Algumas Clínicas e Hospitais Privados com novas oportunidades para quem tem o 9º ano

Novas oportunidades em algumas clínicas e hospitais privados.


Clínica é toda atividade de Medicina, e por extensão, de outros profissionais da área da saúde, atividades estas que envolvem cuidado, promoção de saúde, prevenção e/ou terapia pós dano ou pós adoecimento, envolvendo escuta, diagnóstico e orientação/tratamento.

A medicina é uma das muitas áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura das doenças humanas e animais num contexto médico.

Ações de saúde pública e ambiental, incluindo a saúde animal, promoção, prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à integridade e bem-estar animais, além do controlo de sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano e animal compreendem a área da medicina da responsabilidade do profissional de saúde médico veterinário.

Em Portugal, a saúde oral, higiene, integridade dentária, a sua limpeza e profilaxia compreendem a área da medicina da responsabilidade do Médico Dentista, que é um profissional da saúde capacitado na área de odontologia, e apesar de ter um âmbito de acção semelhante, não deve ser confundido com o Médico estomatologista. Porém no Brasil, à medicina dentária ou odontologia e medicina são profissões distintas, porém muito semelhantes, pois ambas possuem prerrogativa médica de atuação clínica e cirúrgica.

Em Portugal o curso de medicina é oferecido a nível de pós-graduação, sendo necessário como pré-requisito, antes o indivíduo ter se graduado em alguma licenciatura (3 a 4 anos) em áreas que envolvem a saúde como biologia, enfermagem, farmácia, entre outras e após se ingressar no mestrado em medicina (3 anos) ou fazer o mestrado integrado em medicina que permite o ingresso em uma licenciatura (3 anos) que vai envolver matérias básicas de biologia geral e saúde e após isso, o mestrado (3 anos).



Funções em algumas das oportunidades (Resumo Geral):
- Assegurar a prestação de cuidados de higiene e conforto (barba, pele, unhas, cabelo, boca, vestes) aos utentes, sob orientação do pessoal de enfermagem e outros técnicos de saúde, promovendo sempre que possível a sua autonomia;
- Assegurar o posicionamento dos utentes para prevenção de úlceras de pressão;
- Proceder à higiene e limpeza do interior dos quartos;
- Fazer as camas, mudar as roupas e arrumar os quartos;
- Apoiar os utentes no levantar e deitar na cama, na marcha, nas transferências e no wc;
- Colocar e retirar arrastadeiras, urinóis e fraldas nos casos indicados;
- Auxiliar nas tarefas de alimentação no sector respetivo, nomeadamente, preparar refeições ligeiras e distribuir dietas, do regime geral e terapêuticas;
- Colaborar na alimentação a utentes dependentes;
- Proceder ao acompanhamento e transporte de doentes em camas, macas, cadeiras de rodas ou a pé dentro e fora da instituição;
- Ajudar nas tarefas de recolha de material para análise;
- Preparar e lavar o material dos serviços técnicos;
- Transportar e distribuir as balas de oxigénio e os materiais esterilizados pelos serviços de auxiliar de ação direta;
- Zelar pela manutenção do material utilizado nos cuidados prestados aos doentes;
- Colaborar na arrumação e distribuição de roupas lavadas e recolha de roupas sujas e suas entregas;
- Assegurar o serviço externo e interno de transporte de medicamentos e produtos de consumo corrente, necessários ao funcionamento dos serviços;
- Colaborar com os serviços do Cliente na realização dos trâmites administrativos relacionados com as suas atividades;
- Proceder à limpeza das macas nos respetivos locais de trabalho;
- Assegurar a manutenção das condições de higiene nos respetivos locais de trabalho. 
 

Condições em algumas oportunidades:

- Contrato;
- Remuneração acima da média do setor (900€ + SA + Extra de turno);  
 

As oportunidades são para auxiliar de ação médica onde terá de desempenhar funções como acompanhamento e transporte do utente em macas, cadeiras de rodas ou a pé dentro e fora das salas de exame. Deve colaborar no apoio directo ao utente, lavar e preparar material a utilizar nas diferentes técnicas ou exames, preparar material para esterilização, colaborar na receção de material esteriliza e no seu acondicionamento, zelar pela manutenção desse material. O auxiliar de ação médica deve ainda proceder à receção e arrumação da roupa limpa, distribuir a roupa limpa dentro da unidade, assegurar o serviço de transporte de produtos de consumo, entre outros. Pode consultar vagas de emprego para auxiliares de saúde, aqui.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.