Metro de Lisboa com oportunidades em aberto encontra-se a reforçar a sua equipa do 12º ano ao ensino superior

Novas oportunidades para exercer funções no Metro de Lisboa.


Em agosto de 1955 iniciou-se a construção dos troços Jardim Zoológico - Marquês de Pombal (2,8 km) e Entre Campos - Marquês de Pombal (2,7 km). Ambos se intersectavam na Marquês de Pombal, onde seria criado o famoso Y da Rotunda, de onde partia um tronco comum, Marquês de Pombal - Restauradores (1,1 km).  

Marquês de Pombal (Rotunda até 1998) é uma estação dupla do Metro de Lisboa, onde se interligam duas linhas: a Azul e a Amarela. Situa-se no concelho de Lisboa, em Portugal, entre as estações Parque e Avenida, da Linha Azul, e Picoas e Rato, da Linha Amarela. O tempo máximo de circulação pedonal entre as duas estações é dado pela empresa como 3 min. 17 s. É uma das onze estações pertencentes à rede original do Metro de Lisboa, inaugurada a 29 de dezembro de 1959, com a particularidade de ser, à data, a única estação de interface da rede.

Foi inaugurada a 29 de dezembro de 1959. O projeto arquitetónico original é da autoria dos arquitetos Francisco Keil do Amaral e Falcão e Cunha, e as intervenções plásticas da pintora Maria Keil. Em 15 de julho de 1995, no âmbito da desconexão do entroncamento de vias aí existente, foi concluída a remodelação completa da estação com base num projeto arquitetónico da autoria dos arquitetos José Santa-Rita e João Santa-Rita, e as intervenções plásticas dos escultores João Cutileiro e Charters de Almeida. A remodelação da estação implicou o prolongamento dos cais de embarque e a construção de um espaço de ligação à nova estação, da Linha Amarela.

Entre Campos é uma estação do Metro de Lisboa. Situa-se no concelho de Lisboa, em Portugal, entre as estações Cidade Universitária e Campo Pequeno da Linha Amarela. É uma das onze estações pertencentes à rede original do Metro de Lisboa, inaugurada a 29 de dezembro de 1959.

Esta estação está localizada na Av. da República, junto à Praça dos Heróis da Guerra Peninsular, possibilitando o acesso à Biblioteca Nacional e à Estação Ferroviária de Entrecampos da Infraestruturas de Portugal.

O projeto arquitetónico original (1959) é da autoria do arquiteto Falcão e Cunha e as intervenções plásticas da pintora Maria Keil. Em 15 de julho de 1973 foi concluída a ampliação da estação com base num projeto arquitetónico da autoria do arquiteto Dinis Gomes e as intervenções plásticas da pintora Maria Keil. A ampliação da estação implicou o prolongamento dos cais de embarque e a construção de um novo átrio. Em 11 de dezembro de 1993 foi concluída a remodelação completa da estação com base num projeto arquitetónico da autoria do arquiteto Sanchez Jorge e as intervenções plásticas do pintor e gravurista Bartolomeu Cid dos Santos e do designer e artista plástico José Santa-Bárbara. Após cerca de 9 meses de obra, no dia 29 de abril de 2022, foram inaugurados 3 novos elevadores no átrio sul da estação, um com ligação à superfície da Avenida da República e os outros 2 com ligação a cada uma das plataformas. Para além disso foram também modificadas as escadas da galeria de ligação à Estação Ferroviária de Entrecampos de forma a incluírem agora uma zona em rampa.


Funções a exercer em algumas oportunidades na área (Apanhado Geral das oportunidades geralmente encontradas na área):

  • Colaborar na elaboração e revisão de projectos de via-férrea, bem como no planeamento e acompanhamento de empreitadas de via. 
  • Manutenção preventiva e corretiva, garantindo as condições de operacionalidade dos equipamentos e seus componentes, efetuando intervenções de natureza elétrica ou mecânica, respeitando os procedimentos no âmbito da Qualidade, Segurança e Ambiente.
  • Assistência aos clientes e com o funcionamento das estações, respeitando os procedimentos em vigor
  • Abertura e encerramento das estações, controlo de acessos e vigilância e supervisão das instalações e dos equipamentos;
  • Informação e assistência aos clientes na utilização do sistema de transportes e venda e controlo local de títulos de transporte;
  • Prestar apoio operacional à circulação.
  • Emitir parecer e prestar assessoria sobre todas as questões de natureza jurídica, zelando pelo cumprimento das disposições normativas em geral e em especial daquelas relativas ao setor dos transportes;
  • Exercício do mandato judicial principalmente nas áreas do contencioso cível e administrativo.
  • Apoiar juridicamente a elaboração de procedimentos de formação de contratos, assim como elaborar ou validar as minutas contratuais e os outros títulos jurídicos de que derivem direitos e obrigações para a Organização;
  • Instruir processos do foro disciplinar e apoiar a organização no âmbito de inquéritos e de averiguações;


Os candidatos na área deverão geralmente satisfazer as seguintes condições (Apanhado Geral das oportunidades geralmente encontradas na área):
    • 12º Ano de escolaridade ou formação profissional equivalente na área de eletrónica (eletrónica e telecomunicações ou em eletrónica, automação e comando).
    • Experiência de trabalho em ambiente industrial em funções similares;
    • Capacidade para ler e interpretar esquemas e diagramas eletrónicos, normas e instruções técnicas;
    • Capacidade de detecção e análise de avarias;
    • Experiência de utilização de aparelhos/equipamentos de medida;
    • Conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
    • Conhecimentos de inglês falado e escrito;
    • Facilidade de adaptação a novas situações e capacidade de trabalho em equipa.
    • Licenciatura em Engenharia Civil com especialização em infraestruturas ferroviárias ou vias de comunicação;
    • Experiência profissional em obras ferroviárias, trabalhos de via e de construção civil; (preferencial)
    • Ter conhecimento de projeto de via para sistemas ferroviários, bem como da legislação portuguesa em vigor e da regulamentação aplicável;
    • Conhecimentos de AutoCAD e dos equipamentos específicos para os trabalhos de plataforma e via, de acordo com as melhores práticas atuais;
    • Preferencialmente com conhecimentos em inglês, falado e escrito;
    • Elevada capacidade de trabalho em equipa e de coordenação na sua competência técnica;
    • Elevado sentido de rigor, responsabilidade, iniciativa, sentido crítico e analítico;
    • Licenciatura em Direito e inscrição como Advogado;
    • Experiência profissional de pelo menos 3 anos (pós-estágio), em sociedade de advogados ou em entidade adjudicante, em especial nas áreas de Contratação Pública, Contencioso Cível e Administrativo, Direito do Trabalho e Responsabilidade Civil;
    • Motivação para fazer carreira num departamento jurídicoin house;
    • Proatividade e capacidade de trabalho em equipa;
    • Excelentes conhecimentos das ferramentas do MS Office;
    • Fluência da língua inglesa;
    • Atitudes e Comportamento orientados por elevados padrões de ética, rigor e lealdade, de acordo com o Código de Ética e de Conduta do ML.


                      A rede do Metropolitano de Lisboa dispõe ainda de uma vasta gama de títulos de transporte que permitem várias modalidades de transporte de passageiros. Para clientes que utilizam com pouca frequência os serviços prestados pelo Metropolitano de Lisboa, está disponível o cartão Navegante Ocasional, existindo ainda o cartão Navegante Personalizado para o carregamento de títulos mensais.Poderá obter mais informações no site oficial do Metro de Lisboa.



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