Dezenas de novas oportunidades em Juntas de Freguesia para quem tem o 4º ano ou ensino superior - Última Hora

Juntas de Freguesia encontram-se a procurar pessoal e em alguns casos para começar já este mês.


As Juntas de Freguesia são órgãos autárquicos locais em Portugal, responsáveis pela gestão administrativa e financeira das freguesias, que são a menor divisão administrativa do país.

Cada freguesia em Portugal é governada por uma Junta de Freguesia, que é eleita por sufrágio universal direto dos cidadãos residentes na freguesia. As Juntas de Freguesia são compostas por um Presidente e um número variável de membros, dependendo do número de eleitores da freguesia.

Em Portugal, as freguesias são a menor divisão administrativa do país, correspondendo a uma área geográfica delimitada onde vivem os cidadãos. Cada freguesia é governada por uma Junta de Freguesia, que é um órgão autárquico local responsável pela gestão administrativa e financeira da freguesia.

As freguesias têm um papel importante na organização territorial e na vida das comunidades locais em Portugal, fornecendo serviços públicos essenciais, como saúde, educação, cultura, desporto e lazer. Além disso, as freguesias têm a responsabilidade de garantir a segurança, o bem-estar e a qualidade de vida dos seus habitantes, promovendo o desenvolvimento social, económico e cultural da comunidade local.

As principais responsabilidades das Juntas de Freguesia incluem a manutenção de jardins, parques e espaços públicos, a gestão de serviços públicos locais, como iluminação pública, recolha de lixo e limpeza de ruas, a organização de atividades culturais e desportivas, a promoção do turismo e do património local, entre outras tarefas que visam melhorar a qualidade de vida da população local.

As Juntas de Freguesia são financiadas pelo Orçamento do Estado e por receitas próprias, como taxas e impostos locais, e estão sujeitas à supervisão e fiscalização das entidades responsáveis pela administração local e regional em Portugal.


Algumas das funções geralmente a exercer na área (Apanhado geral sumário):

  • Funções de natureza executiva, de caráter manual ou mecânico, enquadradas em diretivas gerais bem definidas e com graus de complexidade variáveis; a execução de tarefas de apoio elementares, indispensáveis ao funcionamento dos órgãos e serviços, podendo comportar esforço físico; responsabilidade pelos equipamentos sob sua guarda e pela sua correta utilização, procedendo, quando necessário, à manutenção e reparação dos mesmos.
  • Serviços gerais - assegura a limpeza e conservação das instalações; colabora eventualmente nos trabalhos auxiliares de montagem, desmontagem e conservação de equipamentos; auxilia a execução de cargas e descargas; realiza tarefas de arrumação e distribuição; executa outras tarefas simples, não especificas, de caracter manual e exigindo principalmente esforços físicos e conhecimentos práticos.


Algumas das funções geralmente a exercer na área (Apanhado geral sumário - 12º ano):

  • Funções gerais: de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade;
  • Funções específicas: Planificar, coordenar e/ou desenvolver, em conjunto com a equipa técnica, atividades de animação sociocultural e sociocomunitária, de carácter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional e na comunidade; fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade; elaborar relatórios periódicos das atividades, com conjunto com a equipa técnica; Dar apoio nas ações e tarefas do Gabinete de Ação Social da entidade; executar as tarefas enquadradas no conteúdo funcional da carreira/categoria em questão; exercer as demais funções que lhe sejam atribuídas por lei ou por despacho superior. Na área da comunicação - recolha e tratamento de imagem/fotografia referente a eventos da freguesia, obras em curso ou outros que se revelem necessários fazer cobertura, recorrendo a várias técnicas e registos de fotografia e tendo presente a dimensão criativa de trabalho; comunicação digital; produção de conteúdos multimédia; colaboração nas publicações das páginas da autarquia nas redes sociais.
  • A descrição de funções referidas nos parágrafos anterior, não prejudica a atribuição aos trabalhadores de funções que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas, para as quais os trabalhadores detenham a qualificação profissional adequada e não impliquem desvalorização profissional, nos termos estabelecidos no artigo 81.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas.
  • Serviço administrativo geral da junta de freguesia, incluindo apoio aos órgãos autárquicos, contabilidade, recursos humanos e contratação pública, para além de tarefas ou atribuições que lhe forem acometidas por lei, norma, regulamento, deliberação, despacho ou determinação superior.
  • Funções na área financeira e da contabilidade; elaboração de mapas de controle financeiro, balancetes, lançamento/controle de faturas e todo o mais apoio contabilístico no âmbito do POCAL; elaborar propostas de Orçamento, com base em indicações das chefias; realizar alterações e revisões orçamentais, com base em indicações das chefias; elaborar e organizar toda a documentação respeitante às Contas de Gerência e ainda apoio na interligação com o TOC; efetuar pagamentos e recebimentos, e emitir as respetivas guias; elaborar o diário de caixa; efetuar semanalmente o encerramento e a conferencia da caixa; proceder à reconciliação bancária; elaborar mensalmente o mapa de controlo de receitas e despesas; arquivar toda a documentação afeta aos serviços; Elaboração de ofícios e de todas as funções inerentes ao trabalho administrativo.


Requisitos para algumas vagas na área (Apanhado Geral):

  • Autonomia, motivação, capacidade de organização e responsabilidade;
  • Capacidade de inter-relacionamento pessoal;
  • Disponibilidade imediata;
  • Não é permitida a substituição da habilitação académica exigida por formação ou experiência profissional.
  • Os candidatos possuidores de habilitações literárias obtidas em país estrangeiro deverão apresentar, em simultâneo com o documento comprovativo das suas habilitações, o correspondente documento de reconhecimento de habilitações estrangeiras previsto pela legislação portuguesa aplicável.


As ofertas estão disponíveis no portal do BEP (Bolsa de Emprego Público) que tem como objetivo construir-se como uma base de informação que permita simplificar e dar mais transparência aos variados processos de recrutamento da administração pública,.



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.