Ascendi está a procurar colaboradores em várias áreas

A Ascendi foi considerada em 2015 uma das melhores empresas para Trabalhar em Portugal!



A Ascendi nasceu ainda com o nome AENOR no ano de 1999. Foi adjudicada a sua primeira concessão rodoviária (Concessão Norte), no qual se incluíam as autoestradas A7 e a A11, as quais foram feitas em regime de portagens físicas.

Um ano depois foram atribuídas à AENOR 3 novas concessões: a Costa da Prata, a Beiras Litoral e Alta e a Grande Porto, em regime SCUT (Sem Custos para o Utilizador).

Em 2005 estiveram 350 km de autoestrada em construção em Portugal. Entretanto foram implementadas portagens virtuais nessas autoestradas.

Em 2007 foi atribuída outra concessão à AENOR: a Grande Lisboa, na qual gere autoestradas urbanas na Área Metropolitana de Lisboa.

Em setembro de 2009 a marca AENOR foi mudada para Ascendi. Em 2010 foi celebrado, com efeitos a partir de 1 de julho, o acordo de aditamento ao contrato de concessão, o qual teve como principal alteração a transferência do direito sobre as receitas de portagem da concessionária, que por sua vez tornou-se responsável pelo pagamento anual fixo de receitas de Disponibilidade à concessionária.

Nos anos 2010 e 2011, passou a ser obrigatória a cobrança de portagens eletrónicas em todas as antigas SCUT da Ascendi. Foram feitos 5 contratos de concessão de portagens: Costa de Prata, Beiras Litoral e Alta, Grande Porto, Interior Norte e Pinhal Interior, sendo as duas últimas concessões atribuídas à Ascendi em 2011.

Em 2016, o Túnel do Marão, recentemente inaugurado, passa a ser portajado pela Ascendi em regime de portagens eletrónicas.

As vagas disponíveis são para as zonas de Porto, Lisboa, Viseu e Aveiro, nas áreas de Técnico de Gestão, Técnico de Planeamento e Controlo, Administrador de Sistemas e Operador de Portagem, entre outros. Poderá consultar as vagas aqui.


Principais Atividades Geralmente a exercer em algumas das vagas frequentemente encontradas:
  • Classificar e registar (conforme regras definidas) os veículos à saída da autoestrada, procedendo à cobrança das tarifas de portagem;
  • Preencher todo o expediente de apoio à atividade;
  • Efetuar o apuramento da receita diária e elaborar o boletim da cobrança, depositando o numerário realizado no final de cada turno;
  • Promover um bom relacionamento com os clientes, mostrando cordialidade no contacto com os mesmos e disponibilidade na resolução de eventuais questões e/ou problemas que possam surgir;
  • Zelar pelo bom estado de conservação e limpeza do equipamento utilizado e da cabina de portagem.

Requisitos frequentemente pedidos para algumas das vagas na área:
  • 11º ano de escolaridade
  • Carta de Condução (Condução defensiva)
  • Experiência de operação de sistemas informáticos
  • Capacidade de gestão de situações de stress
  • Sentido de responsabilidade
  • Boa capacidade de comunicação
  • Capacidade de trabalho em equipa
  • Dinamismo e iniciativa


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