Com dezenas de oportunidades Juntas de Freguesia estão a procurar pessoal para os seus quadros

Juntas de Freguesia encontram-se a procurar pessoal para os seus quadros.


As juntas de freguesia são entidades autárquicas responsáveis pela gestão dos interesses da freguesia, a menor divisão administrativa em Portugal. São compostas por um presidente e vários vogais eleitos pelos cidadãos em eleições locais. As suas funções incluem a gestão de espaços públicos, a organização de eventos culturais e desportivos, a manutenção de infraestruturas, a promoção do turismo local, a proteção civil, entre outras. As juntas de freguesia têm um papel fundamental na comunidade, pois estão próximas da população e conhecem as suas necessidades e problemas. Os seus membros são, muitas vezes, voluntários que dedicam o seu tempo e esforço ao bem-estar da sua freguesia e dos seus habitantes. Além disso, as juntas de freguesia também colaboram com outras entidades e instituições locais, contribuindo para a coesão social e territorial do país.


Algumas das funções geralmente a exercer na área (Apanhado geral sumário):

  • Funções de natureza executiva, de caráter manual ou mecânico, enquadradas em diretivas gerais bem definidas e com graus de complexidade variáveis; a execução de tarefas de apoio elementares, indispensáveis ao funcionamento dos órgãos e serviços, podendo comportar esforço físico; responsabilidade pelos equipamentos sob sua guarda e pela sua correta utilização, procedendo, quando necessário, à manutenção e reparação dos mesmos.
  • Serviços gerais - assegura a limpeza e conservação das instalações; colabora eventualmente nos trabalhos auxiliares de montagem, desmontagem e conservação de equipamentos; auxilia a execução de cargas e descargas; realiza tarefas de arrumação e distribuição; executa outras tarefas simples, não especificas, de caracter manual e exigindo principalmente esforços físicos e conhecimentos práticos.


Algumas das funções geralmente a exercer na área (Apanhado geral sumário - 12º ano):

  • Funções gerais: de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade;
  • Funções específicas: Planificar, coordenar e/ou desenvolver, em conjunto com a equipa técnica, atividades de animação sociocultural e sociocomunitária, de carácter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional e na comunidade; fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade; elaborar relatórios periódicos das atividades, com conjunto com a equipa técnica; Dar apoio nas ações e tarefas do Gabinete de Ação Social da entidade; executar as tarefas enquadradas no conteúdo funcional da carreira/categoria em questão; exercer as demais funções que lhe sejam atribuídas por lei ou por despacho superior. Na área da comunicação - recolha e tratamento de imagem/fotografia referente a eventos da freguesia, obras em curso ou outros que se revelem necessários fazer cobertura, recorrendo a várias técnicas e registos de fotografia e tendo presente a dimensão criativa de trabalho; comunicação digital; produção de conteúdos multimédia; colaboração nas publicações das páginas da autarquia nas redes sociais.


Requisitos para algumas vagas na área (Apanhado Geral):

  • Autonomia, motivação, capacidade de organização e responsabilidade;
  • Capacidade de inter-relacionamento pessoal;
  • Disponibilidade imediata;
  • Não é permitida a substituição da habilitação académica exigida por formação ou experiência profissional.
  • Os candidatos possuidores de habilitações literárias obtidas em país estrangeiro deverão apresentar, em simultâneo com o documento comprovativo das suas habilitações, o correspondente documento de reconhecimento de habilitações estrangeiras previsto pela legislação portuguesa aplicável.



As juntas de freguesia oferecem oportunidades em diferentes áreas, como na gestão administrativa e financeira, na limpeza e manutenção de espaços públicos, na organização de eventos culturais e desportivos, entre outras. As ofertas estão disponíveis no portal do BEP (Bolsa de Emprego Público) que tem como objetivo construir-se como uma base de informação que permita simplificar e dar mais transparência aos variados processos de recrutamento da administração pública. Alternativamente poderá consultar as oportunidades aqui.



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.