ASAE: Novo concurso em aberto para quem tem o 12º ano de escolaridade - Última Hora

ASAE encontra-se neste momento com concurso por mobilidade interna em aberto para quem tem o 12º ano.


A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) é uma autoridade administrativa independente de Portugal que tem como objetivo garantir a segurança alimentar, a defesa do consumidor e a proteção económica através da fiscalização e regulamentação de diversos setores.

A ASAE é responsável por garantir que os alimentos comercializados em Portugal são seguros e cumprem os requisitos legais, bem como assegurar que os direitos dos consumidores são respeitados e protegidos. Além disso, a ASAE também é responsável pela fiscalização de atividades económicas, tais como a venda de produtos falsificados ou a prática de preços abusivos.

Para cumprir suas funções, a ASAE realiza inspeções, fiscalizações, verificações e ações de sensibilização em todo o país. A autoridade possui poderes legais para aplicar multas, apreender bens e produtos, e encerrar estabelecimentos que não cumpram com as normas e regulamentos estabelecidos.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) foi criada em 2006, através da fusão da Direção-Geral de Fiscalização e Controlo da Qualidade Alimentar (DGFCQA) e da Direção-Geral de Viação (DGV).

Antes da criação da ASAE, a fiscalização da qualidade alimentar e a defesa do consumidor eram atribuições separadas de várias entidades. A DGFCQA, por exemplo, era responsável pela fiscalização da segurança alimentar, enquanto a DGV se ocupava da segurança rodoviária e da fiscalização de atividades económicas.

Com a criação da ASAE, as atribuições e competências destas duas entidades foram unificadas, criando uma entidade com poderes mais abrangentes para fiscalizar e regular diversos setores. A ASAE tornou-se assim numa autoridade administrativa independente, com autonomia funcional e patrimonial, e competências em várias áreas, incluindo a segurança alimentar, a proteção do consumidor, a fiscalização económica, a saúde pública e a segurança rodoviária.


Caracterização do Posto de Trabalho (12º ano):

  • Execução de tarefas técnico-administrativas;
  • Elaboração de expediente corrente relacionado com processos de natureza inerente;
  • Registo e atualização do fluxo de trabalho de expediente no sistema informático;
  • Executar outras tarefas simples, não especificadas, indispensáveis ao funcionamento dos órgãos e serviços.


Requisitos do Posto de Trabalho (12º ano):

  • Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
  • Experiência em gestão de expediente;
  • Espírito de iniciativa e de equipa, com atitudes cooperantes e participativas;
  • Capacidade de comunicação e facilidade de relacionamento interpessoal.

Candidaturas:

  • Caso tenha interesse em obter mais informações, poderá obter todos os detalhes na BEP, ou alternativamente poderá ver a lista de procedimentos em aqui.

Desde a sua criação, a ASAE tem vindo a desempenhar um papel importante na proteção da segurança alimentar em Portugal e na defesa dos direitos dos consumidores. A autoridade tem vindo a realizar inspeções e fiscalizações regulares em todo o país, aplicando sanções e multas a estabelecimentos que não cumpram com as normas e regulamentos estabelecidos. Além disso, a ASAE tem também desenvolvido campanhas de sensibilização e informação para promover uma cultura de consumo seguro e responsável em Portugal.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.