Nokia com oportunidades abertas encontra-se a reforçar os seus quadros

Novas oportunidades para exercer funções na Nokia tanto em Portugal como no Estrangeiro.



A Nokia foi líder de mercado indiscutível e ininterruptamente, desde 1997 até 2012, sendo que em 2008 detinha aproximadamente 40% do mercado de telemóveis e smartphones . Em 2018, a Nokia empregava 102,761 pessoas, em 100 países, operava em mais de 150 e tinha receitas anuais de cerca de 12,73 mil milhões de euros. A empresa transaciona as suas ações na Helsinki Stock Exchange e na New York Stock Exchange, tendo sido considerada a 415.ª maior empresa mundial em 2016, de acordo com as suas receitas, pela Fortune Global 500. Faz ainda parte do índice Euro Stoxx 50.

Há diferentes tecnologias para a difusão das ondas eletromagnéticas nos telefones móveis, baseadas na compressão das informações ou na sua distribuição: na primeira geração (1G) (a analógica, desenvolvida no início da década de 1980), com os sistemas NMT e AMPS; na segunda geração (2G) (digital, desenvolvida no final da década de 1980 e início da década de 1990): GSM, CDMA e TDMA; na segunda geração e meia (2,5G) (uma evolução à 2G, com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adoção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos), presente nas tecnologias GPRS, EDGE, HSCSD e 1xRTT; na terceira geração (3G) (digital, com mais recursos, em desenvolvimento desde o final dos anos 1990), como UMTS e EVDO; na terceira geração e meia (3,5G), como HSDPA, HSPA e HSUPA. Depois da implementação do 4G (quarta geração), está em desenvolvimento o 5G.

Em Portugal, estes equipamentos são chamados telemóveis, por aglutinação de "telefone + móvel". O termo apareceu quando o sistema de telefonia móvel apareceu em Portugal, nos finais dos anos 1980, pela mão do consórcio CTT / TLP (operador único de telecomunicações, na altura), que batizou este serviço (assente na tecnologia analógica AMPS) de "Serviço Telemóvel". O termo ganhou popularidade, em detrimento de "telefone celular", quando a segunda geração apareceu em Portugal, em 1992. Isto porque o consórcio CTT/TLP decidiu autonomizar os serviços de telefonia móvel, criando a TMN - Telecomunicações Móveis Nacionais S.A., que iria utilizar e o termo "telemóvel" para designar os equipamentos e não o serviço.

Sistema Avançado de Telefonia Móvel (do inglês Advanced Mobile Phone System - AMPS) foi a primeira geração de sistemas celulares, formada por sistemas analógicos (que apenas permite a transmissão de voz). Estabeleceu a estrutura e as funcionalidades básicas associadas a estes sistemas, como roaming e handover entre células.

Desenvolvido pelo Bell Labs nos Estados Unidos (1979) entrou em operação naquele país em 1983 tornando-se o sistema analógico dominante em escala mundial. Foi padronizado pela EIA-553 e serviu de base para os demais sistemas analógicos, como o TACS no Reino Unido.

O AMPS foi padronizado para a frequência de 800 MHz alocada nos Estados Unidos para sistemas celulares.


Funções a exercer em algumas vagas na área no geral:
  • O(a) candidato(a) desenvolverá a sua função integrado(a) na equipa de operações de rede onde efetuará tarefas de operação, gestão, monitorização e implementação dos mais variados elementos de rede (routers, switches e software).
  • Efetuar as configurações de rede necessárias à prestação de serviços aos clientes finais.
  • Efetuar despistes e correções na infraestrutura existente.
  • Proporcionar suporte de 3ª linha para situações escaladas.
  • Criar documentação e procedimentos para as linhas anteriores.
  • Participar na implementação de vários projetos de rede desde o desenho da arquitetura à implementação da mesma, passando pela escolha dos equipamentos.

Requisitos para algumas das vagas na área no geral:
  • Conhecimentos sólidos nas tecnologias e arquiteturas de rede mais comuns utilizadas em ambiente de operadores (OSPF, BGP, VRP e MPLS).
  • Conhecimentos sólidos em switching (VLAN, STP, ERSP, MC-LAG, LAG).
  • Familiarização com a estrutura básica de redes de operador (FTTH, IP/MPLS, XPON).
  • Conhecimentos na operação de firewalls (ex: Huawei, Checkpoint).
  • Conhecimentos de VmWare NSX.
  • Conhecimentos genéricos de tecnologias de informação (TI).
  • 12º ano (com percurso nas áreas das tecnologias) ou formação superior.
  • Mínimo de 2 anos em funções similares ou certificação avançada (CCNP ou equivalente).
  • Certificações técnicas de fabricantes de equipamentos de rede como a Cisco, Nokia, Dell ou Huawei.
  • Disponibilidade para a realização de prevenções (entre uma a duas semanas por mês).
  • Capaz de comunicar de forma concisa e eficaz com colegas e clientes.
  • Boa capacidade analítica, síntese e de resolução de problemas.
  • Elevado sentido de responsabilidade e autonomia.
  • Iniciativa, dinamismo e proatividade.

Todas as ofertas que estão disponíveis para a NOKIA em Portugal podem ser consultadas no Linkedin, ou em  pesquisando por "Nokia".



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.