IKEA com salários de entrada a 1000€ encontra-se a reforçar a sua equipa - Última Hora

Novas oportunidades em aberto no IKEA em aberto para exercer funções nas mais diversas áreas.


O IKEA foi fundada em Älmhult, Suécia no ano de 1943 por Ingvar Kamprad, então com 17 anos. O nome da companhia é um acrónimo composto pelas primeiras letras de seu nome seguido das primeiras letras dos nomes da herdade onde nasceu e da aldeia em que cresceu: Ingvar Kamprad Elmtaryd Agunnaryd.  Originalmente, o IKEA vendia canetas, carteiras, molduras para fotos, mesas, relógios, jóias ou praticamente qualquer coisa que Kamprad acreditava que poderia vender a baixo preço. 

Em 1958 Kamprad abriu a primeira loja de móveis da IKEA, em Älmhult. A Suécia vivia um período de prosperidade, sob a influência da política social-democrata do Estado de bem-estar social liderada por Per Albin Hansson. Os suecos tinham dinheiro suficiente para uma casa e para os móveis. Ainda hoje, os suecos dizem: "Per Albin Hansson deu casa ao povo, Ingvar Kamprad mobilou-a".

Nesta primeira loja, Kamprad pôs em prática muitas das políticas que hoje são correntes nas actuais lojas IKEA de todo o mundo: Um catálogo com preços garantidos por um período de um ano, móveis entregues para serem montados pelo cliente, o que os torna mais baratos e fáceis de transportar: o cliente monta-os em sua casa. Em vez de números de referência, a IKEA usa nomes para os seus artigos e mantém uma lanchonete em cada loja: "estômagos vazios não compram móveis".

Nos princípios dos anos 60 a IKEA angariou muitos inimigos: os produtores suecos de móveis procuraram liquidar este novo competidor. Os fornecedores foram intimidados: se não boicotassem a IKEA seriam boicotados. Boicotada pelos fornecedores, a IKEA apesar de ter muitos clientes, não conseguia satisfazer a procura. Em 1961, coincidentemente, a associação de produtores de móveis da Polônia procurava parceiros com anúncios em jornais suecos. 

A Polónia tornou-se um dos maiores fornecedores de móveis da IKEA (actualmente é o segundo maior, depois da China). Os baixos salários poloneses tornaram os preços da IKEA ainda mais competitivos.


Funções em algumas oportunidades nesta área no geral:

• Foco nos parâmetros de encomenda, na encomenda de produtos e nas verificações de disponibilidade, bem como aconselhar (coaching) outros
colaboradores para assegurar a utilização correta dos procedimentos de encomenda e assegurar a disponibilidade de stock suficiente para dar resposta às necessidades dos clientes.
• Assegurar e manter a disponibilidade de produtos e tomar ações em conjunto com os colegas da equipa comercial para minimizar o impacto dos problemas de disponibilidade ao cliente.
• Apoiar as ações da equipa comercial na loja para assegurar a liquidação total de produtos, iniciar atempadamente as vendas de novos produtos e implementar planos de vendas, tais como promoções, para aumentar o volume de negócios.
• Trabalhar com o responsável direto para efetuar qualquer ajuste necessário ao departamento de vendas.
• Maximizar a eficiência do fluxo de produtos, assegurando que a previsão operacional da loja está em linha com os parâmetros de encomenda e as capacidades do espaço de venda.
• Manter a orientação para o cliente e abordá-lo ativamente para que se sinta bem-vindo, incluindo tomar medidas com base nas suas perguntas e opiniões;
• Garantir que a tua área de responsabilidade está limpa, organizada, atrativa e convidativa. Garantes também que os produtos estão sempre em perfeitas condições e com o preço corretamente fixado;
• Tomar medidas para garantir a segurança em todos os momentos;
• Garantir a eficiência e as boas práticas operacionais de acordo com as rotinas.
• Realizas e controlas as atividades de manutenção preventiva, corretiva, ou de melhoria das instalações da loja, segundo os padrões de qualidade implementados;
• Tens responsabilidade pela gestão de pedidos de trabalho ou de cotação para fornecimento de material e serviços na área da manutenção;
• Realizas, segues e controlas todas as medidas necessárias para cumprir as normas legais e procedimentos da IKEA em matéria de manutenção e segurança; 
• És responsável por cumprir e controlar medidas de gestão de consumos energéticos. 


No mês de novembro de 2002, a empresa IKEA anunciou sua chegada a Portugal. A 22 de junho de 2004 abriu a primeira loja da firma na zona comercial de Alfragide, na Amadora, com um investimento de 3,5 milhões de euros para a campanha de lançamento. Na altura da inauguração, o armazém da Grande Lisboa foi o terceiro maior IKEA do mundo. Após a abertura do primeiro espaço comercial em solo português, seguiram-se quatro lojas mais em Loures, Loulé, Braga e Matosinhos, sendo esta última a maior da península Ibérica. No total, a IKEA Portugal emprega cerca de 2.500 colaboradores, recebe cerca de 14 milhões de visitas anualmente nas lojas físicas e 30 milhões online. Desde 2007, a companhia conta com uma fábrica de produção em Paços de Ferreira e emprega aproximadamente 1.700 pessoas.

Todas as lojas IKEA têm um restaurante que vende nomeadamente comidas típicas da Suécia e também estão à venda produtos de mercearia tais como chocolates, almôndegas, compotas, panquecas, salmão e bebidas diversas. Embora os pratos oferecidos sejam principalmente suecos, as lojas também costumam oferecer produtos locais, no caso de Portugal oferecem-se pastéis de nata e pratos de bacalhau. Poderá consultar as oportunidades no site oficial desta empresa ou alternativamente aqui.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.