Última Hora - Função Pública com novos concursos onde os salários são acima de 1200€

Novas oportunidades em aberto na função pública portuguesa.


A administração pública (ou gestão pública) define se como o poder de gestão do Estado, no qual inclui o poder de legislar e tributar, fiscalizar e regulamentar, através de seus órgãos e outras instituições; visando sempre um serviço público efetivo. A administração se define através de um âmbito institucional-legal, baseada na Constituição, leis e regulamentos. Poderá encontrar uma seleção com os procedimentos mais pertinentes em  pesquisando por "OE2022".


A Administração Pública Portuguesa pode ser categorizada em três grandes grupos, de acordo com a sua relação com o Governo:
  • Administração direta do Estado;
  • Administração indireta do Estado;
  • Administração autônoma.


A administração direta do Estado reúne todos os órgãos, serviços e agentes do Estado que visam à satisfação das necessidades coletivas. Este grupo pode ser divido em:

  • Serviços centrais - serviços com competência em todo o território nacional (exemplo: Direção-Geral de Administração Interna);
  • Serviços periféricos - serviços regionais com zona de ação limitada a uma parcela do território nacional (exemplo: Direção Regional de Educação do Algarve).

Algumas das oportunidades são para técnicos superiores, exemplos de funções a exercer sendo um Técnico Superior:
  • Gerir o equipamento áudio, vídeo e tecnologias de informação associadas;
  • Organizar e manter os materiais audiovisuais dos diversos Auditórios e da Sala dos Atos;
  • Gerir os recursos audiovisuais e multimédia nas diversas atividades;
  • Gerir o aluguer de equipamento audiovisual e multimédia;
  • Assegurar a manutenção e gestão do equipamento multimédia;
  • Aconselhar a aquisição/reparação de materiais essenciais à operacionalização, bom funcionamento dos espaços e realização dos eventos;
  • Propor a aquisição de todo o tipo de hardware e software e tecnologias de audiovisual e multimédia tendo em conta os seguintes aspetos: avaliação de necessidades, recolha de orçamentos, apoio ao processo de adjudicação, verificação, instalação e testes;
  • Emissão de pareceres sobre atualizações tecnológicas para som, imagem em movimento e luz;
  • Pesquisar soluções e propor a introdução de novas tecnologias consideradas pertinentes e que podem resultar em crescente benefício da comunidade nos domínios do audiovisual e multimédia;
  • Prestar apoio técnico e logístico a todos os eventos que decorram no Cine-Teatro Garrett: gravação, edição, montagem e authoring para DVD-Vídeo;
  • Criar, gerir e atualizar os conteúdos audiovisuais;


Caracterização do posto em algumas oportunidades que geralmente podem ser encontradas na área (Ensino Superior):

  • Dar apoio na oficina de design os alunos no fabrico dos seus protótipos e maquetes;
  • Zelar pelo funcionamento da oficina no que toca à operação, manutenção e conservação de maquinaria existente, bem como de ferramentaria auxiliar;
  • Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurança, de forma a prevenir riscos na Oficina de Design;
  • Acompanhar o processo de aquisição de matérias-primas, consumíveis, peças e equipamentos para a oficina de design, bem como controlar a qualidade das matérias-primas recebidas;
  • Realizar inventários de materiais, peças e equipamentos/maquinaria do curso;
  • Operar máquinas para trabalhar madeira, metais, polímeros e cerâmica;
  • Programar e operar máquinas CNC;
  • Colaborar no desenvolvimento de estudos e projetos de adaptação de sistemas e equipamentos para melhoria da sua eficiência e prevenção de avarias;
  • Supervisionar a requisição de pequenas ferramentas manuais e elétricas e maquinaria da oficina de Design.
  • Zelar pelo bom funcionamento dos equipamentos, detetar e diagnosticar anomalias.
  • Identificar necessidades de material e ferramentas de apoio à oficina de design e utilizar os procedimentos adequados com vista à sua reposição;
  • Operar maquinaria de impressão 2D de pequeno e grande formato, maquinaria de vinil corte, maquinaria de impressão 3D, bem como proceder à gestão e substituição dos seus consumíveis.
  • Dar apoio ao curso na organização de exposições e outros eventos.
  • Assegurar a organização e execução de atividades inerentes ao curso de design;
  • Colaborar no design gráfico para a difusão, apresentação e identificação dos eventos institucionais, através dos equipamentos e instrumentos aplicáveis disponíveis na sua área de atuação;
  • Executar outras tarefas conforme necessidade do serviço e orientação superior, entre outras que lhe possam ser exigidas dentro das suas competências e no âmbito do conteúdo funcional de técnico superior, às quais corresponde o grau de complexidade 3.
  • Desenvolvimento de tarefas e atividades ao nível da programação, reprogramação financiamentos pelos investimentos da Componente 1 do PRR, analisar o progresso físico e financeiro dos investimentos da mesma componente, proceder à análise documental, tendo em vista a realização das verificações administrativas dos investimentos financiados, apoiar ao nível técnico e acompanhar a implementação das Reformas da Componente 1 do PRR e analisar e responder aos pedidos de pagamento e encaminhamento dos mesmos para a unidade orgânica competente para efeitos de processamento; assegurar o fornecimento de elementos necessários às atividades de monitorização e avaliação das operações.
  • Em complemento, o candidato deverá ter experiência profissional em contabilidade pública (orçamental e patrimonial), gestão financeira, acompanhamento de projetos cofinanciados e domínio na utilização das plataformas: DGO (SIGO, Serviços Online), Balcão 2020/Balcão dos Fundos e Plataformas de Gestão Documental; elevadas capacidades de organização e planeamento, e elevado sentido de responsabilidade, capacidade de trabalho em equipa e de partilha de tarefas, facilidade de utilização de ferramentas informáticas, nomeadamente, Excel.
  • Participar na definição e implementar a política de gestão de recursos humanos;
  • Assegurar a gestão previsional dos recursos humanos do INEM, I. P., através de adequados instrumentos de planeamento e controlo de gestão;
  • Gerir o sistema de carreiras e de avaliação de desempenho dos trabalhadores do INEM, I. P.;
  • Organizar e assegurar a gestão administrativa dos recursos humanos do INEM, I. P., incluindo o controlo de assiduidade, as férias e o processamento de remunerações;
  • Promover o cumprimento dos regulamentos internos e demais legislação aplicável à gestão dos recursos humanos, garantindo a sua coordenação e harmonização global;
  • Assegurar as atividades inerentes ao recrutamento, seleção e acolhimento dos trabalhadores;
  • Identificar as necessidades de formação e de desenvolvimento de competências dos trabalhadores.
  • Colheita de produtos biológicos nomeadamente sangue periférico e/ou microbiológicos;
  • Assegurar, quando necessário, a ligação com os serviços hospitalares/clínicos;
  • Validação de parâmetros analíticos em sistema informático;
  • Desenvolvimento de atividades ao nível da patologia clínica, imunologia, hematologia clínica, genética e saúde pública, através do estudo, aplicação e avaliação das técnicas e métodos analíticos próprios, com fins de diagnóstico e de rastreio;
  • Participar na manutenção da garantia da Qualidade dos procedimentos do serviço;
  • Assegurar o aprovisionamento e manutenção dos materiais e equipamentos do serviço, participando no planeamento das necessidades e integrando as respetivas comissões de análise e escolha;
  • Integrar júris de concursos, dentro da sua área de atividade.


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