Auxiliares de Ação Educativa procuram-se e oferecem salários de 985€/mês em alguns casos - Última Hora

Algumas instituições de ensino encontram-se a procurar auxiliares com alguma urgência.


Poderão ser seus objetivos neste cargo estimular as capacidades de cada criança e favorecer a sua formação e o desenvolvimento equilibrado de todas as suas potencialidades, contribuir para a estabilidade e segurança afetivas da criança, favorecer a observação e a compreensão do meio natural e humano para melhor integração e participação da criança, desenvolver a formação moral da criança e o sentido da responsabilidade, associado ao da liberdade, fomentar a integração da criança em grupos sociais diversos, complementares da família, tendo em vista o desenvolvimento da sociabilidade, desenvolver as capacidades de expressão e comunicação da criança, assim como a imaginação criativa, e estimular a actividade lúdica, incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde pessoal e coletiva e proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança. Poderá consultar as oportunidades numa instituição de ensino perto de si a recrutar, ou aqui.


Oferecem em algumas das oportunidades:
- Tipo de Contrato: A Termo Certo (12 meses);
- Vencimento: 985€;
- Horário rotativo entre as 07h30-18h30 (6h dia com pausas de 2ª feira a 6ª feira);
- Dias de descanso semanal fixos: sábado e domingo;


Requisitos obrigatórios em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
- 9º ou 12º ano de escolaridade
- Experiência profissional (Preferencial)


Perfil para algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
- Apetência para trabalhar e interagir com crianças;
- Formação como Auxiliar ou semelhantes (valorizado);
- Experiência comprovada em infantário.
- Valorização de experiência em creche e/ou berçário.
- Polivalência e versatilidade (Limpeza e higienização dos vários espaços, outros serviços);
- Elevado sentido de responsabilidade e organização;
- Dinâmico(a) e boa capacidade de comunicação;
- Responsável
- Sentido de responsabilidade;
- Capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal;
- Gosto pelo trabalho em equipa;
- Disponibilidade imediata.
- Com capacidade de trabalho autónomo em contexto de sala
- Pontual e assídua/o 
- Ser afetiva/o, com bom relacionamento interpessoal
- Ser proativa/o
- Boa capacidade de trabalhar em equipa, num ambiente multicultural;


Funções a exercer em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
- Acompanhar, vigiar e auxiliar os alunos do 1º ciclo ao 3º ciclo na sua rotina diária, nomeadamente: espaços de recreio, refeições, visitas de estudo, entre outras atividades;
- Vigiar os alunos durante os intervalos letivos e nas salas de aula sempre que necessário;
- Colaborar com os trabalhadores Docentes;
- Vigiar os espaços do Externato, fazendo o controlo de entradas e saídas dos alunos;
- Acompanhar, vigiar e apoiar os alunos nas Atividades Extracurriculares;
- Assegurar o asseio das instalações, materiais e equipamentos.
- Acompanhar as crianças em visitas de estudo e excursões;
- Acompanhar e apoiar as crianças no desenvolvimento de atividades pedagógicas;
- Estimular o convívio como forma de integração social;
- Preparar a transição integral pelas diversas etapas do seu percurso educativo;
- Colaborar com as famílias na promoção de atitudes relacionadas com a higiene e a saúde das crianças;
- Sinalizar necessidades educativas e proceder ao seu encaminhamento adequado.
- Vigiar e orientar as crianças, garantindo a sua segurança e bem-estar;
- Assegurar as condições de higiene e organização do local e dos materiais. 
- Atender e encaminhar alunos e encarregados de educação;
- Ajudar as crianças na hora do almoço (pode ter só de vigiar e atuar em caso de mau comportamento, mas também pode ter de dar a comida a crianças mais novas);
- Apoiar nas rotinas de higiene e descanso das crianças;
- Promover o desenvolvimento global das crianças organizando diversas atividades que, simultaneamente, as ocupam e incentivam o desenvolvimento físico, psíquico e social.


Em Portugal, a Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) estabelece nos seus artigos 6.º a 8.º que o ensino básico é universal e gratuito, com uma duração de nove anos escolares, sendo obrigatória a frequência para as crianças entre os 6 e os 15 anos de idade.

Constitui a primeira parte da educação escolar, à qual se seguem o ensino secundário e o superior.

As escolas públicas onde é realizado o ensino básico, têm a designação genérica de escola básica, existindo várias tipologias, de acordo com os níveis de estudos aí ministrados.

A educação pré-escolar é facultativa e destina-se às crianças com idades compreendidas entre os três anos e a idade de ingresso no ensino básico. Através da Lei n.º 85/2009 de 27 de agosto, a educação pré-escolar das crianças a partir dos cinco anos de idade tornou-se universal, ficando o Estado obrigado a garantir uma rede de estabelecimentos que permita a inscrição de todas as crianças abrangidas.

A rede de educação pré-escolar é constituída por instituições próprias, de iniciativa da administração central, regional ou local e de outras entidades, coletivas ou individuais, designadamente associações de pais e de moradores, organizações cívicas e confessionais, organizações sindicais e de empresa e instituições de solidariedade social.

O estabelecimentos públicos de educação pré-escolar são designados "jardins-de-infância". Os jardins-de-infância podem funcionar em separado ou anexos a escolas do ensino básico.

Este cargo é para pessoas que têm facilidade em lidar com crianças. O cargo de monitor de creche exige muito também de um bom desenvolvimento educacional, porque é na primeira infância que a criança desenvolve os principais traços de sua personalidade e carácter.es e outros profissionais da educação nas atividades praticadas no estabelecimento de ensino.



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