Segurança Social encontra-se a procurar pessoal via abertura de novos concursos.

Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I.P. procura pessoal para cargos de direção em aberto.


A Segurança Social é uma instituição pública em Portugal que tem como objetivo garantir a proteção social dos cidadãos. Através do sistema de segurança social, é assegurado o acesso a prestações sociais, como subsídios de desemprego, doença, maternidade, paternidade, pensões de reforma, entre outras.

A Segurança Social é financiada através das contribuições dos trabalhadores e dos empregadores, bem como através de impostos e transferências do Orçamento do Estado. A instituição tem uma vasta rede de serviços, com centros de atendimento em todo o país, onde os cidadãos podem obter informações sobre os seus direitos e benefícios sociais.


Funções a exercer em alguns dos procedimentos:
1) Elaborar e implementar o plano de gestão das pessoas e assegurar os procedimentos concursais e processos de recrutamento;
2) Proceder ao diagnóstico das necessidades de formação e elaborar e executar o respetivo plano de formação;
3) Assegurar a gestão administrativa dos recursos humanos e o processo de avaliação de desempenho;
4) Assegurar e promover a adoção de normas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho;
5) Elaborar o plano de atividades anual do instituto e o relatório de atividades anual;
6) Gerir o sistema de qualidade e realizar auditorias internas nesse âmbito;
7) Elaborar e executar planos de comunicação anuais;
8) Emitir pareceres, elaborar informações e prestar apoio de natureza jurídica ao conselho diretivo e a todas as unidades orgânicas;
9) Promover a composição amigável de conflitos, de acordo com instruções emanadas do conselho diretivo e assegurar o exercício do mandato de representação judicial do instituto nos processos em que o mesmo seja parte interessada, através de técnicos devidamente habilitados;
10) Proceder à instrução de processos de averiguações, de inquérito e disciplinares;
11) Assegurar a gestão documental e o arquivo do instituto;
12) Desenvolver os procedimentos de aquisição de bens e serviços;
13) Gerir o património afeto aos serviços;
14) Assegurar a operacionalidade dos sistemas, telecomunicações e da infraestrutura tecnológica e garantir disponibilidade de acesso à informação.


Na Segurança Social, existem diversos cargos, tais como técnicos superiores, assistentes técnicos e operacionais, inspetores, coordenadores, diretores, entre outros. Esses profissionais desempenham funções administrativas, de atendimento ao público, de gestão de processos e de fiscalização, contribuindo para a implementação e execução das políticas sociais em Portugal. Além disso, também existem cargos específicos para profissionais com formação em áreas como a psicologia, o trabalho social e a economia, que trabalham diretamente com a população em situação de vulnerabilidade social, realizando avaliações, orientações e encaminhamentos para serviços e apoios adequados às suas necessidades. Poderá consultar online todas as oportunidades em aberto e modos de candidatura na BEP (Bolsa de Emprego Público), ou alternativamente aqui.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.