Centenas de novas oportunidades para motoristas e alguns salários acima da média - Última Hora

Novas oportunidades em aberto na área da condução.


Em Portugal, os motoristas inseriam-se nas categorias profissionais de motorista prático de 1ª classe, de 2ª classe e de 3ª classe, pertencentes ao escalão da mestragem do pessoal de máquinas da marinha mercante. Em 2001 - em virtude da extinção, iniciada em 1989, da antiga carreira profissional de maquinista prático (máquinas a vapor) - os motoristas práticos passaram a designar-se "maquinistas práticos". Igualmente, os ajudantes de motorista passaram a designar-se "ajudantes de maquinista".

A Associação Portuguesa de Escolas de Condução (APEC), é um instituto público português, criado em 1994, com o fim de finalizar a formação de condutores de veículos das diferentes categorias e, assim, lhes atribuir a respetiva carta de condução, mediante aprovação em prova teórica e prática. Até 1994, os exames eram feitos na DGV.

Constituída por um quadro bastante diversificado, constitui um presidente, um vice-presidente, diversos funcionários e 14 examinadores. Os exames de categoria B, decorrem com cinco percursos diferentes.

Dependendo da empresa que o contrata assim varia as exigências mínimas e os salários, sendo que em algumas das vagas a escolaridade obrigatória é pelo menos o 9.º ano e os salários variam entre 820 e 1.200€. Poderá consultar algumas das oportunidades  em pesquisando por "Motorista".


Funções em algumas vagas (Apanhado geral):
- Transporte privado de passageiros (lazer e corporate);
- Tours e Circuitos Turísticos Privados;
- Transporte para Eventos, Serviços Temáticos e Ocasiões Especiais;
- Serviços às Ordens;
- Distribuição de encomendas pelas rotas atribuídas, dentro dos timings estipulados;
- Recepção da mercadoria;

Perfil para algumas vagas (Apanhado geral):
- Carta de Condução (fator eliminatório);
- Conhecimento da zona do grande Lisboa;
- Telemóvel com dados móveis e câmera fotográfica a funcionar;
- Disponibilidade de horários e folgas rotativas (fator eliminatório);
- Facilidade de deslocação.
- Fluência em Português e Inglês (obrigatório) e bom domínio de Espanhol e Francês (preferencial);
- Apresentação cuidada;
- Flexibilidade de horários e disponibilidade para trabalhar em regime de turnos e folgas rotativas; 

Oferta em algumas vagas (Apanhado geral):
- Contrato de trabalho;
- Carro que poderá usar fora do horário de trabalho dependendo da empresa que o contrata;
- Até 64€ por dia + Bónus e Extras de turno em alguns casos; 
 

Para além disto, ainda existem oportunidades na UberEats. Em Portugal, a UberEats começou a responder a pedidos na zona da baixa de Lisboa em novembro de 2017, com a promessa de se alastrar a mais zonas nas semanas seguintes.

Esta não é a primeira vez que a empresa investe em um serviço diferente do comum, e também não é a primeira empresa a ter esta ideia. Mas, a Uber utilizará seus motoristas tradicionais para fazer as entregas, ou seja, os mesmos que também transportam as pessoas, o que pode ser uma grande vantagem em relação à concorrência. Em junho de 2020, a Uber Eats continuo com a expansão em Portugal e lançou o serviço em Santa Maria da Feira, Espinho, Ponta Delgada, Caldas da Rainha e Marinha Grande.

Uber Technologies Inc. (fazendo negócios como Uber) é uma empresa multinacional americana, prestadora de serviços eletrónicos na área do transporte privado urbano, através de um aplicativo de transporte que permite a busca por motoristas baseada na localização, em inglês e-hailing, oferecendo um serviço semelhante ao tradicional táxi.

No dia 9 de Maio de 2019, a Uber iniciou a venda das suas ações na New York Stock Exchange, sendo avaliada em 82,4 bilhões de dólares.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.