Ministério da Saúde procura pessoal com o 12º ano ou superior para os seus quadros - Última Hora

Várias oportunidades de momento em aberto no Ministério da Saúde.


O Ministério da Saúde é um dos ministérios do governo português, responsável por definir e implementar políticas públicas na área da saúde em Portugal. O Ministério da Saúde é liderado pelo Ministro da Saúde, que é nomeado pelo Primeiro-Ministro e tem como missão garantir a proteção e promoção da saúde dos cidadãos portugueses, bem como a sustentabilidade do sistema de saúde português.

As principais responsabilidades do Ministério da Saúde incluem a definição de políticas de saúde, a coordenação da rede nacional de serviços de saúde, a gestão dos recursos humanos e financeiros do setor da saúde, a regulação e fiscalização das atividades relacionadas com a saúde, a promoção da saúde e prevenção da doença, e a articulação com outros setores para a promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos portugueses.

O Ministério da Saúde é responsável por várias instituições e serviços na área da saúde em Portugal, incluindo o Serviço Nacional de Saúde (SNS), que é o principal prestador de serviços de saúde em Portugal, bem como a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED), o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e a Direção-Geral da Saúde (DGS).


Funções a exercer em alguns dos procedimentos (Apanhado Geral Sumário):

  • Secretariado do departamento, em particular do seu coordenador e dos coordenadores de unidades;
  • Apoio na utilização das plataformas informáticas, por exemplo Documentum, Glintt, outros;
  • Arquivo de documentos do departamento e colaboração na compilação de dados necessários à elaboração de relatórios;
  • Receção, arquivo e/ou distribuição de correio normal e de correio eletrónico (interno ou externo);
  • Apoio às unidades laboratoriais, no âmbito das atividades de carácter administrativo, incluindo articulação com outras unidades do INSA;
  • Elaboração de pedidos de consumo ao armazém local;
  • Interface com o serviço de expediente;
  • Elaboração de pedidos de encomendas de produtos laboratoriais;
  • Organização administrativa de eventos e formações.
  • Proceder à análise de dados e produção de informação sobre recursos humanos em saúde, e em particular, para efeitos de reporte a organizações internacionais (OMS, OIT, OCDE, UE);
  • Colaborar e apoiar na gestão de projetos internacionais na área de recursos humanos em saúde, nomeadamente através do acompanhamento de todas as atividades e monitorização;
  • Realizar atividades de benchmarking no âmbito de planeamento de recursos humanos em saúde, no contexto europeu;
  • Representar a ACSS, I.P. em assuntos da sua especialidade, tomando opções de índole técnica enquadradas por diretivas ou orientações superiores.


Candidaturas e mais informações:

  • Todas as restantes informações e métodos de candidatura poderão ser consultados na Bolsa de Emprego Público pesquisando por "Ministério da Saúde", ou alternativamente poderá consultar a lista de procedimentos em pesquisando por "Ministério da Saúde".


O Ministério da Saúde de Portugal foi criado em 1919, durante a Primeira República Portuguesa, como parte de uma reorganização da administração pública portuguesa após a instauração do regime republicano. O primeiro ministro da saúde de Portugal foi Fernando de Sousa, que exerceu o cargo entre 1919 e 1920.

Durante o Estado Novo, o Ministério da Saúde foi responsável por promover políticas de saúde pública e pela criação de várias instituições de saúde em Portugal, incluindo o Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos, em 1938, e o Instituto Português de Oncologia, em 1949.

Após a Revolução dos Cravos, em 1974, o Ministério da Saúde passou a ter um papel mais ativo na definição de políticas de saúde em Portugal. A Constituição Portuguesa de 1976 consagrou o direito à proteção da saúde como um direito fundamental dos cidadãos portugueses e estabeleceu a criação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS), que é gerido pelo Ministério da Saúde.

Desde então, o Ministério da Saúde tem desempenhado um papel fundamental na promoção da saúde, prevenção da doença e prestação de cuidados de saúde em Portugal. O Ministério da Saúde tem sido responsável pela criação de vários programas de saúde pública, incluindo o Programa Nacional de Vacinação e o Plano Nacional de Saúde, bem como pela implementação de políticas para melhorar a qualidade e eficiência dos serviços de saúde em Portugal.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.