Escolas Públicas ainda a procurar colaboradores do 12º ano ao ensino superior - Última Hora

Novos concursos em aberto para ser colaborador numa escola pública perto de si! 


O Sistema Educativo em Portugal é regulado pelo Estado através do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O sistema de educação público é o mais usado e melhor implementado, existindo também escolas privadas em todos os níveis de educação.

O Ministério da Educação (ME) é o departamento do Governo de Portugal que tem por missão definir, coordenar, executar e avaliar as políticas nacionais dirigidas à educação, com as políticas de qualificação profissional.

O primeiro organismo organizado dedicado aos assuntos relativos à educação foi a Directoria-Geral dos Estudos, criado por D. José a 28 de Junho de 1759. O seu primeiro responsável foi D. Tomás de Almeida. Nos cem anos que se seguiram, esta instituição teve várias designações: Real Mesa Censória (1771); Junta da Directoria-Geral dos Estudos e Escolas destes Reinos (1794); Conselho Superior de Instrução Pública (1844); e Direcção-Geral de Instrução Pública (1859; integrado no Ministério dos Negócios do Reino). Até 1870, a administração da educação em Portugal foi da responsabilidade do Ministério do Reino. Nesse ano, por Decreto de 22 de Junho, foi criado pela primeira vez um ministério especializado, denominado Ministério dos Negócios da Instrução Pública, liderado por D. António da Costa, e extinto 69 dias depois. Seria de novo instituído com o nome de Direcção-Geral da Instrução Pública, no referido Ministério do Negócios do Reino. Enquanto responsável pelo Ministério, D. António da Costa publicou a Reforma da Instrução Primária, em Agosto de 1870.


Descrição sumária da atividade em algumas vagas (12º ano):
  • Providenciar o apoio administrativo ao processo de atribuição de bolsas de estudo e outros apoios sociais;
  • Organizar e preparar os procedimentos inerentes às candidaturas à Residência de Estudantes;
  • Apoiar o processo de entrada e saída da Residência de Estudantes;
  • Apoiar, acompanhar e verificar o serviço de refeitório;
  • Recolher os dados estatísticos necessários à elaboração de relatórios e estudos;
  • Organizar e atualizar o arquivo físico e digital de toda a documentação do serviço;
  • Assegurar atendimento telefónico, eletrónico e presencial junto da comunidade académica;
  • Manter atualizado o inventário e cadastro dos bens móveis e imóveis do serviço;
  • Providenciar e acompanhar os pedidos necessários para a manutenção, conservação, higiene e segurança de equipamentos e instalações do Serviço.

Funções geralmente a exercer em alguns dos procedimentos públicos (Ensino Superior):
  • Emitir pareceres sobre todas as atividades do município que envolvam relacionamento com o sistema educativo, nomeadamente estabelecimentos de educação e ensino e comunidade educativa;
  • Promover medidas que procurem minimizar a exclusão social, em contexto escolar;
  • Apoiar e acompanhar o trabalho desenvolvido pelas associações de pais e encarregados de educação;
  • Contribuir para a concretização do Projeto Educativo Local (PEL), em matérias da sua competência;
  • Área dos Apoios Sociais e Educativos:
  • Acompanhar o processo de apoio socioeconómico aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico integrados em agregados familiares economicamente desfavorecidos, através do processo de atribuição de auxílios económicos diretos, de acordo com a legislação e regulamento municipal em vigor;
  • Participar na aplicação de instrumentos de monitorização e avaliação das atividades, elaborando os mapas e relatórios de análise de apoio à gestão;
  • Colaborar na organização de processos de candidatura a financiamentos comunitários, da administração central ou outro.
  • Assegurar o apoio e acompanhamento à organização e funcionamento das escolas e sua interligação com a autarquia no que se refere à Transferência de Competências, bem como aos profissionais não docentes contratados pelo Município para o exercício de funções nos estabelecimentos escolares da responsabilidade do Município;
  • Enquadramento técnico, acompanhamento e monitorização da implementação da Escola a Tempo inteiro no que se refere às matérias com intervenção municipal;
  • Estudar e aplicar métodos de processos de natureza técnica, com autonomia e responsabilidade, enquadrados em conhecimentos profissionais específicos.

A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) tem como objetivo garantir a concretização regional das medidas de administração e o exercício das competências periféricas relativas às atribuições do Ministério da Educação (ME). É ainda da sua responsabilidade a articulação com as autarquias locais, organizações públicas e privadas nos domínios de intervenção no sistema educativo, visando o aprofundamento das interações locais e o apoio ao desenvolvimento das boas práticas na atuação dos agentes locais e regionais da educação, bem como assegurar o serviço jurídico-contencioso decorrente da prossecução da sua missão.

As vagas disponibilizadas são de Procedimentos Concursais Comuns e Procedimento Concursal para Constituição de Reserva de Orgão/Serviço para Assistentes Operacionais. Poderá consultar as vagas na Bolsa de Emprego Público, ou alternativamente aqui.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.