ACT cuja sede é em Lisboa, rege-se pelo Decreto-Lei nº 326-B/2007, de 28 de Setembro.

Segundo o art.º 3.º do Decreto Lei supra citado a ACT tem por missão a promoção da melhoria das condições de trabalho, através do controlo do cumprimento das normas em matéria laboral (Código do Trabalho), no âmbito das relações laborais privadas, bem como a promoção de políticas de prevenção de riscos profissionais, e, ainda, o controlo do cumprimento da legislação relativa à segurança e saúde no trabalho, em todos os sectores de atividade e nos serviços e organismos da administração pública central, direta e indireta, e local, incluindo os institutos públicos, nas modalidades de serviços personalizados ou de fundos públicos.

Resumidamente, à ACT compete fazer cumprir o Código do Trabalho no sector privado (presume-se que o sector público cumpre), assim como fiscalizar a segurança e saúde no trabalho para evitar riscos profissionais, neste caso, nos sectores público e privado.
Poderá consultar a lista de vagas aqui.


Funções a exercer:
- Garantir, mensalmente, o processamento correto e atempado dos vencimentos dos trabalhadores;
- Zelar pelo cumprimento de prazos na articulação entre a seção de pessoal e o serviço interno de contabilidade;
- Controlar e registar a assiduidade;
- Calcular, conferir e processar o trabalho suplementar prestado e as ajudas de custo;
- Enviar, mensalmente, a documentação  necessária ao cumprimento das obrigações legais da ACT, enquanto entidade empregadora  pública, perante a Segurança Social, a Caixa Geral de Aposentações,  a ADSE, a Autoridade Tributária e Aduaneira, dentro dos prazos previstos;
- Inscrever e atualizar as inscrições dos trabalhadores no respetivo sistema de previdência e na 
ADSE;
- Outras tarefas associadas à gestão administrativa de recursos humanos. 

Requisitos:
- Conhecimentos sobre gestão de recursos humanos na administração pública;
- Conhecimentos de informática na ótica do utilizador.




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