Clínicas e Hospitais Privados procuram pessoal para reforçar os seus quadros

Várias Instituições de Saúde encontram-se neste momento a procurar pessoal para reforçar as suas equipas.


O sistema de saúde em Portugal é caracterizado por três sistemas coexistentes: o Serviço Nacional de Saúde (SNS), os regimes de seguro social de saúde especiais para determinadas profissões (subsistemas de saúde) e os seguros de saúde privados. O SNS também mantém convenções com entidades privadas para a prestação complementar de cuidados de saúde aos seus utentes.

O SNS caracteriza-se por ser nacional, universal, geral e gratuito. É nacional uma vez que deve ter uma cobertura de âmbito nacional, apesar de na prática apenas cobrir Portugal continental. É universal, uma vez que todos os cidadãos Portugueses e todos os residentes apátridas e estrangeiros em condições de reciprocidade, têm acesso ao mesmo. É geral, uma vez que compreende toda a gama de cuidados de saúde primários e diferenciados, incluindo a vigilância e promoção da saúde, a prevenção da doença, o diagnóstico e tratamento de doentes e a reabilitação médica e social. É gratuito, uma vez que o sistema é financiado inteiramente pelo Estado através da tributação geral, sendo os cuidados de saúde tendencialmente gratuitos para os utentes. Apesar disso, são cobradas taxas moderadoras, que não se destinam tanto a financiar o sistema, mas sobretudo a limitar o acesso desnecessário a certos serviços (ex.: evitar que uma pessoa com um pequeno corte num dedo se dirija ao serviço de urgência médico-cirúrgica de um hospital em vez de dirigir ao serviço de urgência básica da sua área de residência.)

O sistema é administrado pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e por cinco administrações regionais de saúde (ARS). A ACSS é responsável pela gestão central dos recursos financeiros, humanos, de equipamento e de instalações do SNS, bem como pelo estabelecimento de políticas, planos, regulamentos e normas de saúde. As ARS são responsáveis pela prestação de cuidados de saúde às populações de cada uma cinco das regiões de saúde (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), bem como pela execução regional do plano nacional de saúde.

Em contradição com o que está disposto na Constituição, na lei geral e até na sua própria designação, o SNS não é realmente um serviço de âmbito nacional, uma vez que apenas cobre Portugal continental. Nunca foi implementada a extensão do sistema às regiões autónomas prevista - com a devida adaptação às respetivas autonomias políticas e administrativas - pela Lei de criação do SNS. Ao invés disso, as regiões autónomas dos Açores e da Madeira procederam à criação de serviços regionais de saúde (SRS) separados do SNS, sob a gestão dos respetivos governos regionais. Pode consultar todas as vagas de emprego que existem para auxiliares de saúde, em  pesquisando por "Saúde".



Funções em algumas das oportunidades (Resumo Geral):
- Assegurar a prestação de cuidados de higiene e conforto (barba, pele, unhas, cabelo, boca, vestes) aos utentes, sob orientação do pessoal de enfermagem e outros técnicos de saúde, promovendo sempre que possível a sua autonomia;
- Assegurar o posicionamento dos utentes para prevenção de úlceras de pressão;
- Proceder à higiene e limpeza do interior dos quartos;
- Fazer as camas, mudar as roupas e arrumar os quartos;
- Apoiar os utentes no levantar e deitar na cama, na marcha, nas transferências e no wc;
- Colocar e retirar arrastadeiras, urinóis e fraldas nos casos indicados;
- Auxiliar nas tarefas de alimentação no sector respetivo, nomeadamente, preparar refeições ligeiras e distribuir dietas, do regime geral e terapêuticas;
- Colaborar na alimentação a utentes dependentes;
- Proceder ao acompanhamento e transporte de doentes em camas, macas, cadeiras de rodas ou a pé dentro e fora da instituição;
- Ajudar nas tarefas de recolha de material para análise;
- Preparar e lavar o material dos serviços técnicos;
- Transportar e distribuir as balas de oxigénio e os materiais esterilizados pelos serviços de auxiliar de ação direta;
- Zelar pela manutenção do material utilizado nos cuidados prestados aos doentes;
- Colaborar na arrumação e distribuição de roupas lavadas e recolha de roupas sujas e suas entregas;
- Assegurar o serviço externo e interno de transporte de medicamentos e produtos de consumo corrente, necessários ao funcionamento dos serviços;
- Colaborar com os serviços do Cliente na realização dos trâmites administrativos relacionados com as suas atividades;
- Proceder à limpeza das macas nos respetivos locais de trabalho;
- Assegurar a manutenção das condições de higiene nos respetivos locais de trabalho. 
 

Condições em algumas oportunidades:

- Contrato;
- Remuneração acima da média do setor (915 euros + SA + Extra de turno);  
 

Compete ao auxiliar de ação médica desempenhar funções como acompanhamento e transporte do utente em macas, cadeiras de rodas ou a pé dentro e fora das salas de exame. Deve colaborar no apoio directo ao utente, lavar e preparar material a utilizar nas diferentes técnicas ou exames, preparar material para esterilização, colaborar na receção de material esteriliza e no seu acondicionamento, zelar pela manutenção desse material. O auxiliar de ação médica deve ainda proceder à receção e arrumação da roupa limpa, distribuir a roupa limpa dentro da unidade, assegurar o serviço de transporte de produtos de consumo, entre outros.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.