Postos de abastecimento Galp estão a recrutar em várias áreas

Até ao final dos anos 30, Portugal era abastecido de produtos petrolíferos por várias empresas estrangeiras como a Shell, a Vaccum (que se viria a tornar a Vacuum-Socony) e a Atlantic.



A SONAP (Sociedade Nacional de Petróleos) foi criada em 1933 graças ao impulso dos empresários Manuel Cordo Boullosa e Manuel Queiroz Pereira, e que deram origem à uma das maiores empresas portuguesas, a PETROGAL. A SONAP tinha um capital de três milhões de escudos, repartidos entre Manuel Cordo Boullosa (19%), Manuel Queiroz Pereira (19%), Steaua Française (56%) e outros nove accionistas minoritários, ou seja, 40% do capital português e 60% do capital francês.

A necessidade de refinar localmente o petróleo está directamente ligada à criação do Decreto-Lei nº 1947, de 13 de Fevereiro (a Lei dos Petróleos), que, complementada pela Lei nº 1965, de 17 de Maio (Condicionamento Industrial), cria condições para posteriormente ser criada a Sociedade Anónima de Combustíveis e Óleos Refinados (ou SACOR) em 1937.


Requisitos em algumas das vagas:
- Auto organização
- Ambição
- Honestidade
- Idade superior a 18 anos
- Boa apresentação
- Simpatia
- Postura comercial 
- Habilitações mínimas 9º Ano; 
- Dinamismo, capacidade de comunicação e orientação para o cliente são características essenciais para o desenvolvimento da função; 
- Disponibilidade para trabalho por turnos; 
- Pontualidade e assiduidade; 
- Experiência em 
cargos semelhantes ou com aptidão para o atendimento ao público serão valorizados. 

 


Nos anos que se seguiram à guerra assistiu-se um substancial aumento do parque automóvel, a SACOR criou uma rede de postos de abastecimento por todo o país. Muitos destes postos partilhavam o mesmo desenho, e são ainda hoje facilmente identificados pelo arco que abriga as bombas.

Em novembro de 1963, por um acordo entre as administrações SACOR e SONAP, trocaram participações, e em novembro de 1971 o Governo decidiu conceder a exploração da nova refinaria do sul ao consórcio entre SONAP e CUF, quebrando assim o monopólio da SACOR no setor do refino de petróleo.

No pós-25 de Abril, estas empresas, mais a Gás de Lisboa (que era independente) foram nacionalizadas, tendo os seus negócios ultramarinos sido entregues às ex-colónias, e com o restante sido criado a Petrogal (petróleo) e a Gás de Portugal (gás). Estas viriam a ser transformadas em sociedades anónimas e viria a ser criada uma sociedade de gestão de participações sociais (SGPS), a Galp, que viria a ser privatizada. Em 2005, a Portgás (negócios de gás natural no norte litoral de Portugal) foi vendida à EDP.


Foi definido um conjunto de compromissos de sustentabilidade Galp  aprovados pela gestão de topo:

  • Compromisso I - Atuar de forma responsável e ética, assegurando as melhores práticas de governo e transparência
  • Compromisso II - Envolver a comunidade e demais partes interessadas, promovendo a criação de valor partilhado
  • Compromisso III - Valorizar o Capital Humano
  • Compromisso IV - Garantir a Proteção do Ambiente, das Pessoas e dos Ativos
  • Compromisso V - Contribuir para a satisfação das necessidades energéticas futuras e minimizar a intensidade carbónica da atividade
  • Compromisso VI - Promover a Inovação, a Investigação e o Desenvolvimento Tecnológico

Os principais acionistas com participações qualificadas são: a Amorim Energia, B.V. com 38,34%, e a Parpública com 7%. Poderá consultar as oportunidades de momento em aberto no site oficial de recrutamento desta empresa, ou na página de recrutamento de um posto Galp perto de si, ou aqui.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.