Com remunerações acima de 1600€ Escolas Públicas encontram-se agora a procurar pessoal - Última Hora

Novos concursos em aberto para instituições de ensino público.


As escolas públicas portuguesas desempenham um papel crucial na educação e formação das gerações futuras. 

As escolas públicas em Portugal são financiadas pelo Estado e têm como objetivo proporcionar uma educação de qualidade a todos os alunos, independentemente da sua origem socioeconómica. Estão sujeitas a normas e regulamentos definidos pelo Ministério da Educação e são geridas por órgãos próprios, como diretores, conselhos pedagógicos e conselhos gerais.




Descrição sumária da atividade que poderá ser exercida na área (Apanhado Geral Sumário):
  • Fornecer formação; adaptar conteúdos curriculares e programas; criar planos de sessão; desenvolver e implementar métodos de avaliação; preparar equipamentos e materiais para atividades formativas.
  • Desempenhar funções consultivas, de estudo, planeamento, avaliação e aplicação de métodos técnicos e científicos para fundamentar decisões.
  • Produzir pareceres e projetos, individualmente ou em grupo, com diferentes níveis de complexidade; realizar outras tarefas de apoio geral ou especializado nas áreas comuns, instrumentais e operativas dos órgãos e serviços.
  • Assumir responsabilidades e autonomia técnica, mesmo sob supervisão qualificada.
  • Representar o órgão ou serviço em questões especializadas, seguindo diretrizes superiores.
  • Alguns cargos disponíveis envolvem funções correspondentes à carreira de assistente técnico, como tarefas executivas de média complexidade em áreas comuns e instrumentais.


Uma das principais características das escolas públicas portuguesas é a sua diversidade. Desde o pré-escolar até ao ensino secundário, as escolas públicas acolhem alunos de diferentes origens e backgrounds, promovendo a inclusão e a diversidade. Além disso, muitas escolas públicas oferecem programas de ensino especializado, como o ensino artístico, profissional e tecnológico, que permitem aos alunos desenvolver competências específicas para o mercado de trabalho.

As escolas públicas também desempenham um papel importante na promoção da igualdade de oportunidades. Ao oferecer uma educação gratuita e acessível a todos os alunos, independentemente da sua condição financeira, as escolas públicas contribuem para reduzir as desigualdades sociais e económicas. Além disso, as escolas públicas são obrigadas a garantir o acesso de todos os alunos a materiais didáticos, apoio pedagógico e serviços de apoio à aprendizagem, garantindo assim que todos tenham as mesmas oportunidades de sucesso académico. Poderá consultar todos os concursos na BEP.





Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.