Via Verde: Novas oportunidades agora em aberto para novos colaboradores - Última Hora

Novas oportunidades agora em aberto na Via Verde.


A Via Verde é um sistema de cobrança eletrónica de portagens em Portugal, criado em 1991, com o objetivo de facilitar e agilizar o pagamento das taxas nas autoestradas e pontes do país. O sistema baseia-se na utilização de um identificador eletrónico (Dispositivo Eletrónico de Matrícula - DEM), que é instalado no para-brisas do veículo e permite a leitura automática dos dados quando este passa pelos pórticos das portagens.

A Via Verde trouxe inúmeros benefícios para os condutores, tais como a diminuição do tempo de espera nas praças de portagem e a eliminação da necessidade de parar para efetuar o pagamento. Para além das autoestradas, a Via Verde expandiu-se também para outros serviços, como parques de estacionamento, postos de combustível e até alguns restaurantes.

Em termos ambientais, a Via Verde contribui para a redução das emissões de gases poluentes, uma vez que diminui as paragens e arranques dos veículos nas portagens. Além disso, o sistema permite um melhor controlo e gestão das infraestruturas rodoviárias, promovendo uma maior eficiência na manutenção das estradas e na gestão do tráfego.

Com a crescente digitalização, a Via Verde tem investido em soluções tecnológicas para melhorar a experiência do utilizador, como o desenvolvimento de aplicações móveis para facilitar o pagamento e a gestão das despesas relacionadas com as portagens.

A Via Verde é um sistema de portagem electrónica utilizado em Portugal. Em termos técnicos é um sistema eletrónico de débito das portagens aos respetivos aderentes através de um recetor-emissor, colado no para-brisas ou incorporado na braçadeira de um motociclista, que é ativado ao cruzar a portagem nas faixas de uso exclusivo para aderentes. Poderá consultar as vagas no site oficial desta empresa, ou alternativamente aqui.


Alguns requisitos para algumas das vagas que geralmente podem ser encontradas na área afeta à Brisa (Apanhado geral):
  • Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Sentido de responsabilidade;
  • Boa gestão de stress;
  • Carta de condução, mínimo 1 ano ( sendo que, categoria C é uma mais valia);
  • Meio de transporte próprio (obrigatório).
  • Disponibilidade para trabalhar por turnos (obrigatório).
  • Habilitações mínimas ao nível do 11º ano ou equivalente;
  • Conhecimento de serralharia, carpintaria ou construção civil (fator preferencial);
  • Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
  • Capacidade de trabalho em equipa;
  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Sentido de responsabilidade;
  • Procura ativa do desenvolvimento pessoal e da melhoria contínua;
  • Apetência para o cumprimento de normas de segurança e sinalização ;
  • Carta de condução, mínimo 1 ano;
  • Carta de condução de pesados (preferencial);
  • Meio de transporte próprio (obrigatório).
  • Forte capacidade de análise, rigor e precisão, dinamismo, autonomia, organização e responsabilidade
  • Excelentes habilidades de relacionamento interpessoal;
  • Capacidade para trabalhar sob pressão e compromisso com prazos;
 

Algumas funções em algumas das vagas que geralmente podem ser encontradas na área afeta à Brisa (Apanhado geral):
  • Garantir a segurança e o fluxo  da  circulação  de  veículos  nas  infraestruturas,  através  da  prestação  de serviços de patrulhamento e assistência aos clientes (apoio geral e socorro);
  • Responder às emergências e solicitações dos clientes, em articulação  com  o Centro  de  Coordenação Operacional (CCO), garantindo a eficiência e qualidade no atendimento;
  • Detetar e identificar situações anómalas ao tráfego e comunicá-las adequadamente ao CCO;
  • Atuar de forma cooperante nas situações anómalas em conjunto com as entidades externas.
  • Assegurar a realização dos trabalhos de conservação civil, rentabilizando os meios disponibilizados em termos de prazo e qualidade;
  • Assegurar o cumprimento dos planos, normas e procedimentos inerentes à atividade;
  • Assegurar e executar as atividades de preparação dos trabalhos (materiais, equipamentos e sinalização) para cumprimento dos trabalhos previstos;
  • Executar trabalhos de inspeção, reparação, conservação e limpeza das autoestradas, edifícios e áreas de serviço;
  • Efetuar montagem de sinalização necessária de acordo com o Manual de Sinalização Temporária;
  • Utilizar de forma cuidada e manter o bom estado de conservação os equipamentos, materiais e espaços afetos à empresa;
  • Assegurar o preenchimento, registo e entrega da documentação inerente à atividade.

Em Portugal, cerca de 84% da rede de autoestradas tem portagens (2013), cobrando um valor fixo por quilómetro percorrido, dependendo também do tipo de veículo. Muitas autoestradas são exploradas por concessionárias, como a Brisa ou a Ascendi. Até 2010-2011, existiam em Portugal várias autoestradas sem portagens geridas através de um modelo financeiro chamado de portagens SCUT. Estas vias correspondiam a cerca de 1/3 da rede portuguesa de autoestradas em finais da década de 2000. Contudo, em 2010-2011, o governo introduziu portagens reais em grande parte da extensão dessas autoestradas, uma medida que continua controversa na atualidade. Em 2002, Portugal já era considerado um dos países com mais portagens da Europa.

Os pagamentos são efetuados através de numerário, cartão de débito/crédito, emissão de talão para posterior pagamento ou através do sistema Via Verde.


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