Comboios de Portugal encontra-se a procurar novos colaboradores

A empresa Comboios de Portugal, E.P.E. é uma empresa portuguesa de transporte ferroviário.


A primeira empresa nacional para a construção de caminhos de ferro foi a Companhia das Obras Públicas de Portugal, criada em 1844 pelo governo de Costa Cabral para promover o desenvolvimento dos transportes em Portugal; no entanto, esta tentativa falhou devido à instabilidade política. Após o regresso a um ambiente mais estável, renovou-se o interesse pelo caminho de ferro, pelo que em 1851 o empresário inglês Hardy Hislop apresentou uma proposta para uma linha de Lisboa a Badajoz, que foi entregue no ano seguinte à Companhia Central Peninsular dos Caminhos de Ferro de Portugal, formada por Hislop para esse fim.


Funções em algumas das oportunidades (Geral):
  • Proceder à revisão/fiscalização e venda de títulos de transporte nos acessos aos comboios e/ou nos comboios em trânsito de acordo com os regulamentos em vigor e prestar informações/apoio aos passageiros.
  • Experiência profissional em atividades de caráter comercial, atendimento ao público e vigilância de pessoas e bens;
  • Conhecimentos de língua espanhola e/ou francesa.
  • Instalar, ensaiar, conservar e reparar, detetar avarias, reparar, regular, afinar, ensaiar, montar e conservar vários tipos de máquinas, motores e outros conjuntos mecânicos do material circulante ferroviário, motor e rebocado.
 
 

Competências para algumas das vagas (Geral):
  • Habilitações escolares mínimas: 12º ano de escolaridade, a comprovar mediante entrega de certificado de habilitações escolares;
  • Formação profissional em mecanotecnia (nível II); 
  • Conhecimento de trabalhos de desmontagem e montagem de equipamentos mecânicos, de recuperação e montagem de componentes e de desenho técnico; 
  • Conhecimentos de pneumática; 
  • Segurança e higiene no trabalho;
 

Oferecem em algumas das vagas (Geral):
  • Integração em equipa de trabalho dinâmica e sólida;
  • Contrato de Trabalho sem termo;
  • Benefícios Sociais em vigor na Empresa.


Com a entrada de Portugal na CEE em 1986, a CP usufrui de fundos cada vez maiores para modernizar a empresa e o Caminho de Ferro.

Em 1987, é lançado o serviço Alfa com recurso a carruagens Corail. Um ano depois, em 1988, é lançado o serviço Intercidades também assegurado com carruagens Corail e alguns anos depois com carruagens Sorefame modernizadas.

No ano de 1988 são suprimidos os serviços de passageiros na Linha do Sabor, parte da Linha do Vouga e da Linha do Douro. No ano seguinte, são encerradas a Linha do Sabor, Linha do Dão, Linha de Guimarães entre Guimarães e Fafe e a Linha do Douro entre Pocinho e Barca d'Alva.

Em 1990 é assinado o contrato de aquisição de 42 UQE para o serviço suburbano da Linha de Sintra, este investimento marca o ínicio da modernização do Caminho de Ferro em Portugal.

Em 1992, é criada a Fernave resultado da autonomização da área de formação da CP.

Em 1993, a EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário é criada resultando da autonomização da área industrial da CP destinada à Reparação e Reabilitação do Material Circulante.

A CP bate o recorde de velocidade ferroviária em Portugal em 1993 com uma locomotiva série 5600 e 3 carruagens Corail atingindo 220 km/h entre Espinho e Avanca na Linha do Norte. Velocidade que seria atingida em serviço comercial apenas alguns anos depois pelos comboios Alfa Pendular.

Em 1997, é lançado o site da CP na Internet. O site permite a consulta dos horários por linha, dos serviços e da informação institucional sobre a empresa. Foi posteriormente adicionada uma procura de horários mais inteligente, que combina automaticamente várias linhas e vários serviços. Poderá consultar todas as oportunidades no site oficial desta empresa, ou aqui.


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