IMT com novas oportunidades procura pessoal do 12º ano ao ensino superior para integrar a sua equipa.

IMT agora com concursos por mobilidade interna em aberto.



O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) é uma entidade pública em Portugal responsável pela regulação, fiscalização e supervisão do setor dos transportes. O IMT tem como objetivo principal promover a segurança, a eficiência e a sustentabilidade dos transportes no país.

O IMT desempenha um papel crucial na concessão de licenças e autorizações para diversas atividades relacionadas com os transportes, como a condução de veículos, o transporte de mercadorias perigosas e a operação de empresas de transporte. Além disso, o IMT realiza inspeções e auditorias para garantir o cumprimento das normas e regulamentos estabelecidos.


Funções a exercer em algumas oportunidades geralmente encontradas na área (Apanhado Geral Sumário - 12º ano):
  • Elaborar pedidos de orçamento;
  • Assegurar a gestão de armazéns e de stocks de material;
  • Assegurar e gerir pedidos de material junto das unidades orgânicas;
  • Gerir os stocks e armazéns em GERFIP, controlando as entradas e saídas de materiais.
  • A descrição das funções não prejudica a atribuição ao trabalhador de funções, não expressamente mencionadas, que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas, para as quais o trabalhador detenha qualificação profissional adequada e que não implique desvalorização profissional.
  • Caracterização do posto de trabalho de acordo com os respetivos perfis de competências, conforme o descrito no anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º do anexo à LTFP, e a caracterização específica constante do mapa de pessoal do IMT, I.P. designadamente: prestação de informações ao público e aceitação de pedidos sobre as atividades de negócio do IMT, I.P., nomeadamente sobre a atividade de condutores, veículos, licenciamento, escolas de condução, autorização de transportes e profissionais de transporte; cobrança, conferência e arrecadação de valores; registo e tratamento informático dos dados e/ou processos atribuídos; registo e arquivo de expediente geral e atendimento telefónico.

Funções a exercer em algumas oportunidades geralmente encontradas na área (Apanhado Geral Sumário - Ensino Superior):
  • Homologação individual de veículos: efetuar a análise documental dos pedidos para verificação do cumprimento da regulamentação em vigor; proceder à execução da inspeção técnica para confirmação das características dos veículos; - Assegurar a informatização do registo das características técnicas do modelo do veículo;
  • Atribuição e cancelamento de matrícula de veículos: proceder à análise documental dos pedidos para verificação do cumprimento da regulamentação em vigor; proceder à execução da inspeção técnica para confirmação das características do veículo no âmbito do processo de atribuição de matrícula;
  • Aprovação de alterações de características em veículos: proceder à avaliação da viabilidade técnica dos pedidos de alteração de veículos, tendo em vista a aprovação de projeto de alteração ou a sua dispensa; fixar os ensaios a realizar ou outros elementos complementares a apresentar após a execução da alteração de características requeridas; proceder à execução da inspeção técnica para verificação da conformidade dos veículos, após alteração, com o projeto ou procedimento aprovado;
  • Realização de inspeções de veículos: proceder à convocação e inspeção de veículos em relação aos quais existam dúvidas fundadas quanto às suas condições de segurança, comportamento ambiental ou identificação; proceder à inspeção de veículos a pedido de entidades judiciais ou policiais; elaborar os relatórios de inspeção e emitir pareceres técnicos relativos à conformidade dos veículos com a regulamentação em vigor.


Através da sua atuação, o IMT contribui para a melhoria da qualidade dos transportes em Portugal, promovendo a inovação tecnológica, a formação e a sensibilização dos profissionais do setor. Também é responsável pela definição de políticas de transportes e pela coordenação de projetos e programas de infraestruturas.

No IMT podem-se encontrar oportunidades para técnicos superiores, engenheiros, inspetores e outros profissionais qualificados, contribuindo para o desenvolvimento e segurança do setor dos transportes em Portugal. Poderá consultar todas as oportunidades na Bolsa de Emprego Público, ou alternativamente aqui.





Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.