IMT com novas oportunidades em aberto para quem tem o 12º ano ao ensino superior.

Novas oportunidades por mobilidade interna e outros tipos de procedimento.



O IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) é uma instituição pública em Portugal que desempenha um papel importante na regulação e supervisão dos transportes. O seu objetivo é garantir que os serviços de transporte sejam seguros, eficientes e de qualidade.

O IMT realiza diversas atividades para cumprir essa missão, emite e renova cartas de condução, regula o setor de transportes públicos, promove a segurança nas estradas e realiza inspeções técnicas em veículos. Além disso, o IMT trabalha para implementar políticas de mobilidade sustentável e incentivar o uso de meios de transporte mais amigos do ambiente.


Funções a exercer em algumas oportunidades geralmente encontradas na área (Apanhado Geral Sumário - 12º ano):
  • Caracterização do posto de trabalho de acordo com os respetivos perfis de competências: O descrito no anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º do anexo da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, e conforme a caraterização específica constante do mapa de pessoal do Instituto da Mobilidade e Transportes, I. P. designadamente: Separação e organização dos documentos de acordo com critérios e procedimentos definidos; 
  • Higienização da documentação (limpeza dos documentos); 
  • Execução de trabalhos de natureza técnica e administrativa. Perfil de competências: orientação para resultados; 
  • Orientação para o serviço público, capacidade de organização e execução; 
  • Rigor e empenho nas mais diversificadas tarefas ou projetos que lhe são distribuídos; 
  • Otimização de recursos; conhecimentos especializados e experiência; responsabilidade e compromisso com o serviço; 

Funções a exercer em algumas oportunidades geralmente encontradas na área (Apanhado Geral Sumário - Ensino Superior):
  • O trabalho a desenvolver insere-se no âmbito das competências e atribuições da Direção de Serviços de Fiscalização que entre outras atribuições desenvolve ações conjuntas com serviços e forças de segurança nacionais e internacionais no âmbito dos transportes, e visa assegurar a representação do IMT, I.P., nas instâncias nacionais e internacionais; 
  • Acompanhar reuniões internacionais e assegurar a elaboração e difusão de informação relevante interna e externamente; 
  • Analisar documentação no âmbito das organizações internacionais e preparar documentos de apoio e relatórios em língua portuguesa e inglesa.; 
  • Promover o acompanhamento e a avaliação necessários à implementação de alterações legislativas e técnicas decorrentes de obrigações internacionais. Implementação de projetos de cooperação com organizações homólogas a nível internacional.


Esta instituição é responsável por garantir que empresas e profissionais do setor de transportes cumpram as normas e regulamentos estabelecidos. Também desempenha um papel fundamental na conscientização sobre segurança nas estradas, por meio de campanhas educativas e ações de fiscalização.

O IMT desempenha um papel crucial na regulação e fiscalização dos transportes em Portugal, assegurando a segurança e qualidade dos serviços de transporte terrestre, marítimo, fluvial e aéreo. Poderá consultar todas as oportunidades na Bolsa de Emprego Público, ou alternativamente aqui.





Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.