Segurança Social: Novas oportunidades em aberto (Remuneração de 2316,63€ mais suplemento mensal de 926,65€)

Instituto da Segurança Social, I.P. agora com novas oportunidades em aberto.



A Segurança Social Portuguesa constitui o sistema nacional de segurança social de Portugal, pretende assegurar direitos básicos, igual oportunidade, bem-estar e coesão social a todos os cidadãos portugueses ou estrangeiros que exerçam profissão ou residam em Portugal.

A Segurança Social é deduzida parte de todos os rendimentos ou proveitos de trabalhadores dependentes, independentes ou pessoa colectiva, de modo a criar um fundo comunitário. Este fundo vale a situações de desemprego, reformas pensionárias, salário mínimo garantido, Prestações Familiares, cuidados de saúde e outras regalias sociais.

A Segurança Social em Portugal é gerida pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e é financiada através das contribuições dos trabalhadores, dos empregadores e do Estado. Os trabalhadores descontam uma percentagem do seu salário para a Segurança Social, que é complementada por uma contribuição por parte do empregador. O Estado também contribui com uma parte do orçamento para garantir a sustentabilidade do sistema.

O sistema de Segurança Social em Portugal oferece uma ampla gama de benefícios, incluindo subsídios de desemprego, pensões de reforma, subsídios de doença e de parentalidade, entre outros. A Segurança Social também é responsável pela gestão do sistema de saúde pública em Portugal, através do Serviço Nacional de Saúde (SNS).


Conteúdo funcional e perfil para algumas das oportunidades:
  • Gestão da atividade do Núcleo; Gestão dos Recursos Humanos afetos ao Núcleo; Capacidade de planeamento, organização e articulação com os restantes serviços do ISS.
  • Conteúdo da área de atuação corresponde às competências na área das prestações, melhor descritas nas alíneas de a) a r) e gg) do ponto 3.1 da Deliberação n.º 133/12, de 18 de setembro, do Conselho Diretivo, conforme resulta do disposto no ponto 3.1.1 da referida Deliberação.


Remuneração em algumas oportunidades:
  • 2316,63 EUR

Suplemento Mensal em algumas oportunidades:
  • 926,65 EUR


A Segurança Social Portuguesa é composta por três sistemas:
Sistema de proteção social de cidadania: tem por objetivo garantir direitos básicos dos cidadãos e igualdade de oportunidades, bem como promover o bem-estar e a coesão sociais. É composto por três subsistemas:
  • Subsistema de ação social: tem como objetivos fundamentais a prevenção e reparação de situações de carência e desigualdade socioeconómica, de dependência, de disfunção, exclusão ou vulnerabilidade sociais, bem como a integração e promoção comunitárias das pessoas e o desenvolvimento das respetivas capacidades. Assegura ainda especial proteção aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças, jovens, pessoas com deficiência e idosos, bem como a outras pessoas em situação de carência económica ou social;
  • Subsistema de solidariedade: destina-se a assegurar — com base na solidariedade de toda a comunidade — direitos essenciais por forma a prevenir e a erradicar situações de pobreza e de exclusão, bem como a garantir prestações em situações de comprovada necessidade pessoal ou familiar, não incluídas no sistema previdencial. Pode abranger também — nos termos a definir por lei — situações de compensação social ou económica em virtude de insuficiências contributivas ou prestacionais do sistema previdencial;
  • Subsistema de proteção familiar: visa assegurar a compensação de encargos familiares acrescidos quando ocorram as eventualidades legalmente previstas.
  • Sistema previdencial: visa garantir — assente no princípio de solidariedade de base profissional — prestações pecuniárias substitutivas de rendimentos de trabalho perdido em consequência da verificação das eventualidades legalmente definidas;
  • Sistema complementar: compreende um regime público de capitalização e regimes complementares de iniciativa coletiva e de iniciativa individual.

A Segurança Social é deduzida parte de todos os rendimentos ou proveitos de trabalhadores dependentes, independentes ou pessoa colectiva, de modo a criar um fundo comunitário. Este fundo vale a situações de desemprego, reformas pensionárias, salário mínimo garantido, Prestações Familiares, cuidados de saúde e outras regalias sociais.

Poderá consultar online todas as oportunidades em aberto e modos de candidatura na BEP (Bolsa de Emprego Público).


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.