Santa Casa da Misericórdia encontra-se a reforçar a sua equipa e procura pessoal

A Santa Casa da Misericórdia encontra-se neste momento com novas oportunidades em aberto para reforçar a sua equipa.



A Santa Casa da Misericórdia é uma irmandade católica. Confraria, irmandade ou fraternidade é um grupo de pessoas que se associa em torno de interesses ou objetivos comuns, seja o mesmo ofício, a mesma profissão, modo de vida ou religiosos ou espirituais. O termo surgiu na Idade Média, referindo-se a associações religiosas ou laicas, que se reuniam com dupla finalidade.

No século XVI foi atribuída a Santa Casa a incumbência da criação e educação das crianças órfãs da cidade de Lisboa, como é o caso da administração do Hospital de Todos os Santos – diferente do termo atual, o termo hospital abrangia ao abrigo, a hospedagem e o apoio, não só de doentes, mas também de crianças desamparadas e outros desabrigados. Depositadas nas chamadas "Roda dos Expostos", essas crianças eram deixadas a frente da instituição com algumas marcas de identificação ou objetos de proteção que lembrava seus pais e sua antiga morada.

Esta se tornou uma das principais obras da Misericórdia, com uma estrutura amplamente organizada com livros de registos e documentação de controle de entrada e saída desses expostos ou enjeitados, como eram chamados os órfãos. A criação da Roda (estrutura de madeira, de forma cilíndrica que servia para depositar às crianças enjeitadas, quando a ama ouvia a sineta dirigia-se para retirada do bebé) foi vista como uma resposta da sociedade frente às dificuldades que se depararam as famílias. 

A falta de rendimentos para sustentar os filhos, as viagens do pai de navio e a morte ou doença de um dos progenitores foram um dos diversos motivos relatados pelos pais ao deixarem seus filhos na Roda. A sociedade via não como abandono, mas sim como a entrega temporária a uma entidade que daria melhores condições a essas crianças.

A tutela da SCML é exercida pelo membro do governo que superintende a área da Segurança Social. Abrange, além dos poderes previstos nos estatutos, a definição das orientações gerais de gestão, a fiscalização da atividade da Misericórdia de Lisboa e a sua coordenação com os organismos do Estado ou dele dependentes. Poderá consultar as vagas na página oficial de recrutamento desta empresa ou alternativamente aqui.



Perfil geral do Candidato/a para algumas das vagas na área:
  • Experiência profissional mínima de um ano em ERPI (Estrutura Residenciais para Idosos);
  • Habilitações escolares até ao 12º Ano (reconhecidas em Portugal);
  • Autorização de Residência para exercer atividade profissional em Portugal;
  • Cursos de Formação Profissional na área de Geriatria, Nível 2 – Agente de Geriatria Pro- Profissional ou Nível 4 – Técnico de Geriatria Pro- Profissional;
  • Disponibilidade para trabalhar de segunda-feira a domingo, em regime de 3 turnos (Manhã/Tarde/Noite – Rotativamente) e com 2 folgas rotativas;
  • Motivação para trabalhar com população idosa / deficiente.
  • Capacidade de resiliência;
  • Assumir uma postura facilitadora do relacionamento interpessoal, adequada ao contexto social e profissional;
  • Capacidade de Iniciativa;
  • Capacidade de trabalho em equipas multidisciplinar.

Oferta geral em algumas vagas na área:
  • Contrato Individual de Trabalho;
  • Enquadramento ajustado à especificidade da função;
  • Remuneração ajustada à atividade;
  • Seguro de saúde;
  • Oportunidade de valorização profissional.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem como missão a promoção do Bem Comum e atua principalmente junto das pessoas mais desfavorecidas. Mais conhecida pela área da Ação Social, a SCML tem também uma intervenção significativa nas áreas da Saúde, Educação e Ensino, Cultura, Inovação e iniciativas relacionadas com o setor da Economia social. Conforme o novo Estatuto da SCML, vigente desde sua aprovação em 3 de dezembro de 2008, pelo Decreto-Lei nº. 235/2008.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.