Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com oportunidades em aberto procura pessoal nas mais diversas áreas.
Por estímulo do Rei Manuel I de Portugal, fundador da instituição, e de seus sucessores, houve a criação de Santas Casas por todo o Reino de Portugal e restantes províncias ultramarinas, chegando a ter unidades da instituição na África e Ásia, além da América e Europa. A atuação destas instituições apresentou duas fases: a primeira compreendeu o período de meados do século XVIII até 1837, de natureza caritativa; a segunda, o período de 1838 a 1940, com preocupações de natureza filantrópica.
Instituições de ensino filantrópicas são mantidas por entidades sem fins lucrativos, que desempenha atividades, paralelas ou em conjunto com o Estado, sem ser remuneradas, diferente das instituídas com fins lucrativos que são mantidas por uma ou mais pessoas físicas e/ou jurídicas de direito privado, que constituem-se em entidades de caráter comercial, sendo esta apenas sua missão maior, não sendo obrigadas a fazer atividades de cunho beneficente, embora, se quiserem, possam lhes desempenhar.
Manuel I, apelidado de O Venturoso, foi o Rei de Portugal e Algarves de 1495 até à sua morte. Era o filho mais novo do infante Fernando, Duque de Viseu filho do rei Duarte I e de sua esposa, a infanta Beatriz de Portugal, neta do rei João I e filha do infante João. Manuel ascendeu ao trono após a morte de seu primo, o rei João II, que não tinha herdeiros legítimos e o nomeou como seu sucessor. Na realidade, foi o único a subir ao trono sem ser parente em primeiro grau ou descendente do antecessor. Para a sua coroação beneficiou da morte do filho do rei João II, de nome Afonso. Uma das irmãs de Manuel é a rainha Leonor, casada com João II.
O Reino de Portugal e dos Algarves foi um reino que existiu no oeste da Península Ibérica, sul da Europa, precursor da atual República Portuguesa. O Reino de Portugal e dos Algarves existiu entre 1139 e 1910 (771 anos), com 35 monarcas, distribuídos ao longo de quatro dinastias: Afonsina ou de Borgonha (9), Joanina ou de Avis (9), Filipina ou de Habsburgo (3) e Brigantina ou de Bragança (14).
Após a revolução de 5 de outubro de 1910 e consequente implantação da República Portuguesa, esse reino foi sucedido pela Primeira República Portuguesa.
Perfil geral do Candidato/a para algumas das vagas na área:
- Experiência profissional mínima de um ano em ERPI (Estrutura Residenciais para Idosos);
- Habilitações escolares até ao 12º Ano (reconhecidas em Portugal);
- Autorização de Residência para exercer atividade profissional em Portugal;
- Cursos de Formação Profissional na área de Geriatria, Nível 2 – Agente de Geriatria Pro- Profissional ou Nível 4 – Técnico de Geriatria Pro- Profissional;
- Disponibilidade para trabalhar de segunda-feira a domingo, em regime de 3 turnos (Manhã/Tarde/Noite – Rotativamente) e com 2 folgas rotativas;
- Motivação para trabalhar com população idosa / deficiente.
- Capacidade de resiliência;
- Assumir uma postura facilitadora do relacionamento interpessoal, adequada ao contexto social e profissional;
- Capacidade de Iniciativa;
- Capacidade de trabalho em equipas multidisciplinar.
Oferta geral em algumas vagas na área:
- Contrato Individual de Trabalho;
- Enquadramento ajustado à especificidade da função;
- Remuneração ajustada à atividade;
- Seguro de saúde;
- Oportunidade de valorização profissional.
Atualmente, a instituição está presente em todo o país, sendo a de maior porte a de Lisboa, que se encontra no Largo Trindade Coelho, entre o Chiado e o Bairro Alto. O Bairro Alto é um bairro antigo e pitoresco no centro de Lisboa, com ruas estreitas e empedradas, casas seculares, pequeno comércio tradicional, restaurantes e locais de vida noturna. Construído em plano ortogonal a partir do início do século XVI, foi conhecido como Vila Nova de Andrade.
O seu planeamento e construção estão ligados ao maremoto do Sismo de Lisboa de 1531, conforme atesta Joaquim José Moreira de Mendonça
É delimitado a Oeste pela Rua do Século, a Este pela Rua da Misericórdia, a Norte pela Rua D. Pedro V e a Sul pela Calçada do Combro, Largo do Calhariz, Rua do Loreto, e Largo de Camões. O Bairro Alto está totalmente integrado na freguesia da Misericórdia .