IMT com dezenas de oportunidades procura pessoal do 12º ano ao ensino superior.

Novas oportunidades por mobilidade interna.



O IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes é uma entidade pública portuguesa responsável por regular, fiscalizar e promover a mobilidade e os transportes no país. O instituto tem como objetivo principal garantir a segurança, a eficiência e a qualidade dos serviços de transporte terrestre, marítimo e aéreo em Portugal.

O IMT também é responsável pela emissão de licenças de condução e regulação das atividades relacionadas com os veículos automóveis e a sua utilização. Além disso, o instituto tem um papel importante na promoção da mobilidade sustentável, através da implementação de medidas para a redução da emissão de gases poluentes e da promoção de modos de transporte mais limpos e eficientes.


Funções a exercer em algumas oportunidades geralmente encontradas na área (Apanhado Geral Sumário - 12º ano):
  • Caracterização do posto de trabalho de acordo com os respetivos perfis de competências: O descrito no anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º do anexo da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, e conforme a caraterização específica constante do mapa de pessoal do Instituto da Mobilidade e Transportes, I. P. designadamente: Separação e organização dos documentos de acordo com critérios e procedimentos definidos; 
  • Higienização da documentação (limpeza dos documentos); 
  • Execução de trabalhos de natureza técnica e administrativa. Perfil de competências: orientação para resultados; 
  • Orientação para o serviço público, capacidade de organização e execução; 
  • Rigor e empenho nas mais diversificadas tarefas ou projetos que lhe são distribuídos; 
  • Otimização de recursos; conhecimentos especializados e experiência; responsabilidade e compromisso com o serviço; 

Funções a exercer em algumas oportunidades geralmente encontradas na área (Apanhado Geral Sumário - Ensino Superior):
  • O trabalho a desenvolver insere-se no âmbito das competências e atribuições da Direção de Serviços de Fiscalização que entre outras atribuições desenvolve ações conjuntas com serviços e forças de segurança nacionais e internacionais no âmbito dos transportes, e visa assegurar a representação do IMT, I.P., nas instâncias nacionais e internacionais; 
  • Acompanhar reuniões internacionais e assegurar a elaboração e difusão de informação relevante interna e externamente; 
  • Analisar documentação no âmbito das organizações internacionais e preparar documentos de apoio e relatórios em língua portuguesa e inglesa.; 
  • Promover o acompanhamento e a avaliação necessários à implementação de alterações legislativas e técnicas decorrentes de obrigações internacionais. Implementação de projetos de cooperação com organizações homólogas a nível internacional.


Para cumprir com suas funções, o IMT trabalha em colaboração com outras entidades públicas e privadas do setor dos transportes e mobilidade, bem como com os cidadãos e as comunidades locais. Alguns dos cargos que se podem encontrar no IMT incluem diretores de departamento, técnicos superiores, inspetores e assistentes técnicos. Além disso, o IMT também pode procurar pessoal para cargos temporários, estágios e programas de trainee em várias áreas relacionadas aos transportes e mobilidade. Poderá consultar todas as oportunidades na Bolsa de Emprego Público, ou alternativamente aqui.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.