Última Hora - CP procura pessoal para reforçar a sua equipa e encontra-se com oportunidades em aberto

Novas oportunidades na CP em aberto nas mais diversas áreas.


A CP bateu o recorde de velocidade ferroviária em Portugal em 1993 com uma locomotiva série 5600 e 3 carruagens Corail atingindo 220 km/h entre Espinho e Avanca na Linha do Norte. Velocidade que seria atingida em serviço comercial apenas alguns anos depois pelos comboios Alfa Pendular. O serviço Alfa Pendular é efectuado pelas automotoras elétricas de 6 carruagens da série 4000 da C.P., também conhecidas como C.P.A.s (Comboio de Pendulação Activa) ou, simplesmente, pendulares. Fabricadas pela Fiat Ferroviaria (adquirida pela Alstom em 2000) e montadas nas instalações da antiga Sorefame, na Amadora, estas automotoras são baseadas no modelo italiano ETR 460 da família Pendolino. Estes comboios têm capacidade para transportar 299 pessoas, em duas classes: 96 em classe conforto e 204 classe turística. As suas principais características técnicas são a potência de 4,0 MW, a velocidade máxima permitida de 220 km/h e o sistema de pendulação activa que lhe permite fazer curvas a velocidades mais elevadas que os comboios convencionais.

O serviço Alfa Pendular foi introduzido em 1999, substituindo o serviço Alfa (prestado por composições do tipo locomotiva + carruagens), que ligava apenas as cidades de Lisboa e do Porto. A introdução do Alfa Pendular é considerada como um dos marcos mais importantes no desenvolvimento do transporte ferroviário em Portugal.

Alfa Pendular, ainda com a libré anterior a 2017, passando pela Granja, oriundo de Porto-Campanhã.
Embora inicialmente o serviço das automotoras pendulares se tenha circunscrito apenas ao percurso entre Lisboa e o Porto, já em 1996 se planeava a sua expansão a toda a rede base do sistema ferroviário português, que incluía as linhas onde circulavam os comboios Intercidades, formando um eixo entre Braga, Porto, Lisboa e Setúbal, com ligações ao Alto Minho, Douro Litoral, Beiras, Alentejo Litoral e ao Algarve. Assim, a empresa Rede Ferroviária Nacional foi concluindo os seus projectos de modernização das Linhas do Minho e do Sul e do Ramal de Braga, permitindo em 2004 o prolongamento dos serviços Alfa Pendular até Braga e Faro, no âmbito do programa do Eixo Atlântico.

Em 2017 iniciou-se o restauro de meia vida às automotoras do Alfa Pendular nas oficinas da EMEF. Do ponto de vista do passageiro, o comboio tem um novo bar e novos W.C., novos interiores em todas as classes, e uma nova pintura exterior; a rede wi-fi está mais rápida, e agora todos os bancos têm tomadas elétricas individuais.



Funções geralmente a exercer nesta área (Apanhado geral de possíveis funções a exercer na área):
  • Executar a manutenção ou reparação de material circulante ferroviário; instalar, ensaiar, conservar e reparar diversos tipos de instalações e circuitos elétricos e seus componentes, aparelhos elétricos, eletromecânicos e máquinas elétricas rotativas;
  • Executar a manutenção de material circulante ferroviário; montar, instalar, controlar, ensaiar, conservar e reparar instalações, aparelhos e equipamentos elétricos e eletrónicos e, em geral, aparelhos elétricos ou com componentes eletrónicos;
  • Manutenção ou reparação de material circulante ferroviário; para instalar, ensaiar, conservar e reparar diversos órgãos, detetar avarias, reparar, regular, afinar, ensaiar, montar e conservar vários tipos de máquinas, motores e outros conjuntos mecânicos do material circulante ferroviário, motor e rebocado;
  • Emitir e enviar notas de encomenda aos fornecedores;
  • Estabelecer e manter contactos com fornecedores nacionais e internacionais;
  • Adquirir bens e serviços;
  • Assegurar os tempos de entrega, serviços e respetivas quantidades de encomenda dos fornecedores;
  • Acompanhar e participar nos circuitos de rejeição e devoluções a fornecedores e assegurar o tratamento das reclamações;
  • Efetuar o recebimento, conferência e expedição de materiais;
  • Assegurar o fornecimento, transporte e arrumação de materiais;
  • Gerir a devolução dos produtos não conformes e respetivos custos.


Requisitos em algumas das vagas geralmente encontradas na área  (Apanhado geral de possíveis funções a exercer na área):
  • Formação profissional em Mecânica, Eletromecânica, Eletrotecnia, Mecatrónica, Eletrónica (nível III); conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas elétricos; segurança e higiene no trabalho; experiência profissional; preferência a formação ao nível do 12º ano.
  • Formação profissional em eletrónica (nível II); conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas eletrónicos; Segurança e higiene no trabalho; Experiência profissional; Preferência a formação ao nível do 12º ano.
  • Formação profissional em eletromecânica (nível II); conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas elétricos; segurança e higiene no trabalho; experiência profissional; preferência a formação ao nível do 12º ano.
  • Formação profissional em mecanotecnia (nível II); conhecimento de trabalhos de desmontagem e montagem de equipamentos mecânicos, de recuperação e montagem de componentes e de desenho técnico; conhecimentos de pneumática; segurança e higiene no trabalho; dá-se preferência a quem possua habilitações ao nível do 12º ano ou equivalente e experiência profissional.
  • Experiência na área de compras e logística (preferencial);
  • Bons conhecimentos de língua inglesa;
  • Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
  • Conhecimentos do software SAP (preferencial).
  • Boa capacidade de organização e rigor no trabalho;
  • Boa capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa;
  • Espírito de iniciativa e capacidade de tomada de decisão;
  • Elevado sentido de responsabilidade;
  • Boa capacidade de gestão do stress e de auto-controlo. 

Ainda existe também a CP Regional, a CP Regional (CPRG) é um serviço comercial Comboios de Portugal, E.P.E., dedicada aos serviços que articulam os diversos centros urbanos com as suas áreas de influência ou complementam o serviço de longo curso nas pequenas e médias distâncias. Existiu enquanto unidade de negócio dentro da CP depois do desmembramento da Unidade de Viagens Interurbanas e Regionais (UVIR) nas unidades de Longo Curso e Regional, que foram novamente unidas em 2011.

Os serviços de tipologia regional da CP apresentaram, em 2016, um índice de 9 260 comboios por quilómetro, com taxas de ocupação de 19,9% (10 647 milhões de passageiros), índice de regularidade de 99,4% e de pontualidade de 84,7%. Os seus proveitos são os menores (28 121 milhões de euros) do cômputo de serviços da CP. Poderá consultar todas as oportunidades no site oficial desta empresa, ou alternativamente aqui.


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