Última Hora - Banco de Portugal está a reforçar a sua equipa e procura pessoal

Novas oportunidades agora em aberto no Banco de Portugal para integrar a sua equipa.


Compete ao Banco de Portugal regular, fiscalizar e promover o bom funcionamento dos sistemas de pagamentos, gerir as disponibilidades externas do País e agir como intermediário das relações monetárias internacionais do Estado, bem como aconselhar o Governo nos domínios económico e financeiro. 

O Banco de Portugal é o banco emissor de notas denominadas na moeda nacional - o real até 1911, o escudo de 1911 até 1998 e o euro desde 1999. Integra o Sistema Europeu de Bancos Centrais, que foi fundado em junho de 1998. 

O Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) consiste do Banco Central Europeu (BCE) e dos bancos centrais de todos os países membros da União Europeia. Este sistema foi implementado como parte da terceira fase da União Monetária Europeia, no dia 1 de Janeiro 1999. O SEBC baseia-se nos estatutos do Banco Central, nos estatutos do Sistema Europeu de Bancos Centrais e nos tratados fundadores da Comunidade Europeia.

Funções do SEBC:
  • Estabelecer e aplicar a política monetária da comunidade
  • Gerir as recursos de terceiros oficiais dos países membros
  • Conduzir operações cambiais
  • Promover o bom funcionamento dos sistemas de pagamentos
  • Aconselhar as autoridades nacionais nos domínios da supervisão das instituições de crédito
  • O Sistema Europeu de Bancos Centrais é diferente do Eurosistema. O Eurosistema só inclui o BCE e os países membros da Zona Euro.


Responsabilidades em algumas das vagas (Apanhado Geral Sumário de algumas oportunidades encontradas):
  • Colaborar na definição da estratégia de SI/TI enquanto suporte à estratégia do negócio, centralizando a gestão da relação e o entendimento das necessidades das áreas de negócio, numa perspetiva de desenvolvimento e melhoria contínua dos SI/TI;
  • Participar na definição, no planeamento e na determinação de prioridade dos pedidos, iniciativas e projetos a desenvolver ou em curso, garantindo a articulação entre negócio, tecnologia e inovação, desde a fase de conceção à fase de exploração;
  • Colaborar no planeamento de SI/TI do Banco, em linha com as orientações estratégicas, o planeamento e as necessidades do negócio e a disponibilidade e capacidade existentes, produzindo análises, indicadores e key performance indicators (KPI) para divulgação aos stakeholders;
  • Realizar análises de âmbito, viabilidade e custo-benefício necessárias ao apoio à decisão e ao planeamento de SI/TI, em articulação com os departamentos proponentes e com as várias áreas do departamento;
  • Gerir a oferta e a procura dos serviços SI/TI e o portefólio de projetos de SI/TI do Banco, com vista a criar uma visão integrada das linhas a implementar e a monitorizar a respetiva evolução, em estreita colaboração com as equipas de gestão de projeto;
  • Divulgar e promover a utilização de soluções e serviços de SI/TI existentes que possam responder às necessidades dos clientes;
  • Acompanhar a evolução da missão, objetivos, funções e processos de negócio do Banco, bem como os desenvolvimentos externos em matéria de tecnologias e sistemas de informação;
  • Estruturar e operacionalizar as ferramentas que suportam a atividade do departamento.
  • Executar atividades associadas à gestão de benefícios no Banco de Portugal;
  • Gerir o processo administrativo de admissão e cessação de colaboradores, assegurando o cumprimento das obrigações legais (DMR, Segurança Social, Fundos de Compensação, etc.);
  • Analisar e registar remunerações;
  • Preparar informação de reporte que permita identificar e implementar ações de melhoria;
  • Esclarecer dúvidas do cliente interno, mediante atendimento presencial e telefónico.
  • Desenhar a arquitetura das soluções tendo em conta as especificações e os requisitos do negócio e garantir a sua execução durante o processo de desenvolvimento;
  • Assegurar a implementação de projetos e evolução de produtos, em articulação com as equipas internas e externas, coordenando as atividades de desenvolvimento, code review e garantia de qualidade;
  • Apoiar o CoE OutSystems na definição de boas práticas e de padrões de desenvolvimento e qualidade, em articulação com as equipas internas;
  • Promover o desenvolvimento, a gestão, a escalabilidade e a reutilização de componentes/soluções, garantindo a sua integração nas arquiteturas de referência e disponibilizando informação e suporte a essa reutilização.  
  • Aprender e participar no trabalho diário do Banco de Portugal;
  • Consolidar os conhecimentos apreendidos durante a licenciatura/mestrado;
  • Desenvolver projetos num dos departamentos do Banco de Portugal;
  • Adquirir experiência profissional, conceitos e conhecimentos sobre ferramentas do departamento;
  • Desenvolver competências técnicas e comportamentais;
  • Fazer parte dos trabalhos do Eurosistema, do Sistema Europeu de Bancos Centrais e da União Bancária (Mecanismo Único de Supervisão/Mecanismo Único de Resolução).

