Banco CTT é um banco português, pertencente aos CTT.
Os CTT celebraram em 1998 acordo de parceria com a CGD de forma a lançar um novo banco, que se chamaria "Banco Postal". O banco seria lançado a 19 de Fevereiro de 2002, tendo os CTT 49% do capital; no entanto, a 10 de Janeiro de 2003, a CGD adquiriu a quota dos CTT.
Em 2004, os CTT voltaram a lançar nova parceria, desta vez com o Banif; no entanto, no ano seguinte, a CGD, que ainda tinha direito de preferência na parceria bancária com os CTT, bem como a titularidade da designação "Banco Postal", vetou o projeto. Em 2007, os CTT romperam em definitivo a sua parceria com a CGD, que era suposto durar até Janeiro de 2008, ao passo que, em Setembro de 2006, o Banif avançou com um processo contra os CTT em que pedia o relançamento da parceria ou o pagamento de 100 milhões de euros em indemnização, do qual acabou por desistir a 29 de Abril de 2013.
Banco é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. Todo banco, público ou privado, apresenta estas características. Os bancos têm, também, por funções, depositar capital em formas de poupança, financiar automóveis e casas, trocar moedas internacionais, realizar pagamentos, entre outros.
Responsabilidades (Resumo Geral):
- Gerir a relação com os clientes da loja, utilizando a ferramenta de CRM efetuando um acompanhamento das atividades e oportunidades identificadas no âmbito da relação comercial.
- Realizar as operações negociadas/ordens transmitidas pelos clientes, ou garantir que as mesmas são devidamente e atempadamente cumpridas, bem como, assegurar o cumprimento por parte dos clientes.
- Propor e fundamentar, para decisão superior, operações de crédito relativas a clientes da loja.
- Desenvolver e identificar as estratégias comerciais com vista ao bom cumprimento das campanhas e ações comerciais em curso.
- Gerir e acompanhar entidades protocoladas com o Banco, no sentido fomentar relações de confiança, que se traduzam em incremento de negócio.
- Desafiar processos e procedimentos com foco no aumento da eficiência e melhoria experiência do Cliente interno e externo
- Identificar e colaborar na implementação de oportunidades de melhoria processual
- Desenvolver requisitos funcionais que correspondam às necessidades do Negócio
- Assegurar o alinhamento dos vários Stakeholders no desenho da solução
- Criar documentação funcional de suporte à solução
- Acompanhar e assegurar a implementação dos requisitos definidos
- Participar em cerimónias das squads agile
Perfil (Resumo Geral):
- Experiência de pelo menos até 2 anos em funções similares
- Certificação em Comercialização de crédito Hipotecário (idealmente), Nota e Moeda
- Domínio de ferramentas de Microsoft Office
- Foco e orientação para objetivos
- Resiliência
- Organização
- Experiência em funções semelhantes (mínimo 2 anos)
- Experiência em Banca (mínimo 2 anos) - Preferencial
- Experiência em metodologias Agile
- Domínio da língua Inglesa
- Interesse pelas áreas de Tecnologia
- Conhecimentos de design thinking - Preferencial
- Conhecimentos de desenho de processos
- Proatividade
- Capacidade de resolução de problemas
- Team player
- Foco e orientação para objetivos
- Resiliência
- Organização
- Capacidade analítica
- Espírito crítico
- Iniciativa e foco na melhoria contínua
O Banco CTT foi constituído a 24 de agosto de 2015, com um capital social de 34 milhões de euros. Tendo como acionistas únicos os CTT, a empresa começou as suas atividades a 27 de novembro de 2017. A 18 de março de 2016, o banco abriu as suas primeiras agências, com a abertura simultânea de 52 balcões instalados em lojas CTT.
Poderá consultar as oportunidades e concorrer às mesmas na página oficial de recrutamento desta empresa, ou alternativamente em pesquisando por "CTT".