SEF: Procuram-se novos colaboradores do 9º ano ao ensino superior - Última Hora

Em 2020, o Governo começou a estudar um modelo para transformar o SEF numa entidade meramente administrativa para concessão de vistos, autorizações de residência e asilo.



Neste momento o SEF encontra-se com procedimentos por Mobilidade e procedimentos concursais comum em aberto.

Tornou-se público por despacho que se encontra aberto procedimento concursal, com vista ao recrutamento para a categoria e carreira de técnico superior (grau de complexidade 3), mediante celebração de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para a ocupação de lugar previsto e não ocupado no mapa de pessoal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) é um serviço de segurança integrado ao Ministério da Administração Interna, cuja missão é o controlo de fronteiras e de estrangeiros.

O Ministério da Administração Interna (MAI) é o departamento do Governo de Portugal responsável pela execução das políticas de segurança pública, de proteção e socorro, de imigração e asilo, de prevenção e segurança rodoviária e pela administração dos assuntos eleitorais. Criado em 1736, como Secretaria de Estado dos Negócios Interiores do Reino é o ministério português mais antigo continuamente em existência. No século XIX, passou a ser conhecido por Ministério do Reino e após a implantação da república em 1910 teve a sua designação oficial alterada para Ministério do Interior que manteve até 1974.

No final de novembro de 2021, foi apresentado na Assembleia da República um projeto-lei da autoria do PS, que estabelece a prorrogação do prazo de extinção do SEF por mais 6 meses, devido ao agravamento da situação de Pandemia de Covid-19. Diploma este que foi aprovado no Parlamento e promulgado pelo Presidente da República. Deixando assim, a concretização, alteração ou revogação da lei anteriormente promulgada, nas mãos da atual composição do Parlamento e do atual governo que saiu das eleições legislativas do dia 30 de janeiro de 2022.

Assim, em abril de 2022, foi confirmado, pelo atual Governo do PS, a concretização da extinção do SEF com o cumprimento do que estava até à data planeado no programa de governo desde 2019. Contudo no mesmo mês, o Governo acaba por decidir por proceder a um novo (o segundo) adiamento da concretização do processo de extinção do SEF, sem prazo previamente estipulado.


Caracterização dos postos de trabalho (9º ano de escolaridade):

  • Condução de viaturas, transporte de correspondência, documentos, objetos e valores, dentro e fora das instituições, para além de efetuar serviços bancários e de correio, depositando ou apanhando o material e entregando-o aos destinatários, e funções de apoio à organização de eventos.


Caracterização dos postos de trabalho (Licenciatura)
  • Executar, acompanhamento e monitorização do Sistema de Avaliação de Desempenho; 
  • Elaboração de informações para parecer/decisão superior, relativas a diversas matérias respeitantes ao regime jurídico da Função Pública, nomeadamente nas áreas de horário de trabalho, ajudas de custo, acidentes de trabalho, férias, faltas e licenças, antiguidade, vencimentos, carreiras, prestações familiares, mobilidades internas, acumulação de funções, parentalidade, entre outras; 
  • Elaboração, lançamento e acompanhamento de procedimentos de recrutamento e seleção de pessoal.
  • Gestão de contactos com os media;
  • Revisão de comunicações externas e de notas à imprensa;
  • Monotorização da informação veiculada em meios de comunicação social;
  • Acompanhamento de Eventos com presença dos media, bem como eventos internos com potencial visibilidade nos meios de comunicação social;
  • Atualização e monitorização dos diferentes canais de comunicação digitais (Portais e Redes Sociais).

Relação Jurídica Exigida:
  • CTFP por tempo indeterminado

Candidaturas:
  • Todas as informações, candidaturas, e os seus respetivos métodos, poderão e deverão ser consultados na BEP (Bolsa de emprego público). Alternativamente poderá ver a lista de procedimentos aqui.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.