Motoristas: Procuram-se pessoas para esta função e em algumas oportunidades nem necessita experiência para concorrer

A maior parte das vagas são destinadas a motoristas de pesados, contudo, também existem algumas oportunidades disponíveis para motoristas de ligeiros.


Se gosta de conduzir, existem imensas empresas a procurar motoristas por todo o país.

Em Portugal, os motoristas inseriam-se nas categorias profissionais de motorista prático de 1ª classe, de 2ª classe e de 3ª classe, pertencentes ao escalão da mestragem do pessoal de máquinas da marinha mercante. Em 2001 - em virtude da extinção, iniciada em 1989, da antiga carreira profissional de maquinista prático (máquinas a vapor) - os motoristas práticos passaram a designar-se "maquinistas práticos". Igualmente, os ajudantes de motorista passaram a designar-se "ajudantes de maquinista".

Dependendo da empresa que o contrata assim varia as exigências mínimas e os salários, sendo que em algumas das vagas a escolaridade obrigatória é pelo menos o 9.º ano e os salários variam entre 700 e 1.500€. 


Funções em algumas vagas:
- Transporte privado de passageiros (lazer e corporate);
- Serviços de Transfer;
- Tours e Circuitos Turísticos Privados;
- Transporte para Eventos, Serviços Temáticos e Ocasiões Especiais;
- Serviços às Ordens;
- Distribuição de encomendas pelas rotas atribuídas, dentro dos timings estipulados;
- Recepção da mercadoria;

Perfil para algumas vagas:
- Carta de Condução (fator eliminatório);
- Conhecimento da zona do grande Lisboa;
- Telemóvel com dados móveis e câmera fotográfica a funcionar;
- Disponibilidade de horários e folgas rotativas (fator eliminatório);
- Facilidade de deslocação.
- Fluência em Português e Inglês (obrigatório) e bom domínio de Espanhol e Francês (preferencial);
- Apresentação cuidada;
- Flexibilidade de horários e disponibilidade para trabalhar em regime de turnos e folgas rotativas; 

Oferta em algumas vagas:
- Contrato de trabalho;
- Carro que poderá usar fora do horário de trabalho;
- Salário acima da média no setor; 
 

Nos anos 1980, os países europeus iniciaram um processo de progressiva harmonização dos formatos e dos dados contidos nas respectivas cartas de condução, embora continuem a circular mais de 100 diferentes modelos de cartas de condução.

Um primeiro modelo europeu de carta de condução, em papel cor-de-rosa, foi instituído pela Directiva 80/1 263/CEE e reajustado pela Directiva 91/439/CEE. Este modelo circula ainda em Portugal.

Um segundo modelo europeu de carta de condução, em cartão plastificado, foi formalizado através da Directiva 96/47/CE, que altera a Directiva 91/439/CEE. Este modelo é utilizado nas cartas de condução actualmente emitidas em Portugal.

A coexistência de elementos comunitários uniformes e de outros elementos não uniformes cria diferenças em situações como a renovação, a validade da licença, casos de perda ou furto, exames de aptidão psíquica e física, entre outras. Poderá consultar as oportunidades em  pesquisando por "Motorista".


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