Metro de Lisboa procura pessoal para as suas equipas nas mais diversas áreas - Última Hora

Metro de Lisboa encontra-se a procurar pessoal nas mais diversas áreas.


O Metropolitano de Lisboa, é o sistema de metropolitano da cidade de Lisboa. Desde 1888 que se pensava em construir um sistema de caminhos de ferro subterrâneo na cidade de Lisboa. Em Portugal existem a bitola ibérica, utilizada pela Infraestruturas de Portugal (IP), com 1 668 mm de largura; a bitola internacional, com 1 435 mm de largura, utilizada pelo Metropolitano de Lisboa, pelo Metro do Porto, pelo Elevador do Bom Jesus em Braga, e pelos elétricos do Porto; a bitola métrica, com 1 000 mm de largura, existe em linhas de montanha no norte de Portugal, também pertencentes à IP; e a bitola dos elétricos de Lisboa, com novecentos mm de largura, utilizada pela Companhia de Carris de Ferro de Lisboa. No norte de Portugal existem algumas vias vias algaliadas, com a bitola ibérica e a bitola métrica. A maioria das linhas-férreas é formada por dois carris paralelos geralmente feitos de aço, dispostos perpendicularmente sobre travessas de madeira ou betão assentes em balastro. As rodas dos trens ou comboios se encaixam nos trilhos, mantidos a uma distância específica constante, chamada bitola. A função das travessas é manter os carris na mesma bitola, para evitar distâncias irregulares. Acidentes provocados pela saída das rodas dos carris são chamados descarrilamentos.

O percurso das ferrovias é pontuado por estações, gares, ou terminais, dispostos em locais estratégicos, como concentrações populacionais (cidades, vilas, povoados) ou de produção (fazendas, indústrias, portos).

A circulação das composições que fazem serviço no Metropolitano de Lisboa é feita exclusivamente em ferrovia pesada em canal exclusivo, ou seja, sem partilha de via com outros serviços, e rigorosamente isolado, ou seja, sem passagens de nível nem qualquer acesso pedonal, maioritariamente subterrâneo. A maior parte dos túneis albergam via dupla, sendo que alguns segmentos apresentam as duas vias em galerias separadas. Uma passagem em nível é uma interseção onde uma linha férrea cruza uma estrada ou caminho, ou em raras situações uma pista de aeroporto, no mesmo nível, em oposição à linha férrea que atravessa por cima ou por baixo usando um viaduto ou túnel. O termo também se aplica quando uma linha de metro leve com direito de passagem separado ou via reservada cruza uma estrada da mesma maneira. Poderá obter mais informações no site oficial do Metro de Lisboa, ou alternativamente aqui.


Funções a exercer em algumas oportunidades na área (Apanhado Geral Sumário das oportunidades geralmente encontradas na área):

  • Entre as funções a desempenhar destaca-se a realização de consultas de clínica geral, a resolução de situações de doença súbita, o seguimento de doentes crónicos, a prescrição de receitas e de exames auxiliares de diagnóstico. Inclui-se ainda neste âmbito o aconselhamento médico sobre práticas de saúde, a realização de rastreios preventivos regulares e o acompanhamento de situações de baixa por doença.
  • Fiscalizar a realização de trabalhos de construção civil, assegurando o cumprimento dos projetos e cadernos de encargos, procedendo nomeadamente à análise e verificação de projetos, do plano de trabalhos, cronograma financeiro e mapa de mobilização de meios humanos e equipamentos, colaborando ativamente em vistorias e na receção provisória e definitiva de obras. Deverá, ainda assegurar o controlo de peças desenhadas, a gestão de alterações de trabalhos e de pedidos de esclarecimentos, aprovação de materiais e de subempreiteiros. 
  • Realização de ações de manutenção preventiva/programada e corretiva (serviço de intervenção imediata/piquete), garantindo as condições de operacionalidade dos equipamentos da rede elétrica e seus equipamentos de média tensão (60/30/10kV), baixa tensão, rede/quadros/retificadores de tração (750Vcc) e controlo, em subestações (30kV), postos de transformação (10kV), quadros de baixa tensão e instalações gerais de baixa tensão, respeitando os procedimentos no âmbito da Qualidade, Segurança e Ambiente.
  • Colaborar na elaboração e revisão de projectos de via-férrea, bem como no planeamento e acompanhamento de empreitadas de via.
  • Execução de ações de manutenção preventiva e corretiva, garantindo as condições de operacionalidade dos equipamentos e seus componentes, efetuando intervenções de natureza elétrica ou mecânica, respeitando os procedimentos no âmbito da Qualidade, Segurança e Ambiente.
  • Abertura e encerramento das estações, controlo de acessos e vigilância e supervisão das instalações e dos equipamentos;
  • Informação e assistência aos clientes na utilização do sistema de transportes e venda e controlo local de títulos de transporte;
  • Prestar apoio operacional à circulação.


Os candidatos na área deverão geralmente satisfazer as seguintes condições (Apanhado Geral Sumário das oportunidades geralmente encontradas na área):
  • 12º Ano de escolaridade, com formação profissional na área de Construção Civil, Preparador de Obra ou Medidor Orçamentista;
  • Domínio de Desenho Técnico e de Medição de Construção Civil;
  • Experiência profissional mínima de 3 anos, nos últimos 5 anos, em funções de fiscalização de obras de construção civil em âmbito multidisciplinar, sendo preferencial experiência em obras ferroviárias subterrâneas, hospitais ou outras equiparadas;
  • Formação em Normas de Segurança e de Ambiente em obra;
  • Conhecimentos de informática na ótica do utilizador de Microsoft Office (Word, Excel) e de Autocad;
  • Conhecimentos do Código de Contratação Pública, aplicados à Fiscalização de Obras Públicas (preferencial);
  • Conhecimentos de inglês falado e escrito;
  • Facilidade de adaptação a novas situações e boa capacidade de trabalho em equipa;
  • Disponibilidade total para trabalhar em regime noturno, ou por turnos;
  • Carta de condução de veículos ligeiros de passageiros.
  • 12º Ano de escolaridade ou formação profissional equivalente na área de eletrotecnia;
  • Experiência comprovada, no mínimo de 2 anos, em de trabalho, de manutenção e reparação de avarias, em redes/equipamentos de média tensão (10kV/250kVA) e quadros/equipamentos de baixa tensão e controlo;
  • Capacidade para ler e interpretar esquemas e diagramas elétricos, normas e instruções técnicas;
  • Capacidade de deteção e análise de avarias em redes/equipamentos de média tensão (10kV) e quadros/equipamentos de baixa tensão e controlo;
  • Experiência de utilização de aparelhos/equipamentos de medida;
  • Licenciado em medicina, com especialidade em medicina geral e familiar ou medicina interna, reconhecida pela Ordem dos Médicos.
  • Experiência superior a 4 anos no âmbito da especialidade;
  • Proatividade, dinamismo, espírito de equipa e orientação para a concretização de objetivos;
  • Disponibilidade de horários de 12 horas semanais.


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