Novos concursos externos na Função Pública e com salários acima de 1200€ - Última Hora

Novas oportunidades para exercer funções públicas.


Trabalhar na função pública portuguesa pode ser uma opção atrativa para aqueles que procuram uma carreira estável e segura. A função pública emprega uma grande variedade de profissionais, desde enfermeiros e professores até advogados e engenheiros.

Uma das principais vantagens de trabalhar na função pública é a segurança do emprego, que é especialmente importante em tempos económicos difíceis. Além disso, a função pública oferece uma série de benefícios atrativos, como horários de trabalho regulares, feriados e dias de férias remunerados, seguro de saúde e outros benefícios sociais.

A administração pública (ou gestão pública) define se como o poder de gestão do Estado, no qual inclui o poder de legislar e tributar, fiscalizar e regulamentar, através de seus órgãos e outras instituições; visando sempre um serviço público efetivo. A administração se define através de um âmbito institucional-legal, baseada na Constituição, leis e regulamentos. Poderá consultar as oportunidades em Diário da República, na Bolsa de Emprego Público, ou alternativamente aqui.


Algumas das funções geralmente encontradas para exercer na área pública (Ensino Superior) - Apanhado Geral:

  • Área de Administração Pública ou Administração Pública e Ordenamento do Território/Políticas do Território - Preveem funções de natureza executiva, de aplicação e métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação da Junta de Freguesia, às quais corresponde o grau dois de complexidade funcional, nomeadamente na gestão de projetos e no desenvolvimento de novos procedimentos.
  • Gestão da comunicação entre instituições do ensino superior e empresas interessadas no desenvolvimento de ações conjuntas e na contratação de diplomados;
  • Preparação do processo de decisão e execução das decisões superiores na área de relações com o exterior, nomeadamente no âmbito das ligações entre o IST, estudantes, docentes e empresas;
  • Apoiar os estudantes, docentes ou investigadores na procura de parceiros empresariais para as suas iniciativas;
  • Gestão do portal de emprego do IST;
  • Execução do programa de desenvolvimento de carreiras dos estudantes;
  • Formalização e acompanhamento de estágios de curta duração de estudantes em empresas;
  • Coordenação das atividades de clubes e núcleos de estudantes;
  • Organização de visitas de empresas ao IST;
  • Apoiar a organização e gestão das aquisições e comunicações da unidade orgânica.
  • Funções Consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e ou científica, que fundamentam e preparam a decisão.
  • Elaboração, autonomamente ou em grupo, de pareceres e projetos, com diversos graus de complexidade, e execução de outras atividades de apoio geral ou especializado nas áreas de atuação comuns, instrumentais e operativas dos órgãos e serviços. 
  • Funções exercidas com responsabilidade e autonomia técnica, ainda que com enquadramento superior qualificado. 
  • Representação do órgão ou serviço em assuntos da sua especialidade, tomando opções de índole técnica, enquadradas por diretivas ou orientações superiores”, às quais corresponde o grau de complexidade de nível 3.


Requisitos para algumas vagas que geralmente podem ser encontradas na função pública (Apanhado Geral):

  • Autonomia, motivação, capacidade de organização e responsabilidade;
  • Capacidade de inter-relacionamento pessoal;
  • Disponibilidade imediata;
  • Não é permitida a substituição da habilitação académica exigida por formação ou experiência profissional.
  • Os candidatos possuidores de habilitações literárias obtidas em país estrangeiro deverão apresentar, em simultâneo com o documento comprovativo das suas habilitações, o correspondente documento de reconhecimento de habilitações estrangeiras previsto pela legislação portuguesa aplicável.


 A função pública também tem as suas desvantagens. Os processos de recrutamento podem ser longos e exigentes, e o trabalho pode ser burocrático e lento. Além disso, a progressão na carreira pode ser limitada e depende muitas vezes de requisitos académicos e experiência profissional.

Trabalhar na função pública pode ser uma escolha segura e gratificante para aqueles que procuram uma carreira estável e com benefícios atrativos. No entanto, é importante estar ciente das suas limitações e desvantagens, e de que pode ser necessário um alto nível de qualificação e experiência para avançar na carreira.



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.