Metro de Lisboa com novas oportunidades para integrar a sua equipa (12º ano no mínimo) - Última Hora

Metro de Lisboa encontra-se com variadas oportunidades em aberto.


O Metro de Lisboa é um sistema de transporte público que serve a cidade de Lisboa, em Portugal. O metro é uma das principais formas de transporte em Lisboa, permitindo que os passageiros se movimentem rapidamente pela cidade, evitando o trânsito e economizando tempo.

Inaugurado em 1959 foi o primeiro sistema de metropolitano de Portugal. A sua construção começou em 1955 e envolveu a criação de túneis subterrâneos para permitir a circulação dos comboios na cidade.

O primeiro troço do Metro de Lisboa a ser inaugurado foi a Linha Azul, que ligava Rotunda à Restauradores, numa extensão de 6,5 km, com nove estações. Posteriormente, o sistema foi expandido, com a abertura da Linha Verde em 1983 e da Linha Amarela em 1998.


O sistema do Metro de Lisboa é composto por quatro linhas que percorrem a cidade, ligando vários pontos da cidade e permitindo que os passageiros se desloquem rapidamente entre eles. As quatro linhas do metro de Lisboa são:

  • Linha Azul: esta linha liga Santa Apolónia a Reboleira, passando por várias estações no centro histórico de Lisboa, como a Baixa-Chiado, a Estação de São Sebastião e a Colégio Militar.
  • Linha Amarela: esta linha liga Odivelas a Rato, passando por várias estações no centro de Lisboa, como a Estação do Marquês de Pombal, o Campo Pequeno e o Saldanha.
  • Linha Verde: esta linha liga Telheiras a Cais do Sodré, passando por várias estações no centro histórico de Lisboa, como o Rossio, o Martim Moniz e a Baixa-Chiado.
  • Linha Vermelha: esta linha liga Aeroporto de Lisboa a São Sebastião, passando por várias estações no centro de Lisboa, como a Estação do Oriente, a Alameda e a Estação de Entrecampos.

O Metro de Lisboa é uma forma rápida, segura e conveniente de se deslocar pela cidade, sendo também acessível para pessoas com mobilidade reduzida. O sistema é gerido pela empresa Metropolitano de Lisboa, S.A. e está em constante expansão para atender às necessidades de mobilidade da cidade.


Funções a exercer em algumas oportunidades na área (Apanhado Geral das oportunidades geralmente encontradas na área):

  • Colaborar na elaboração e revisão de projectos de via-férrea, bem como no planeamento e acompanhamento de empreitadas de via. 
  • Manutenção preventiva e corretiva, garantindo as condições de operacionalidade dos equipamentos e seus componentes, efetuando intervenções de natureza elétrica ou mecânica, respeitando os procedimentos no âmbito da Qualidade, Segurança e Ambiente.
  • Assistência aos clientes e com o funcionamento das estações, respeitando os procedimentos em vigor
  • Abertura e encerramento das estações, controlo de acessos e vigilância e supervisão das instalações e dos equipamentos;
  • Informação e assistência aos clientes na utilização do sistema de transportes e venda e controlo local de títulos de transporte;
  • Prestar apoio operacional à circulação.
  • Emitir parecer e prestar assessoria sobre todas as questões de natureza jurídica, zelando pelo cumprimento das disposições normativas em geral e em especial daquelas relativas ao setor dos transportes;


Os candidatos na área deverão geralmente satisfazer as seguintes condições (Apanhado Geral das oportunidades geralmente encontradas na área):
    • 12º Ano de escolaridade ou formação profissional equivalente na área de eletrónica (eletrónica e telecomunicações ou em eletrónica, automação e comando).
    • Experiência de trabalho em ambiente industrial em funções similares;
    • Capacidade para ler e interpretar esquemas e diagramas eletrónicos, normas e instruções técnicas;
    • Capacidade de detecção e análise de avarias;
    • Experiência de utilização de aparelhos/equipamentos de medida;
    • Conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
    • Conhecimentos de inglês falado e escrito;
    • Facilidade de adaptação a novas situações e capacidade de trabalho em equipa.
    • Licenciatura em Engenharia Civil com especialização em infraestruturas ferroviárias ou vias de comunicação;
    • Experiência profissional em obras ferroviárias, trabalhos de via e de construção civil; (preferencial)


                      Ao longo dos anos, o Metro de Lisboa passou por várias reformas e melhorias, com o objetivo de melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. Em 2012, foi inaugurada a Linha Vermelha, que liga o Aeroporto de Lisboa a São Sebastião, permitindo que os passageiros possam chegar ao centro da cidade de forma rápida e conveniente.

                      Atualmente, o Metro de Lisboa é um sistema moderno e eficiente, que serve como um importante meio de transporte para os residentes e visitantes da cidade. Além disso, o sistema está constantemente em expansão, com novas linhas e estações a serem construídas para atender às necessidades de mobilidade da cidade. Poderá obter mais informações no site oficial do Metro de Lisboa.



                      Partilhe para ajudar quem precisa!

                      Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

                      IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.