CP: Novas oportunidades para novos colaboradores do 12º ano ao ensino superior

A empresa Comboios de Portugal é uma empresa de transporte ferroviário.


Tradicionalmente e desde a sua fundação, a CP separou completamente os seus serviços de médio curso dos de longo curso, na terminologia da companhia, para além dos de proximidade. Na atualidade, a divisão é mais flexível, pois existem serviços com ligação entre os comboios de médio curso e longo curso, e também comboios de longo curso que admitem certos passageiros de médio curso entre cidades próximas.

As linhas interurbanas de Longo Curso são serviços não subvencionados, que geralmente incluem grandes prestações de bordo como cafetaria, classe preferencial, restauração em assento ou a emissão de filmes. O nome de cada um destes serviços indica normalmente as prestações e o tipo de comboio, embora às vezes existam diferenças dentro de serviços com o mesmo nome.

O Alfa Pendular é o serviço premium da CP e é efetuado pelas automotoras elétricas da Série 4000, com capacidade de pendulação, que possibilita uma velocidade máxima de 220 km/h. 
O Intercidades é o serviço rápido da CP que liga as principais cidades do país. Estes serviços são efectuados com composições Locomotiva + Carruagens (Série 5600 com carruagens Corail ou Sorefames Modernizadas) possibilitando assim uma maior flexibilidade consoante a procura. A velocidade máxima deste serviço é 200 km/h.

A única excepção é na ligação Casa Branca - Beja onde o serviço é prestado com recurso a automotoras diesel da Série 0450 cujos interiores foram modificados para esta tipologia de serviço. A sua velocidade máxima é de 120 km/h.


Funções a exercer em algumas das vagas nesta área:
  • Executar a manutenção ou reparação de material circulante ferroviário; instalar, ensaiar, conservar e reparar diversos tipos de instalações e circuitos elétricos e seus componentes, aparelhos elétricos, eletromecânicos e máquinas elétricas rotativas;
  • Executar a manutenção de material circulante ferroviário; montar, instalar, controlar, ensaiar, conservar e reparar instalações, aparelhos e equipamentos elétricos e eletrónicos e, em geral, aparelhos elétricos ou com componentes eletrónicos;
  • Manutenção ou reparação de material circulante ferroviário; para instalar, ensaiar, conservar e reparar diversos órgãos, detetar avarias, reparar, regular, afinar, ensaiar, montar e conservar vários tipos de máquinas, motores e outros conjuntos mecânicos do material circulante ferroviário, motor e rebocado;


Requisitos em algumas das vagas geralmente encontradas na área:
  • Formação profissional em Mecânica, Eletromecânica, Eletrotecnia, Mecatrónica, Eletrónica (nível III); conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas elétricos; segurança e higiene no trabalho; experiência profissional; preferência a formação ao nível do 12º ano.
  • Formação profissional em eletrónica (nível II); conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas eletrónicos; Segurança e higiene no trabalho; Experiência profissional; Preferência a formação ao nível do 12º ano.
  • Formação profissional em eletromecânica (nível II); conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas elétricos; segurança e higiene no trabalho; experiência profissional; preferência a formação ao nível do 12º ano.
  • Formação profissional em mecanotecnia (nível II); conhecimento de trabalhos de desmontagem e montagem de equipamentos mecânicos, de recuperação e montagem de componentes e de desenho técnico; conhecimentos de pneumática; segurança e higiene no trabalho; dá-se preferência a quem possua habilitações ao nível do 12º ano ou equivalente e experiência profissional.


Em 2019 a CP transportava cerca de 145 milhões de passageiros. Até Janeiro de 2020 encontrava-se dividida em diferentes áreas de negócio. Poderá consultar todas as oportunidades no site oficial desta empresa, ou alternativamente aqui.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.