Finanças encontra-se a procura pessoal para integrar os seus quadros (12º ano a ensino superior) - Última Hora

Novos procedimentos por mobilidade agora em aberto na Autoridade Tributária e Aduaneira.


A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) é um organismo do Ministério das Finanças de Portugal, com início das suas atividades no dia 1 de Janeiro de 2012, e resulta da fusão da DGCI - Direção Geral dos Impostos (antiga Direção Geral das Contribuições e Impostos), a DGITA - Direção Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros e a DGAIEC - Direção Geral das Alfândegas e Impostos Especiais sobre o Consumo, sucedendo em todas as atribuições e competências destas Direções-Gerais, a qual passa a administrar os impostos, os direitos aduaneiros e os demais tributos em Portugal, bem como a exercer o controlo da fronteira externa da União Europeia e do território aduaneiro nacional.

As finanças são a gestão do dinheiro, principalmente em relação a empresas, organizações ou governos. Elas lidam com as questões de como um indivíduo, empresa ou governo adquire o dinheiro necessário - chamado capital no contexto da empresa - e como eles gastam ou investem esse dinheiro. As finanças, por norma, dividem-se pelas seguintes categorias principais: finanças corporativas, finanças pessoais e finanças públicas.

Ao mesmo tempo, o financiamento é sobre o "sistema" geral  - isto é, os mercados financeiros que permitem o fluxo de dinheiro, via investimentos e outros instrumentos financeiros, entre e dentro dessas áreas; esse "fluxo" é facilitado pelo setor de serviços financeiros.

Um foco principal nas finanças é, portanto, o gerenciamento de investimentos - chamado gerenciamento de dinheiro para indivíduos e gerenciamento de ativos para instituições - e o financiamento inclui as atividades associadas à negociação de valores mobiliários e corretagem de ações, banco de investimentos, engenharia financeira e gerenciamento de riscos

A Sede da AT é em Lisboa. A região de Lisboa é a mais rica do país, com um PIB PPC per capita de 26 100 euros (4,7% maior do que o PIB per capita médio da União Europeia). A sua área metropolitana é a vigésima mais rica do continente, com um PIB-PPC no valor de 58 mil milhões de euros, o que equivale a cerca de 35% do PIB-PPC total do país. Lisboa ocupa o 122.º lugar entre as cidades com maiores receitas brutas do mundo. A maioria das sedes das multinacionais instaladas em Portugal encontram-se na região de Lisboa, a nona cidade do mundo com maior número de conferências internacionais.


Caracterização dos Postos de Trabalho (Apanhado geral das oportunidades encontradas  - 12º ano):
  • Exercício de funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação dos órgãos e serviços, no âmbito das competências da Direção de Serviços de Formação (DSF) da AT:
  • Apoio e secretariado à DSF;
  • Registo de assiduidade e avaliação de formandos;
  • Tratamento de reclamações de formandos;
  • Registo e tratamento de expediente, faturas e ajudas de custo;
  • Registo de assiduidade dos trabalhadores da DSF;
  • Execução do inventário anual da DSF.
  • Apoio técnico ao som e imagem e fotografia
  • Apoio logístico a formações presenciais e eventos;
  • Preparação de salas de formação;
  • Apoio a formadores e formandos;
  • Registo de ações de formação;
  • Gestão de stocks de material;
  • Arquivo e elaboração do inventário anual.

Caracterização dos Postos de Trabalho (Apanhado geral das oportunidades encontradas  - Ensino Superior):
  • Exercício de funções consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e ou científica, que fundamentam e preparam a decisão, correspondentes ao conteúdo funcional de Técnico Superior, no âmbito das competências da Direção de Serviços de Instalações e Equipamentos, designadamente procedimentos relativos a assegurar a gestão e garante a segurança dos equipamentos, instalações e pessoal afetos à AT, como consta do artigo 27º da Portaria n.º 320-A/2011, de 30 de dezembro.


Requisitos Gerais: (Apanhado geral de oportunidades encontradas) 
  • Disponibilidade para trabalhar nos Serviços Centrais da AT – Autoridade Tributária e
  • Aduaneira, em Lisboa.
  • Capacidade de organização, análise critica, competência para trabalho em equipa,
  • autonomia e aptidão para se atingiram os objetivos previamente estabelecidos.


Mais informações e métodos de candidatura:
  • Poderá consultar todas as informações respetivas às mesmas e concorrer na Bolsa de Emprego Público, alternativamente poderá consultar os procedimentos aqui.

O Ministério das Finanças (MF) é o departamento do Governo de Portugal que tem por missão definir e conduzir a política financeira do Estado e as políticas para a Administração Pública.  Este ministério tem mantido quase sempre a mesma denominação, com exceção de alguns períodos limitados em que se chamou Ministério das Finanças e da Coordenação Económica (março-maio de 1974), Ministério da Coordenação Económica (maio-junho de 1974), Ministério das Finanças e do Plano (1980-1983) ou Ministério das Finanças e Administração Pública (2002-2011).


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.