Creches e Colégios privados procuram pessoal não docente (975€/mês em alguns casos) - Última Hora

Devido à falta de mão de obra em algumas áreas e outras circunstancias, instituições de ensino privado encontram-se a procurar colaboradores.


Uma creche é um estabelecimento educativo que ministra apoio pedagógico, e cuidados às crianças com idade de até três anos de idade. Dependendo do país e seu sistema educativo, a creche pode integrar-se na educação pré-escolar, ou na educação infantil. As creches podem funcionar como estabelecimentos autônomos, podem ser integradas em outros estabelecimentos educativos mais abrangentes, ou funcionar junto de empresas ou serviços para usufruto dos filhos de seus funcionários.

Primeira infância é o período dos primeiros anos de vida, em particular, os cinco primeiros, de um ser humano, que são marcados por intensos processos de desenvolvimento. É uma fase determinante para a capacidade cognitiva e sociabilidade do indivíduo, pois o cérebro absorve todas as informações, as respostas são rápidas e duradouras. Segundo especialistas, as crianças nesta fase precisam de oportunidades e estímulos, para que possam desenvolver cada uma de suas aptidões.

Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro humano desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Até os 4 anos de idade, as cerca de 100 bilhões de células cerebrais com as quais uma criança nasce desenvolvem 1 quatrilhão de ligações. O número é o dobro de conexões que um adulto possui. Aos 4 anos, estima-se que a criança tenha atingido metade do seu potencial intelectual. 

Este cargo é para pessoas que têm facilidade em lidar com crianças. O cargo de monitor de creche exige muito também de um bom desenvolvimento educacional, porque é na primeira infância que a criança desenvolve os principais traços de sua personalidade e carácter.

O monitor de creche é responsável por desenvolver atividades de desenvolvimento físico, motor e de carácter com as crianças, bem como auxiliar no desenvolvimento de tarefas, verificar o bem estar, a alimentação, o sono e a disposição física e psicológica das crianças sobre seus cuidados.


Perfil obrigatório em algumas das vagas:

- Com maturidade, equilíbrio e forte apetência para trabalhar com jovens;
- Carta de condução (fator preferencial)
- Dinamismo e pro-atividade,
- Capacidade de trabalhar em equipa, resiliência, organização e responsável.
- Pontual e assídua/o 
- Ser afetiva/o, com bom relacionamento interpessoal
- Ser proativa/o
- Boa capacidade de trabalhar em equipa, num ambiente multicultural;


Funções em algumas das vagas:

- Experiência profissional comprovada com crianças/jovens com necessidades educativas especiais
- Ter capacidade para lidar com crianças e jovens com necessidades educativas especiais
- Ter capacidade para avaliar e diagnosticar perfis e desenvolvimento psicomotor
- Exercer as tarefas de atendimento e encaminhamento dos utilizadores das escolas e controlar as entradas e saídas da escola;
- Prestar informações, utilizar equipamentos de comunicação, incluindo estabelecer ligações telefónicas, receber e transmitir mensagens;
- Providenciar a limpeza, arrumação, conservação e boa utilização das instalações, bem como do material e equipamento didático e informático necessário;
- Acompanhar a evolução da criança e estabelecer contactos com os pais com o fim de se obter uma Acão pedagógica coordenada, bem como todas as outras atividades e tarefas afetas à categoria profissional.
- Ajudar os educadores de infância nas atividades pedagógicas;
- Dar apoio em laboratórios e bibliotecas (ajudar alunos, limpar, arrumar e fazer a manutenção e organização do espaço); 
- Receber as crianças à porta da escola e encaminhá-las aos familiares ou encarregados de educação no fim do dia;
- Acompanhar as crianças em visitas de estudo e excursões;
- Atender e encaminhar alunos e encarregados de educação;
- Prestar primeiros socorros;
- Ajudar as crianças na hora do almoço (pode ter só de vigiar e atuar em caso de mau comportamento, mas também pode ter de dar a comida a crianças mais novas);
- Apoiar nas rotinas de higiene e descanso das crianças;
- Promover o desenvolvimento global das crianças organizando diversas atividades que, simultaneamente, as ocupam e incentivam o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança; 

 

Oferecem em algumas das oportunidades:
- Tipo de Contrato: (12 meses renovável)
- Vencimento: 975€
- Horário rotativo entre as 07h45-16h00 (Com algumas pausas)
- Dias de descanso semanal fixos 


Hoje em dia, o termo "colégio" é aplicado sobretudo aos estabelecimentos escolares particulares, de ensino básico ou secundário. Os colégios que funcionam em regime de externato são também genericamente referidos como "externatos", enquanto que aqueles que funcionam em regime de internato são referidos como "colégios internos". Existem diversas oportunidades de emprego para integrar Creches, Jardins de Infância, entre outros, para assumir o cargo de Auxiliar de Ação Educativa. Poderá consultar as oportunidades num colégio ou creche perto de si a recrutar ou alternativamente aqui.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.