Perfil para algumas das vagas (Apanhado Geral Sumário de algumas oportunidades encontradas):
  • Licenciatura pré-Bolonha, ou licenciatura pós-Bolonha preferencialmente com parte escolar do mestrado ou formação equivalente concluída;
  • Experiência profissional mínima de três anos em contexto e metodologias de sistemas e tecnologias de informação;
  • Valoriza-se domínio ou certificações/formações em:
    • Soluções de project portfolio management;
    • Frameworks de gestão de projetos, tais como PMBOK e PRINCE2;
    • Frameworks de gestão de serviços de TI, como ITIL;
    • Princípios de business relationship management (BRM).
  • Espírito de iniciativa e forte capacidade de planeamento e de organização do trabalho;
  • Excelentes capacidades de comunicação e de negociação, e elevada autonomia;
  • Facilidade de relacionamento interpessoal e de integração em equipas de trabalho;
  • Competências de análise, estruturação e sistematização e pró-atividade na resolução de problemas;
  • Capacidade de adaptação à mudança.
  • Licenciatura, preferencialmente na área de Gestão de Recursos Humanos ou similar;
  • Experiência profissional mínima de três anos, preferencialmente nas áreas de processamento salarial e benefícios;
  • Experiência e conhecimentos de SAP RH;
  • Bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador em MS Office;
  • Conhecimentos de inglês;
  • Elevado sentido de responsabilidade;
  • Espírito de iniciativa, capacidade de planeamento e de organização do trabalho;
  • Capacidade de trabalhar em equipa, de relacionamento interpessoal e de comunicação;
  • Facilidade na adaptação à mudança;
  • Capacidade analítica e sentido crítico.
  • Licenciatura nas áreas de Engenharia, Matemática Aplicada, Sistemas de Informação ou em áreas conexas;
  • Experiência profissional mínima de cinco anos em desenvolvimento OutSystems, nomeadamente com a participação em projetos de desenho e implementação de aplicações web ou mobile;
  • Experiência em Reactive, BPT, Integration Studio, SQL e integração com outros sistemas;
  • Conhecimento sólido na definição de arquiteturas utilizando o 4 Layer Canvas;
  • Valoriza-se o conhecimento em Case Management Framework e a existência de certificações OutSystems;
  • Experiência de trabalho em contexto e metodologias Agile;
  • Sentido de responsabilidade, disponibilidade, espírito de iniciativa e autonomia;
  • Capacidades de análise crítica, de planeamento e organização do trabalho, e de comunicação e negociação;
  • Facilidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipas multidisciplinares;
  • Orientação para a qualidade e rigor no cumprimento de prazos;
  • Domínio da língua inglesa (oral e escrito).
  • Licenciados com parte escolar do mestrado (requisito mínimo) nas áreas de Economia, Gestão ou Finanças, ou em áreas de conhecimento conexas. Em ambos os casos, preferencialmente, com médias iguais ou superiores a 14 valores;
  • Quer a licenciatura quer a parte escolar do mestrado, ou obtenção do grau de mestre, devem ter sido concluídas nos três anos anteriores à data de apresentação da candidatura;
  • Experiência profissional inferior a dois anos na sua área de formação.


O Banco tem duas missões essenciais: a manutenção da estabilidade dos preços e a promoção da estabilidade do sistema financeiro. Poderá consultar toda a informação no site oficial de recrutamento desta empresa, ou alternativamente aqui.




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