Serviços Municipalizados de Água e Saneamento procuram colaboradores (12º ano a ensino superior)

Serviços Municipalizados de Água e Saneamento são empresas municipais que têm como missão, a distribuição domiciliária de água, drenagem de águas residuais domésticas, industriais e pluviais, e recolha de resíduos sólidos urbanos, no espaço territorial afecto ao concelho a que pertencem. 


Caracterização do Posto de Trabalho em algumas oportunidades:

Assistente Técnico na área funcional Administrativa, com as seguintes funções específicas:

Desenvolve funções que se enquadram em diretivas gerais dos dirigentes e chefias, de expediente, arquivo, secretaria, contabilidade-processamento, pessoal e aprovisionamento e economato, tendo em vista assegurar o funcionamento dos órgãos incumbidos da prestação de bens e serviços;

Executa predominantemente as seguintes tarefas:

  • Introduzir e manter a informação e dados nas bases de dados especificas dos serviços:
  • Organizar e executar tarefas administrativas de apoio à atividade dos serviços;
  • Executar tarefas de apoio à contabilidade e tesouraria;
  • Executar tarefas administrativas de apoio à gestão dos recursos humanos;
  • Executar tarefas administrativas de apoio à gestão de consumidores e faturação;
  • Executar tarefas administrativas de apoio à área de expediente;
  • Organizar e desenvolver os processos relativos à aquisição e/ou manutenção de material, equipamento, instalações ou serviços;


Área Financeira (Aprovisionamento e Stocks e Contratação):

  • Mantém atualizado o ficheiro de fornecedores e suas condições de fornecimento; 
  • Recebe as requisições de compra para aquisição de materiais cumprindo e verificando a legislação e os procedimentos em vigor; 
  • Procede a consultas ao mercado sobre preços e outras condições de fornecimento de materiais, assim como mantem atualizado o respetivo ficheiro de preços e condições de fornecimento; 
  • Submete à apreciação dos requisitantes a qualidade técnica dos materiais apresentados nas propostas; 
  • Processa todas as requisições de materiais depois de devidamente aprovados, assegurando que os aprovisionamentos se efetuem atendendo em simultâneo aos parâmetros de economia, qualidade e prazos de entrega adequados; 
  • Procede a conferência das faturas, através do Sistema Informático SAP, verifica o cumprimento dos requisitos legais e a conformidade com as Notas de Encomenda e envia para aprovação dos responsáveis dos setores requisitantes; 
  • Após aprovação das faturas, regista a entrada dos materiais não stockáveis e dos serviços contratados, e encaminha as faturas para a Divisão de Contabilidade para efeitos de registo e emissão da autorização de pagamento; 
  • Elabora convites/programas de concurso e cadernos de encargos para a contratação de aquisições de bens e serviços e empreitadas; 
  • Procede ao lançamento dos procedimentos de contratação através da publicitação em Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia, quando aplicável; 
  • Procede à gestão dos procedimentos de contratação na plataforma eletrónica durante a fase de formação dos contratos de aquisição de bens e serviços e empreitadas; 
  • Verifica a documentação entregue para efeitos de habilitação dos adjudicatários; 
  • Elabora minutas dos contratos e providencia a sua outorga, em conformidade e dentro dos prazos estabelecidos na legislação em vigor; 
  • Procede à publicitação dos contratos no Portal Base através da emissão dos correspondentes relatórios e fichas, em cumprimento da legislação em vigor.


Área de Contabilidade:

  • Desenvolve funções que se enquadram em diretivas gerais do Coordenador Técnico de Contabilidade Orçamental, Geral e Analítica, tendo em vista assegurar o funcionamento da Secção; 
  • Cabimenta as despesas a realizar; 
  • Efetua a reconciliação bancária; 
  • Efetua a cativação de verbas, mediante o comprovativo das despesas realizadas; 
  • Recebe e confere todos os documentos que se destinem à Contabilidade, independentemente de deverem ou não ser contabilizados; 
  • Procede à separação dos documentos por grupos de movimentos a realizar, efetuando a sua classificação de acordo com o plano de contas aprovado; 
  • Efetua o controlo da informação contabilística, verificando se cada documento está devidamente classificado; 
  • Confere todos os movimentos processados com as informações de base que lhes deram origem; Elabora os mapas de custeio de cada centro de custo; 
  • Processa a repartição e imputação dos custos dos centros aos utilizadores, às explorações ou a resultados; 
  • Processa as autorizações de pagamento com vista à liquidação das faturas aos fornecedores/credores; 
  • Estabelece contato com os fornecedores/credores dando nota das respetivas transferências bancárias; 
  • Preenche dados nas plataformas informáticas de entidades externas como por exemplo o SIIAL;
  • Efetua o arquivo de todas as autorizações de pagamento e das faturas que dela fazem parte; 
  • Cria contratos de prestação de serviços e empreitadas; 
  • Carrega dados nas aplicações informáticas utilizadas nos serviços.

Candidaturas:
  • As informações relativas a candidaturas deverão ser consultadas na Bolsa de Emprego Público acedendo à oferta a que se pretende candidatar. Alternativamente poderá consultar os procedimentos aqui.



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